Você sabe o que é accountability? Por acaso já ouviu falar do termo associado ao RH? Pois bem, esse é um conceito que tem se difundido cada vez mais no setor e tem promovido benefícios significativos para os recursos humanos. Em nossa língua ainda não há uma tradução exata para o termo, que pode ser […]
Você sabe o que é accountability? Por acaso já ouviu falar do termo associado ao RH? Pois bem, esse é um conceito que tem se difundido cada vez mais no setor e tem promovido benefícios significativos para os recursos humanos.
Em nossa língua ainda não há uma tradução exata para o termo, que pode ser definido como “controle, qualidade, responsabilização, ou ainda prestação de contas”. Entretanto, o accontoutability no RH vai muito além e promove uma construção de confiança entre empresa e colaborador.
Portanto, para entender amplamente esse conceito e começar a aplicar em seu setor de recursos humanos, leia este conteúdo até o final!
De maneira objetiva, o accountability está relacionado à responsabilização, que é a maneira mais próxima de traduzir. E essa responsabilidade está atrelada a compromisso, controle e transparência nas relações profissionais.
Assim, essa responsabilização permite que sejam delegadas funções com maior clareza e ética. A partir disso, é possível averiguar atividades e recompensar colaboradores.
Além disso, é importante compreender que o conceito está apoiado em 4 pilares principais, que são:
See it: reconhecimento do problema;
Own it: assumindo a responsabilidade dos problemas e resultados;
Solve it: reformular soluções para as situações/contratempos;
Do it: aplicação das soluções e ideias desenvolvidas.
Observando esses pilares, entendemos como o accountability no RH é extremamente importante para o desenvolvimento do setor e dos colaboradores.
Leia também: Novos pilares do RH: entenda como experiência, tecnologia e sociedade influenciam o setor
Além de selecionar perfis e auxiliar gestores a encontrar talentos, os recursos humanos tem importante responsabilidade na gestão de pessoas da empresa.
Desse modo, o accountability no RH é um método que pode auxiliar os profissionais a traçar estratégias, delegar responsabilidades e deixar com que os colaboradores assumam “as rédeas” de suas atividades.
Por isso, o conceito de accountability no RH assume uma posição de guia para uma postura proativa, com definições claras e objetivas de cada meta individual.
Assim, é possível ter equipes estratégicas e uma visão ampla de cada departamento. Além disso, fortalece a autonomia dos colaboradores e reconhecimento deles.
A princípio, o accountability no RH auxilia o setor a mostrar aos colaboradores como eles são primordiais e o quanto seus trabalhos apoiam a empresa inteira.
E, como já citamos, o método gera autonomia aos profissionais. Além disso, também gera vantagens essenciais, como:
Agora que você já entendeu o conceito e seus benefícios, chegou o momento de compreender como implantar essa metodologia no seu RH.
Antes de tudo, saiba que é preciso gerar responsabilização, ter comprometimento com a análise de resultados e se empenhar em manter um planejamento estratégico afim de promover a melhoria contínua. Sendo assim, confira os passos:
Passo 1: Esclareça e alinhe as expectativas
Assim como em outros projetos, é importante alinhar as expectativas e deixá-las claras para os membros das equipes. E, para implantar o accountability no RH não é diferente.
Portanto, esclareça quais são os resultados esperados do setor, manter diálogo e aceitar a retórica dos profissionais.
Passo 2: Avalie recursos necessários
Depois que você definir as ações, recomendamos que avalie quais recursos serão necessários. Por isso, é importante que os objetivos esperados sejam realistas e possíveis.
Portanto, avalie se é possível conseguir os recursos, se haverá contratempos e como podem ser resolvidos. Além disso, faça uma análise em sua meta.
Passo 3: defina como fará a avaliação
A próxima etapa é definir as métricas de avaliação de desempenho, também conhecidas como KPIs. Elas ajudarão a mensurar os resultados das ações, se precisa de melhorias ou modificações. Ah, e lembre-se que pode haver análises diárias, semanais ou mensais.
Passo 4: Promova feedbacks
Como o accountability no RH faz com que as responsabilidades sejam delegadas corretamente, é primordial que haja uma cultura de feedback, com a finalidade de ajudar os colaboradores a saberem se estão se saindo bem e como podem aprimorar seu desempenho.
Passo 5: Recompense adequadamente
Por fim, tenha a cultura de recompensar adequadamente os profissionais. Essa é uma atividade importante para engajar os colaboradores e promover o reconhecimento por seus objetivos alcançados.
Sugestão de leitura complementar: Transparência e accountability (Tribunal de Contas da União)
O conceito de accountability no RH contribui para um futuro positivo para o setor, impactando diretamente na gestão de pessoas e no bem dos negócios. Assim, as principais tendências atreladas a essa metodologia são:
Portanto, podemos observar como o accountability impacta diretamente no futuro do RH, promovendo ainda mais as tendências para os próximos anos.
Então, gostou desse conteúdo? Convidamos você a ler outros materiais em nosso Blog.
E, para entender como a People by StarSoft pode te ajudar a promover um RH estratégico e aprimorado, conheça nossas soluções e fale com os especialistas prontos para te atender!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital