Como seu RH lida com demissões? Existem parâmetros e normas concretas para identificar quando um colaborador precisa ser deligado? São perguntas essenciais, que os gestores de RH e líderes de equipes precisam responder de maneira convicta. Neste conteúdo, iremos abordar uma das questões utilizada para ajudar a definir se o membro do time vai permanecer […]
Como seu RH lida com demissões? Existem parâmetros e normas concretas para identificar quando um colaborador precisa ser deligado?
São perguntas essenciais, que os gestores de RH e líderes de equipes precisam responder de maneira convicta.
Neste conteúdo, iremos abordar uma das questões utilizada para ajudar a definir se o membro do time vai permanecer ou não. A análise de desempenho é uma ferramenta capaz de fornecer informações necessárias sobre a entrega e performance dos colaboradores.
Vale dizer que a performance dos profissionais não é definida apenas em números, em métricas, ela também é determinada pelo envolvimento com a equipe, entrega e interesse pelas tarefas, bom entendimento de suas funções e outras questões.
Mas, então, o baixo desempenho pode ser um problema para o colaborador que acarretará numa demissão? Lembrando que não se trata de um desligamento por justa causa.
Para saber, leia o conteúdo completo!
Sim, é possível! Segundo dados de uma pesquisa da consultoria Robert Half, este é o motivo mais comum que levam os empregadores a desligarem alguém da equipe. Esse dado cresce desde 2014.
De acordo com o levantamento, 34% dos 100 diretores de recursos humanos entrevistados que o baixo desempenho e/ou má performance são fatores decisivos no momento de identificar quais colaboradores serão desligados.
Hoje, falamos muito de Hard e Soft Skill, que são duas habilidades diferentes. Enquanto a primeira está relacionada às competências técnicas, a segunda é associada as aptidões pessoais.
Para a performance dos profissionais, ambas são essenciais. Além disso, a tendência é que questões comportamentais e habilidades técnicas sejam pontos para determinar o desempenho de profissionais.
As empresas buscam maior eficiência, comprometimento e resiliência nos colaboradores, principalmente no dia a dia, já que eles medem a atuação no cotidiano ali na empresa.
Vale ainda ressaltar que a falta de soft skills atrapalham bastante a carreira de um profissional, principalmente quando falamos de colaboradores que lidam diretamente, diariamente com pessoas à sua volta.
Um problema como esse não surge do nada e nem acontece repentinamente! O baixo desempenho dos colaboradores é uma consequência de diversos fatores, que precisamos refletir e resolver. Confira algumas dessas causas.
Má gestão de pessoas e processos
Pode parecer que não, mas a liderança pode ser um fator para o baixo desempenho dos colaboradores e, até mesmo, uma das causas de demissão.
Segundo pesquisa feita pela consultoria Gartner, para 30% de seus entrevistados o chefe é um dos principais motivos dos pedidos de demissão dos colaboradores.
Então, percebemos que um gestor ou gestora ruim pode refletir no desempenho dos profissionais. Por isso, é importante rever seus métodos de liderança e observar se há melhora.
Desconhecer suas metas
Tanto por motivos de desatenção/desinteresse quanto por uma gestão ausente, é comum que encontremos colaboradores que desconhecem suas metas e têm dificuldade em compreendê-las.
A equipe pode até ter uma meta geral, mas será que ela é possível? Ou, será os profissionais entendem de maneira direta suas obrigações? São questões a serem observadas para reduzir erros e melhorar a produtividade.
Problemas de planejamento
A ausência de planejamento ou um planejamento mal estruturado são umas das principais causas para a queda de desempenho.
Não haver uma estratégia acaba atrapalhando a execução das tarefas e diminui as chances de as ações gerarem resultados. Por isso, é necessário investir um tempo para planejar, definir prioridades e otimizar o dia a dia de trabalho.
Leia também: Impactos da má gestão de pessoas na performance da equipe
A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelos Recursos Humanos, que envolve principalmente a área de gestão de pessoas. Ela consiste em mensurar a performance dos colaboradores.
