De acordo com a pesquisa realizada pela Brasscom, o Brasil deve chegar a 2024 com 420 mil vagas de empregos na área de TI. Contudo, a previsão é de que não tenham profissionais qualificados para essas oportunidades. Com o mercado de tecnologia aquecido, especialmente após 2020, jovens que vão ingressar na faculdade e até mesmo profissionais já […]
De acordo com a pesquisa realizada pela Brasscom, o Brasil deve chegar a 2024 com 420 mil vagas de empregos na área de TI. Contudo, a previsão é de que não tenham profissionais qualificados para essas oportunidades.
Com o mercado de tecnologia aquecido, especialmente após 2020, jovens que vão ingressar na faculdade e até mesmo profissionais já graduados pensam em entrar no mercado de TI.
São inúmeros campos de atuação nessa área e, com eles, oportunidades promissoras e financeiramente bem recompensadas.
Por esses motivos, separamos 10 dias de como você pode ingressar no mercado de tecnologia e crescer profissionalmente. Então, confira o texto até o final 😉
Obviamente, se você se interessou em ingressar no mercado de TI é porque tem o mínimo de afinidade com a profissão. Mas, isso pode se elevar, até mesmo para identificar qual área da tecnologia é mais próxima a seus interesses.
Assim, começar a estabelecer essa conexão com a área é importante e te ajudará na próxima fase, que é praticar!
Começar a praticar não necessariamente significa entender todos os códigos de programação. Até porque a área de TI não se resume somente a isso.
Sendo assim, você pode iniciar nessa jornada vendo vídeos no YouTube, sites e demais plataformas. Depois é só praticar aos poucos e entendo mais sobre o universo da tecnologia, que é bastante amplo e promissor.
Entender mais sobre o mercado de trabalho na área de TI é um passo fundamental para quem deseja ingressar nele, especialmente para sanar dúvidas iniciais e poder montar seu plano de carreira.
Como já citamos, o setor de tecnologia é bastante amplo e promissor, há inúmeras áreas de atuação, vagas, salários e cursos. Por isso, é necessário pesquisar e começar a entender.
Hoje, as universidades e startups desenvolvem conteúdo sobre isso. Inclusive aqui no site da StarSoft, você pode encontrar informações valiosas.
A partir dessas respostas, você consegue definir um plano de carreira e criar estratégias para se desenvolver constantemente. Revisar esse planejamento de tempos em tempos também é interessante.
Escolher o curso certo é a junção de requisitos que você estabelece, não necessariamente com o que está em alta ou que te dizem ser o melhor.
Portanto, antes de escolher um curso superior, pense no plano de carreira que você já havia desenvolvido, reveja suas metas, habilidades e o que realmente gosta de fazer.
A pesquisa de mercado também vai lhe ajudar a selecionar a graduação, justamente por entender quais são as opções e qual delas melhor se aplica a sua realidade.
Dedicar-se aos estudos significa aprender em aula e praticar fora dela. Desse modo, nenhum conhecimento prático será perdido e isso pode te ajudar na hora da prova e testes para estágio.
Procurar cursos extracurriculares também é importante, até mesmo para complementar o aprendizado e estar à frente no mercado.
As certificações é um modo de aprimorar seus conhecimentos e elevar o nível de entendimento na área.
Além disso, também é um diferencial no currículo, pois mostra que o profissional está em constante evolução.
Os certificados também comprovam o conhecimento em determinada atividade e prova aos recrutadores que ele pode confiar naquilo que está no currículo. Pode ser também um modo de melhorar salário, subir de cargo e outras oportunidades.
Você sabe o que são soft skills? Nós explicamos!
Os soft skills são competências relacionadas às habilidades e comportamento do profissional. Ou seja, são aptidões sociais e emocionais que se formam de acordo com as experiências de cada pessoa.
Sabendo disso, o profissional de TI precisa ter conhecimento técnico, mas também o empírico, relacionado às suas experiências, cultura, criação e educação.
Portanto, desenvolva seus soft skills da melhor maneira possível, tenha autocrítica e dedicação às suas habilidades e conhecimentos pessoais.
A universidade também é um ótimo espaço para desenvolver um networking de qualidade, por meio de professores, colegas de sala e palestrantes.
Outra dica é participar de eventos, palestras do setor, webinar e manter contato com profissionais experientes. Contudo, o importante é estabelecer uma comunicação e estar disponível.
Não é uma regra, mas aprender um idioma, de preferência o inglês, fará com que você se desenvolva melhor como profissional e seja competitivo no mercado de trabalho.
Inúmeros materiais de TI ainda são em inglês, além dos códigos que também são programados na língua inglesa. Então, para poder aprender com facilidade, é necessário entender esse idioma.
Portanto, você pode procurar um curso de idiomas ou técnico, direcionado para área de TI, ou os dois também pode ser interessante.
E aí, gostou das nossas sugestões? Não deixe de ler outros materiais sobre carreira, tendências e demais temas tudo no blog da People by StarSoft!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital