fbpx
Leia também

5 dicas para um RH mais estratégico 

Um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos é implementar um olhar mais estratégico nas empresas. Antigamente, vista apenas como uma área burocrática e operacional, o RH passou a se tornar crucial nos negócios. Integrar a gestão de pessoas às tomadas de decisões estratégicas é uma tendência cada vez mais forte no mercado de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business entre os anos de 2011 e 2015, os resultados econômicos de 53 empresas analisadas foram melhores naquelas que possuem boas práticas de RH, resultando em um desempenho 51% superior ao mercado. Ou seja, são as mais bem-sucedidas, provando que hoje em dia ninguém vai para frente sem progressos no RH.

É fundamental que o departamento de RH participe das mudanças e dos resultados das organizações, não ficando restrito somente às atividades operacionais. Por esse motivo, reunimos várias dicas para você desenvolver um RH mais estratégico onde trabalha.

Mas afinal, o que é um RH estratégico?

O RH estratégico faz a conexão entre os Recursos Humanos, suas estratégias e objetivos. O principal propósito de um RH estratégico é:

  • Desenvolver uma cultura organizacional adequada aos valores e à missão da empresa;
  • Melhorar a flexibilidade, a inovação e as vantagens competitivas;
  • Proporcionar um alto desempenho nos negócios.

O RH estratégico tem um grande impacto nos resultados de uma organização. O departamento deve adotar medidas estratégicas para obter e reter funcionários de forma a convergir com os objetivos a longo prazo da empresa. Além disso, o papel do setor é fundamental quando as políticas da empresa são criadas e implementadas. Através de atividades como contratações, treinamentos e recompensas, o RH estratégico faz muita diferença.

Qual a importância do RH estratégico?

Empresas têm mais chance de fazerem sucesso quando todos que atuam dentro dela estão seguindo os mesmos objetivos. É feita uma análise dos pontos fracos e fortes dos funcionários, e os resultados são usados para aumentar seu valor e para motivá-los. Alguns dos benefícios do RH estratégico incluem mais prazer no trabalho, taxa maior de consumidores mais satisfeitos, mais produtividade e uma abordagem de gestão de pessoas proativa.

Dicas para um RH mais estratégico

Para ter uma equipe de qualidade e desenvolvê-la sempre, o RH estratégico é necessário. Os colaboradores sentirão mais vontade de ficar em uma empresa e passarão uma imagem positiva dela se o departamento de RH valorizar e engajar os funcionários, investindo em uma estratégia de retenção. Aqui, reunimos algumas dicas para você instaurar esse novo RH.

1. Compreenda os objetivos da empresa 

Manter contato com os diretores e gestores é necessário para que o RH esteja alinhado com as estratégias da organização. Esteja ciente dos objetivos da empresa, dos planejamentos para o futuro a longo e a curto prazo, o que a empresa busca, onde e em quanto tempo ela deseja chegar a um determinado lugar. Tudo isso ajudará você a pensar e desenvolver as estratégias do seu departamento.

Uma ótima maneira de se alinhar com a empresa é estabelecer OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados Chave). Os OKRs são objetivos genéricos chave, e a partir deles, você pode fragmentá-los e transformá-los em objetivos menores e de curto prazo.

2. Monitore os indicadores de performance 

Existem diversas métricas e indicadores de desempenho para o setor de RH monitorar e avaliar. São os chamados “KPIs”. Essas informações ajudam os profissionais a tomarem decisões mais eficientes e a montarem uma estratégia. São alguns dos principais KPIs:

  • Satisfação geral dos profissionais;
  • Número de conflitos interpessoais;
  • Frequência no trabalho;
  • Eficiência operacional;
  • Turnover;
  • Custo por profissional.

3. Atraia e retenha colaboradores competentes 

Nenhuma empresa consegue atingir o patamar do sucesso se não tiver a colaboração de pessoas talentosas e competentes, tanto em âmbito técnico quanto comportamental. A escassez de mão de obra realmente qualificada é um problema no mercado de trabalho que deve ser contornado através de estratégias.

gestão de benefícios, por exemplo, é uma ótima ação para a retenção de talentos. Oferecer uma cesta tradicional de benefícios com plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte é essencial. E se você quiser entusiasmar sua equipe para valer, vale a pena investir em vantagens mais incríveis ainda, como parcerias com academias, ingressos de cinema e bolsas de estudo.

4. Incorpore mais tecnologia em seus processos 

Contar com a ajuda de um software para modernizar as rotinas do departamento de RH vai facilitar muito mais na hora de bolar estratégias. Uma ferramenta digital consegue automatizar as atividades, diminuir o número de papeladas e arquivos, otimizar o tempo, e integrar e organizar tudo em um só portal.

Incorporando a tecnologia em um só programa, você conseguirá monitorar os índices de performance, fazer mapeamentos de comportamento, pesquisas de clima, recrutamentos e seleções, e muito mais. Essas soluções online permitem que você gere dados e bases, resultando em uma análise completa dessas informações e uma apresentação de estratégias adequadas.

5. Valorize a comunicação interna 

A maior parte das organizações foca na comunicação externa: se comunicar com seus clientes. Entretanto, é preciso lembrar que a comunicação interna de uma empresa também é igualmente essencial. Dialogar com quem trabalha no local tem como consequência um time mais motivado, engajado e esclarecido.

Para começar a integrar melhor a equipe, você pode utilizar novos canais de comunicação. Algumas das opções mais conhecidas são:

  • Murais de recados;
  • Avisos por WhatsApp ou e-mail;
  • Aplicativos mobile;
  • Softwares especializados.

A comunicação interna muda completamente a atmosfera de um lugar, e deve começar desde os cargos mais altos, como CEO, diretores e gerentes, até os mais baixos.

Essas dicas para desenvolver um departamento de RH mais estratégico com certeza ajudarão no crescimento das empresas. Se você seguir esses passos e continuar pesquisando e se atualizando sobre as tendências mais recentes do setor, conseguirá realizar um trabalho que gerará frutos ao longo prazo, criando assim, uma cultura nas organizações que valoriza o que há de melhor no ser humano: as relações pessoais.

 

Quer saber mais sobre as soluções da StarSoft?

Acesse nosso site ou entre em contato com a gente preenchendo esse formulário.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.