Leia também

5 erros comuns na hora de investir em tecnologia

Acreditando no potencial da tecnologia nos negócios, executivos e gestores passaram a investir em soluções com intuito de levar inovação para a empresa e, assim, chegar a melhores resultados. Podemos observar esse empenho a partir da pesquisa “Agenda 2022”, que revela que 96% dos entrevistados têm aplicado capital em aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão. 

Ou seja, cresce a cada ano o número de organizações que aliam gestão à tecnologia, de maneira que eleva também sua operação, que vai desde a mais básica até a essencial. 

Entretanto, há alguns cuidados que executivos e gestores precisam estar atentos, para não aplicar capital erroneamente e dificultar o retorno desse investimento. 

Por isso, desenvolvemos esse conteúdo para te explicar quais são os principais erros e como evitá-los, a fim de investir com assertividade. Leia o material na íntegra! 

Falta de planejamento para investir em tecnologia

Existem algumas questões que estão inseridas no planejamento, a maioria que leva o sucesso do investimento em tecnologia para seus negócios. 

A primeira delas é o entendimento de como está a empresa, recursos, situação financeira, necessidades e demais aspectos que envolvem também a equipe atual. 

Outro ponto importante está relacionado à melhor estratégia que deve seguir. Um estudo da Cisco constatou que 69% das organizações ainda não possuem estratégias maduras para cloud computing, por exemplo. A partir dessa pesquisa, podemos observar como o planejamento acaba se apagando no caminho. 

Temos que alertar também sobre analisar pré-requisitos para adquirir um software de acordo com as informações da sua empresa e também: 

  • Elaborar estratégia de gerenciamento; 
  • Quais sistemas permanecer; 
  • Se precisa melhorar ou não a infraestrutura; 
  • Como substituir; 
  • Escolher equipe e etc. 

Sugestão de leitura: Entenda o planejamento estratégico, para aplicar na sua empresa  

Deixar de envolver a equipe 

Unir executivos e gestores se torna essencial nesse processo de investir em soluções, entretanto, recomendamos envolver a equipe. Óbvio que precisa escolher bem os membros, por isso, faça o planejamento anteriormente. 

Então, para saber quais pessoas estarão envolvidas na decisão, avalie a necessidade de pessoas complementares, para qual etapa vai precisar, como será esse envolvimento e como esses profissionais vão ajudar. 

Envolver o time não quer dizer reuni um grande grupo, mas sim escolher pessoas relevantes mapear etapas chaves para agregar com esse olhar. 

Ausência de treinamento

Ainda no quesito profissional, um dos problemas mais frequentes em relação à falha no investimento com tecnologias é a ausência de um treinamento adequado com sua equipe. 

Por isso, não se esqueça de capacitar toda a equipe em relação software/sistema e boas práticas, impulsionar o envolvimento e mantê-la integrada!  

Além de agregar tecnologia, invista em capacitação, aprendizados complementares voltados à tecnologia e área de atuação da sua empresa com inovação agregada. 

Provavelmente, a empresa que oferece a tecnologia também oferece treinamentos para a equipe usuária do sistema, equipamento e ferramentas conseguirem desempenhar bem a utilização das inovações.  

Assim, busque também apoio da equipe para ajudar nas melhores decisões. Além de receber auxílio da empresa que fornece a inovação, você também pode: 

  • Procurar consultoria com especialistas na área; 
  • Mapear as necessidades de aprendizado da equipe; 
  • Receber sugestões de seus profissionais; 
  • Investir também em treinamento e capacitação para gestores e líderes. 

Complemente a leitura: Melhorias no treinamento e desenvolvimento de colaboradores 

Falha na segurança da informação 

A falha na segurança da informação é um tipo de erro que jamais pode ser cometido, pois pode acarretar sérios problemas para a empresa e para os clientes. 

Principalmente com o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), no Brasil, empresas e profissionais têm potencializado a proteção de dados. Além disso, clientes, fornecedores, colaboradores, consumidores e demais pessoas também estão se preocupando mais com o uso e destino de suas informações. 

Desse modo, podemos observar como investir em segurança e privacidade é urgente, tanto no período de implementação e adaptação quanto ao longo do ciclo de vida das soluções. 

Portanto, ao investir em uma tecnologia, especialmente em um sistema de gestão empresarial, tenha atenção em investir também em softwares e práticas que assegurem os dados que estão sendo tratados pela empresa. Preze pela responsabilidade e transparência. 

Leia também – Tecnologia atrelada à LGPD: modernização e adequação 

Optar pelo serviço mais barato para investir em tecnologia

Bom, por último, um erro comum que executivos e gestores cometem é optar pelo serviço mais barato ou produto mais financeiramente mais em conta. 

Essa é uma falha grave, pois pode influenciar negativamente o processo de investimento em inovação para sua empresa, já que a qualidade e seriedade ficam em segundo plano. 

Por isso, avalie a solução oferecida, o serviço da empresa que a fornece, quais são os feedbacks de outros clientes e, até mesmo, como está a condição jurídica do fornecedor. 

Uma boa dica é verificar redes sociais, principalmente as profissionais, visualizar comentários e feedbacks, se existir, e como são essas avaliações. Além disso, avalie o preço de mercado para compreender os valores comuns e quais são suspeitos. 

Sugestão extra: encontre uma empresa especialista! 

A última sugestão que temos para você é procurar uma empresa especialista na tecnologia oferecida para sua organização. Independentemente de qual inovação você vá adquirir, selecione autoridades no assunto, com know-how e portfólio. 

Seguindo esse pensamento, escolha uma empresa referência no mercado, já que está procurando investir em tecnologias capazes de atender as necessidades dos seus negócios, não é mesmo?  

Então, te apresentamos a StarSoft, empresa especialista em desenvolvimento de sistema de gestão empresarial, que atende desde pequenas organizações a grandes negócios.  

Estamos no mercado há mais de 30 anos, com StarSoft Application, ERP de módulos variados, como: 

  • Gestão financeira; 
  • Manufatura; 
  • Gestão fiscal; 
  • Recursos humanos; 
  • Suprimentos; 

E outras tecnologias que influenciam bastante na performance da empresa. 

Portanto, para conhecer as soluções da StarSoft, entre em nosso site e também fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender! 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.