fbpx
Leia também

Capital Humano em Empresa – Como Funciona?

O capital humano em empresa é um dos departamentos mais importantes, já que concentra a essência de qualquer organização. No post de hoje, vamos descobrir porque este setor é tão importante e como ele funciona.

Capital humano em empresa: um termo nem tão recente assim

Mesmo que pareça ser recente, o termo capital humano foi cunhado em 1950, por Theodore W. Shultz. Segundo ele: 

“Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho de modo a produzir valor econômico.”

Por isso dizemos que este departamento é a essência das empresas: porque integra todos os talentos que fazem parte da companhia. E também porque estes talentos trazem retornos econômicos às companhias.

Importância do capital humano em empresa

Já pensou que todo o conhecimento, talento e toda a experiência apreendida por seus colaboradores é fundamental para a empresa? Afinal, a forma como os funcionários realizam suas tarefas, as habilidades que eles possuem, é que determina a performance da companhia. 

Então, gerenciar e acompanhar de perto estes talentos é essencial não somente para avaliar a evolução dos funcionários. Oferece também a oportunidade de descobrir como auxiliar os trabalhadores a incrementar suas aptidões, enriquecendo as equipes. É importante, ainda, para descobrir formas de retê-los, e assim evitar perder colaboradores valiosos.

Vantagens de se valorizar 

Dar a devida importância a esse assunto traz inúmeras vantagens para as companhias. Entre elas:

  • Redução dos erros de execução, uma vez que os profissionais estarão sempre se aprimorando. Com isso, encontrarão constantemente formas mais eficientes de realizar suas atividades rotineiras.
  • Como consequência deste constante aprimoramento, a produtividade também melhora. Isso porque, realizando as tarefas de forma eficiente, pode-se fazer sempre mais e melhor.
  • O capital humano como oportunidade para incrementar as habilidades e competências dos profissionais gera maior engajamento. Afinal, os funcionários sentem-se mais valorizados e motivados quando percebem que a empresa investe na ampliação de suas aptidões.

Como gerenciar 

Acompanhar e gerenciar o capital humano em empresa pode ser uma tarefa complicada. E a dificuldade aumenta conforme o número de funcionários: quanto maior o quadro, mais difícil administrar.

Para facilitar e otimizar este gerenciamento, portanto, contar com um sistema de gestão integrada pode ser fundamental.

Como o StarSoft Applications Desenvolvimento Organizacional. Com ele, é possível fazer o controle e análise de competências de forma prática e simples. O sistema ainda oferece a funcionalidade avaliação de desempenho, além de controle e análise de treinamento.

Quer conhecer melhor cada funcionalidade deste sistema e saber como ele pode ser útil para o capital humano em empresa? Entre em contato ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.