A atração de profissionais qualificados e adequados às vagas é um dos principais desafios do departamento de recrutamento e seleção. Ainda em 2019, algumas pesquisas já apontavam esse processo como “difícil”. Conforme levantamento da organização Robert Half, 46% dos recrutadores que responderam à pesquisa encontram dificuldade na tarefa. E, uma das estratégias para diminuir essa complexidade […]
A atração de profissionais qualificados e adequados às vagas é um dos principais desafios do departamento de recrutamento e seleção. Ainda em 2019, algumas pesquisas já apontavam esse processo como “difícil”. Conforme levantamento da organização Robert Half, 46% dos recrutadores que responderam à pesquisa encontram dificuldade na tarefa.
E, uma das estratégias para diminuir essa complexidade na procura por colaboradores adequados é a atratividade das vagas por meio da divulgação assertiva.
Então, neste conteúdo, você vai encontrar 8 dicas de como melhorar a divulgação das vagas e atrair profissionais adequados. Leia na íntegra!
Ao estabelecer o perfil do candidato para a vaga, o processo de divulgação é assertivo. Então, consequentemente, mais ágil.
O objetivo de traçar um modelo para a vaga oferecida é evitar que os recrutadores iniciem uma busca sem saber o que realmente procuram. A falta de planejamento e estratégia podem acarretar problemas no processo e até mesmo depois.
Um dos contratempos é a recusa de grande parte dos candidatos. Outro é o desinteresse do gestor para com as pessoas que se candidataram a vaga. E, por último, a perda de produtividade no time de recrutamento.
Por isso, agir de maneira estratégica é fundamental, para obter aprovação nas indicações de profissionais que o RH fizer aos gestores. Assim, ganha-se tempo, confiança e aprimoramento.
Três passos que te ajudarão a definir o perfil ideal
Então, agora que já explicamos a importância de estabelecer um perfil, vamos sugerir 3 passos para te ajudar a desenvolver essa tarefa. Veja!
Passo I: Converse com o gestor da área
É importante conversar com o gestor da área que o profissional irá atuar, a fim de compreender as necessidades do setor e as habilidades ideias do candidato.
Passo II: Identifique as competências que o cargo exige
Algumas vagas requerem que os candidatos tenham soft skills específicos, por isso, identifique quais são e estabeleça na divulgação.
Avaliar competências e habilidades técnicas dos candidatos passou a ser obrigatório, pois elas influenciam muito na formação da equipe, produtividade e ambiente corporativo harmônico.
Passo III: Estabeleça diferenciais
Ao estabelecer diferenciais, o RH consegue atrair profissionais mais completos para determinada vaga e chamar perfis promissores para a empresa.
Somente a divulgação da vaga e salário não é mais um atrativo para bons candidatos, pois hoje os profissionais prezam pela reputação da empresa que irá fazer parte.
Por isso, expor o employer branding é fundamental. A divulgação da marca empregadora é uma maneira de instigar o interesse, especialmente quando há ações importantes e bom clima organizacional.
O job description, ou ‘descrição do trabalho’ em português, é a descrição das funções exercidas em determinado cargo que será ofertado.
Assim, é por meio desse documento que uma empresa especifica as atividades da vaga ofertada e esclarece quais as habilidades técnicas buscam em um profissional.
Ao divulgar essas informações, o RH atrai candidatos que se sentem aptos para exercer as funções indicadas pela empresa. Portanto, há maiores chances de haver acertos.
Essa é uma tarefa importante no processo de recrutamento e seleção, portanto, precisa ser desenvolvida de maneira atraente e objetiva. Mas, como fazer? Nós explicamos.
Elementos básicos de um job description:
Então, como deixá-lo atraente?
Além do salário, uma ação que amplia a visibilidade da vaga é destacar os benefícios que o profissional vai adquirir ao ingressar na empresa.
Muitos candidatos também avaliam as vantagens que são agregadas, como vale refeição, seguro saúde, convênio odontológico, assim como outras possibilidades.
Há organizações que vão além na lista de benefícios e oferecem convênios com farmácias, academias, gameficação, ações de final de ano e parcerias vantajosas para os colaboradores.
Portanto, caso sua empresa proporcione algum tipo de benefício, não hesite em divulgá-los, pois isso dará um “Up” e atrairá candidatos.
Conforme a matéria do portal de notícias Money Times, uma pesquisa de 2019 apontou que as empresas tem apostado em redes sociais para divulgar vagas. 70% das organizações participantes revelaram utilizar essas mídias.
Entre as redes sociais utilizadas, o LinkedIn está à frente (57%), seguido por Facebook (27%) e Instagram (8%) e outras que não foram citadas (16%). Então, tais dados demonstram a digitalização dos processos, tanto do lado profissional quanto empresarial.
Desde 2020, o home office tem sido adotado pelas empresas em decorrência do isolamento social. Contudo, essa foi uma escolha que gerou mudanças no mercado, sendo uma tendência para os próximos anos.
Os trabalhadores também enxergaram vantagens nesse modelo. Aliás, uma parte deles tem preferido trabalhos que possibilitam home office ou pelo menos o modelo híbrido.
A pesquisa da plataforma Workana, os colaboradores participantes do estudo acreditam que é possível cumprir seus objetivos profissionais no modelo home office. E 96,7% afirmam que o modelo de trabalho remoto será um diferencial no momento de escolher onde querem trabalhar;
Por isso, caso sua empresa já ofereça essa condição para alguns colaboradores e tenha a possibilidade de contratar no modelo home office ou híbrido, divulgue essa condição, pois pode ser um diferencial.
Sugestão de leitura: Trabalho remoto: o que vem a seguir?
A transformação digital no setor de RH deixou de ser apenas uma tendência, e se tornou uma realidade. Com isso, inúmeros processos passaram a ser virtuais, principalmente o recrutamento e seleção.
Além de redes sociais e sites de divulgação, automatizar os processos seletivos se tornou uma importante vantagem para o RH, pois proporciona dinamismo para os recrutadores e candidatos.
As ferramentas tecnológicas, como softwares de Recrutamento e Seleção, tornam a atração de candidatos adequados mais segura e ágil. Além disso, extingue erros causados por processos manuais.
Mas, por quê? Bom, o objetivo dessas ferramentas é atrair e medir as contratações por meio de funcionalidades, como:
Há algumas outras funções que o RH pode utilizar conforme as necessidades e objetivos do setor. Igualmente, automatizar esse processo, ao menos algumas fases, será essencial para elevar a qualidade e produtividade.
Com todas as dicas que disponibilizamos aqui, o processo de contratação de um novo talento será bem mais ágil e assertivo! Contudo, para reter esse colaborador, é importante apostar em um RH otimizado que proporciona suporte para a gestão e trabalhadores.
Sendo assim, por meio da digitalização dos processos, é possível tornar o RH mais estratégico, produtivo e concentrado em tarefas que demandam planejamento.
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