Aliás, essa é um método que faz com que líderes compreendam o envolvimento dos profissionais com o time e sua função.
Além disso, ajuda a entender se as pessoas colaboradoras estão com baixo desempenho, se atende ou excede a performance esperada pela gestão e organização.
Essa análise pode ser realizada periodicamente, de acordo com as necessidades da organização e de algumas maneiras possíveis. Veja as principais:
Matriz 9 Box: fundamental para avaliar os talentos da empresa, promover uma melhor gestão, para contratar um novo colaborador, substituir alguém que foi promovido ou identificar e formar novos líderes. Essa avaliação pode ser feita em um sistema de gestão de desempenho ou com uso de planilhas.
Escala gráfica: é uma das formas mais simples de promover a avaliação de desempenho, pois se trata de uma tabela com habilidades que serão avaliadas. Nas demais colunas, serão inseridos valores para cada habilidade.
Avaliação de desempenho 180°: um meio tradicional, que acontece por meio da análise do gestor direto do colaborador, que acompanha suas tarefas rotineiras. Esse modelo possibilita que os líderes identifiquem o baixo desempenho com mais assertividade e rapidez.
Método DPI: Plano de Desenvolvimento Individual é uma estratégia de análise e impulsionamento dos profissionais com foco na melhoria de suas competências. Para ter sucesso, é necessário feedbacks contínuos entre líderes e liderados, ter metas que inspirem, além de contar com conversas que vão inspirar e gerar bons insights.
Veja: Como documentar a avaliação de desempenho?
Parece um cenário negativo, mas tem como solucionar o baixo desempenho, manter o emprego e melhorar a performance da equipe como um todo. Agora, aprenda algumas técnicas para reverter essa situação!
Entender as avaliações de desempenho
O primeiro passo é entender as avaliações que foram realizadas. Assim, é possível identificar os problemas e resolvê-los.
É necessário ter em mente que de nada adianta querer mudar o cenário sem entender a situação e sem dados concretos! Aliás, a utilização de ferramentas para avaliação de desempenho ajuda a:
Criar uma cultura de feedback
Os colaboradores precisam entender o que seus gestores sabem sobre seu trabalho e o que pensam sobre! Portanto, os líderes têm o dever de promover feedbacks efetivos, com periodicidade. Isso evita desmotivação e dificuldade em entender suas tarefas.
Incentivar a capacitação profissional
Saber que a empresa se preocupa com a capacitação de seus colaboradores é um ponto muito positivo, que incentiva os profissionais a buscarem seu melhor. Inclusive, é essencial investir financeiramente em qualificação, treinamento e educação.
Portanto, empresas que pensam no bem-estar e crescimento de seus profissionais caminham a passos largos rumo a excelentes desempenhos.
Eliminar o trabalho em excesso
A sobrecarga é um sério problema que atinge inúmeras equipe e causa esgotamento físico e mental, interfere na performance de toda a equipe e, consequentemente, resulta em um baixo desempenho. Por isso, uma ação importante é ter atenção a:
Automatização dos processos
A automatização das tarefas eleva o desempenho da equipe, pois a tecnologia permite que os profissionais se tornem mais estratégicos, permite que tarefas manuais se tornem ágeis e que a repetição não ocorra de maneira severa.
Ou seja, além de melhorar os processos, também incentiva os colaboradores a atingirem outros patamares por meio da tecnologia e estratégia.
Principalmente nas empresas maiores, com um alto número de colaboradores, realizar a avaliação de desempenho manualmente fica quase que impossível. E, se acontecer, não tem como medir os resultados de maneira assertiva.
Entre as organizações menores, desenvolver o processo de análise profissionais também de manualmente se torna uma ação frágil e arriscada.
Por isso, cada vez mais as empresas investem em automatização dessas avaliações. A adesão da tecnologia no RH torna os processos de gestão ágeis, otimizados, estruturados e assertivos.
A gestão de desempenho e performance é uma das ferramentas da People by StarSoft, que proporciona uma visão macro sobre os resultados de seus colaboradores, traze um panorama geral de pontos fortes e o que pode ser melhorado. Além disso, possibilita:
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