Para fazer o cálculo de folha de pagamento, é preciso levar em conta cada um dos componentes envolvidos. Como por exemplo variáveis mensais (horas extras, atrasos, faltas), benefícios (vale transporte, vale alimentação), e adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade). Além das obrigações como FGTS, IRRF, INSS, entre outros.
calcular a folha de pagamento dos colaboradores é uma obrigação legal das empresas, conforme disposição artigo 225, Decreto 3048/1999. O procedimento para realizar o cálculo está detalhado nos incisos I e II. Neste sentido, é dever das organizações atender a todas as normas previstas na legislação.
Vejamos o que diz o artigo:
“A empresa é também obrigada a:
I – preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos;
II – lançar mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos.”
Em primeiro lugar, é preciso computar a remuneração bruta. Isso porque ela será a base para apurar o FGTS e o INSS, por exemplo.
Depois disso, pode-se aplicar as porcentagens de Fundo de Garantia e contribuição à Previdência Social. Lembrando que é preciso verificar se há a ocorrência de salário família e IRRF. Em caso de haver direito ao benefício, o abono é acrescentado aos vencimentos, depois do desconto do valor do INSS. Este cálculo é feito conforme a alíquota estipulada para a faixa da base de cálculo sobre a dedução de dependentes, caso houver.
Os descontos referentes aos benefícios (vale alimentação, vale transporte entre outros) são lançados no cálculo após ser realizado a apuração de benefícios, onde o sistema localiza tudo que está vinculado ao cadastro do colaborador.
O trabalhador tem direito legal a ser informado do valor bruto de sua remuneração, ou seja, seu salário sem descontos. Assim como deve saber o valor líquido (após efetuados os descontos) de seu rendimento.
A tarefa de calcular a folha de pagamento é extremamente detalhista e, por isso, requer extrema atenção. Manualmente, isso pode significar horas realizando o cálculo de apenas uma folha, para garantir que não ocorram erros. Imagine então como pode ser dispendioso calcular a remuneração de todos os funcionários de uma empresa!
Para otimizar esta tarefa, é fundamental contar com um sistema de gestão. Ele, além de tornar esta atividade mais ágil, também evita a incidência de erros. Afinal, os cálculos são realizados automaticamente, através do software, utilizando as taxas pré-estabelecidas. Basta inserir os números nos campos especificados e o sistema faz o cálculo.
Os erros cometidos no cálculo de folha de pagamento acarretam diversos transtornos legais, como passivos trabalhistas. E isso pode representar um prejuízo enorme para as empresas. Portanto, contar com um ERP para auxiliar nesta tarefa é uma forma de resguardar-se do pagamento de indenizações e multas.
Com o módulo Folha de Pagamento da StarSoft Applications, é possível aperfeiçoar a gestão e o controle dos processos relacionados. Flexível, esta ferramenta permite a análise do fechamento do ponto. Demonstra, ainda todos os proventos e descontos a serem integrados na folha de pagamento. Interligada ao controle de benefícios, oferece controle sobre os custos da empresa, através dos gerenciamentos sintético e analítico das informações.
Entre em contato e conheça todas as funcionalidades deste módulo para otimizar as tarefas de cálculo de folha de pagamento.
Soluções
Nossa solução de ERP oferece uma plataforma integrada que centraliza todas as operações da sua empresa.
Oferecemos ferramentas completas para recrutamento e seleção, gestão de folha de pagamento...
Saiba tudo sobre
Gestão empresarial completo, que funciona como uma plataforma centralizada que integra diversas áreas
Empresa especializada em soluções de gestão empresarial e RH.
Valorizamos a inovação, o trabalho em equipe e o crescimento pessoal.
Proteção de Dados: Sua Privacidade é Importante