fbpx
Leia também

10 mandamentos para uma Startup

Abrir uma Startup é um desafio, mas também um sonho que se realiza para diversos empreendedores Brasil a fora. Esse modelo de empresa demanda dedicação, inovação e criatividade.  

Se você tem ou está pensando em ter uma Startup, saiba que é preciso dominar mais do que a inovação que você está pretendendo vender, mas também entender do mercado a sua volta, e ser completamente apaixonado por seu negócio. 

Para te ajudar, separamos  10 mandamentos que você, CEO de uma Startup precisa saber para ter sucesso na sua jornada.  

O que é uma Startup?

Em termos simples, um Startup é uma empresa que oferece soluções novas para problemas antigos. 

A Startup é uma maneira de começar negócios do zero, oferecendo inovação e tecnologia empregado ao seu negócio. Diversas empresas começaram assim e hoje se tornaram referência em empreendedorismo, como o Facebook e até a gigante Amazon! 

A Startup pode ainda ser considerada uma empresa que cresce de forma acelerada, quando comparada às empresas de pequeno e médio porte tradicionais, além de ir para o mercado em busca de capital, com a tecnologia para agregar valor e conseguir financiamento.  

Por fim, as principais características são: 

  • Inovadoras e Modernas 
  • Econômicas  
  • Escaláveis  
  • Empresas, em sua maioria, Jovens.  

Os mandamentos de uma Startup

Os 10 mandamentos de uma startup foram inspirados em um conceito desenvolvido pelo mestre e PHD em administração, Henry Chesbourgh. O conceito de Open Innovation, que em português ficou “Inovação Aberta”, na prática, significa buscar conhecimento e inovação fora da sua empresa.  

Ou seja, compartilhar experiências e cooperar para que se consiga ter ideias de fato inovadoras e disruptivas. 

Para colocar em prática este conceito, conheça os 10 mandamentos para uma Startup!  

Seja Apaixonado(a) pelo seu negócio

Começar algo do zero não é tarefa simples! Existe o inicial que é ter uma ideia incrível, depois o investimento de tempo e dinheiro, lidar com toda a burocracia que envolve abrir uma empresa, realizar contratações, pensar em maquinas…bastante coisa precisa ser feita desde a ideia até, por fim, o start nas operações. 

Se você não amar o seu negócio, dificilmente irá conseguir passar por todas essas dificuldades sem pensar em desistir. Por tanto, o primeiro mandamento é: Se apaixone por seu negócio e pela sua ideia. Você vai precisar!   

Planejamento é uma palavra chave

O amor e todo o conhecimento que você já tem sobre o seu negócio npodem não ser suficiente sem um bom planejamento, em especia, financeiro. De acordo com a aceleradora Startup Farm, de 2016, 74% das Startups fecham após cinco anos de existência por falta de planejamento financeiro. 

Além do planejamento financeiro, é importante criar um plano de negócio, estabelecer metas, e principalmente, ter prioridade em ações e aquisições que agreguem valor à sua empresa e impulsione a sua Startup! 

Conheça as Startups do seu setor

Para conseguir mensurar e entender o seu mercado ao redor, é importante conhecer quem são os seus concorrentes.  

Para quem trabalha com inovação, conhecer quais as novidades do mercado são de suma importância para se manter atualizado com o mercado, e poder oferecer para os seus clientes sempre o que há de mais moderno.

Interaja com Startups do seu setor

Após conhecer as startups ao seu redor, é importante de fato interagir e colaborar com pelo menos 10 empresas! Esta ação gera troca de experiências, e estimula a cooperação entre empresas. O Networking é de suma importância no universo empresarial, ainda mais com as Startups!  

Identifique os seus pontos fortes 

Saber identificar os seus pontos fortes é vital para entender ações que precisam ser mantidos em alta qualidade. Identificar pontos do seu processo que estão dando certo, também ajuda a se manter motivado na sua administração, além de auxiliar na replicação dos processos positivos em outros setores da empresa. 

Reconheça as Fraquezas

Todas as empresas tem fraquezas, assim como todas as equipes, estratégias etc. Saber reconhece-las, no entanto, faz parte do processo de gestão, afinal de contas, é a partir do reconhecimento dos pontos fracos que se torna possível traçar planos e estratégias para solucionar problemas. 

Tenha objetivos claros ao se relacionar com outras empresas

Ter um objetivo claro com a sua startup é essencial para evitar desentendimentos e organizar a sua equipe internamente. É preciso alinhar as expectativas e ter objetivos claros com o que você busca com o desenvolvimento desse relacionamento. Alguns exemplos de objetivo são: eficiência operacional, parcerias de negócios e desenvolvimento corporativo.

Compartilhe aprendizado

Uma das moedas de troca mais importante é o aprendizado, e ele vale muito no seu relacionamento com outras startups e para o crescimento do seu negócio! 

É o aprendizado que te ajuda, e a toda a sua rede de parceiros,  a reconhecer fraquezas, a traçar estratégias e a buscar a inovação. A melhor parte disso tudo é que o tempo investido em compartilhar o que você já aprendeu, volta para você em forma de mais conhecimento, dessa vez de outras pessoas que também buscam compartilhar o que aprenderam com você. 

Compartilhar o aprendizado é uma tarefa mais simples do que imagina. Que tal começar compartilhando este artigo com a sua rede de empreendedores?  

Compartilhe no Linkedin 

Estude o seu mercado de Startup

Você provavelmente já sabe que antes de começar a sua Startup é preciso estudar a sua área de atuação, certo? Mas o estudo não para nos momentos anteriores ao começo da sua startup, mas sim um trabalho continuo. Quem trabalha com inovação, deve estar sempre se atualizando sobre as novidades, o comportamento do seu consumidor e muito mais. 

Seja prático e automatize a burocracia

Já parou para pensar o quanto de tempo que você perde com burocracias? Gerenciar uma Startup precisa de dedicação, e o tempo é uma das coisas mais valiosas, para isso, a tecnologia pode ser a sua aliada, automatizando processos e te dando números reais e assertivos. 

Dessa forma,  você tem uma gestão muito mais otimizada, e pratica, te dando mais tempo para focar nos 9 outros itens desta lista!  

Quer conhecer um sistema que consiga te ajudar a ganhar tempo e ser mais prático? Conheça o ERP da StarSoft, e tenha um visão 360° de toda a sua empresa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.