Como as empresas devem antecipar as suas ações para conquistar os melhores candidatos. O fato é, as empresas estão buscando aumentar constantemente o seu desempenho técnico e prático. E atrair também pessoas capacitadas em TI. Então, confira o artigo na integra e comprove que muito mais que inovação as organizações querem contratar conhecimento. Negócios adaptáveis […]
Como as empresas devem antecipar as suas ações para conquistar os melhores candidatos.
O fato é, as empresas estão buscando aumentar constantemente o seu desempenho técnico e prático. E atrair também pessoas capacitadas em TI.
Então, confira o artigo na integra e comprove que muito mais que inovação as organizações querem contratar conhecimento.
Ao analisarmos a corrida mercadológica percebemos que não existe uma linha tênue.
Como benquisto pelo dito popular “mar calmo não faz bom marinheiro”. Ou seja, só chega ao topo as empresas que superam os desafios diários.
Só de janeiro a abril de 2021 o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) abriu mais de 69 mil vagas. Com isso, superou em apenas quatro meses os números do ano passado.
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) fez um estudo no qual aponta que de 2019 a 2024 seria necessário, em média, contratar 70 mil pessoas por ano para suprir as necessidades do segmento.
O levantamento da Acate deste ano demonstra que as funções mais buscadas pelas organizações são: desenvolvedor Full Stack (22,63%), Back-End (18,43%) e Front-End (12,48%). Seguido por por analista de serviços/suporte TI (7,42%) e analista de negócio (5,89%). Então, veja o gráfico abaixo e entenda:
Não precisa ir tão longe, perceba que numa simples pesquisa no LinkedIn a área da tecnologia é disparada a mais cobiçada.
Talvez potencializada pela crise global que fez intensificar o foco na usabilidade e na experiência dos serviços e soluções.
Enganam-se aqueles que apostam apenas no RH para garantir a atração dos candidatos às vagas. Aliás, o trabalho é universal!
A gestão que está por trás da vaga deve estar presente do início ao fim do recrutamento. Certamente isso vale também para o CIO da empresa que, sem sombra de dúvidas, pode evitar escolhas não compatíveis com as estratégias da companhia.
O profissional certo está no grau de investimento que as organizações estão dispostas a pagar. Embora pensarmos em qualidade, obviamente o retorno vem em questão de tempo.
Lembre-se: o pensamento de que apenas um bom salário paga tudo é coisa do passado, oferte experiência ao candidato.
Portanto, garanta uma estrutura digna para valorizar a performance do colaborador. A partir de um processo bem desenhado é quase certo que ele vai embalar.
Assim, promova ações de pertencimento e de qualidade como:
As organizações precisam entender que o conhecimento que elas exigem podem ser aperfeiçoados a partir de parcerias. Existem diversas certificações solicitadas aos candidatos, como a PMP, AWS Certified Solutions Architect, Google Cloud Platform (GCP), Scrum Master e outros.
Então, por que não tentar uma parceria ou convênio com as grandes instituições?
Com este plano de capacitação é possível atrair especialistas com ampla “bagagem” ao negócio. Além disso, consegue ofertar um campo de oportunidades internamente aos colaboradores.
Sobretudo, lembre-se que antes de quaisquer aspectos tecnológicos existem pessoas. Quem cria, desenvolve, vende e propaga são elas.
Porque, hoje, os profissionais querem atuar com o espírito de pertencimento. Isso quer dizer que eles sabem em quais causas a organização está ligada, como temas de diversidade, equidade e inclusão do colaborador.
De fato, o RH provou que é estratégico, além de encontrar talentos que agreguem valor à aceleração digital e os processos internos.
Na busca pelo match entre empresa e candidato é sempre importante contar com um sistema eficiente. Sendo assim, com ele é possível desburocratizar e dar o foco no que realmente importa, o ser humano.
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