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Cultura Empresarial: Como Definir, Implementar e Reforçar

Transforme sua empresa: descubra os passos fundamentais para criar, implementar e fortalecer uma cultura empresarial forte.

cultura empresarial

Definir, implementar e fortalecer a cultura empresarial é o mesmo que esculpir a identidade de uma empresa. Ou seja, trata-se de uma tarefa essencial para garantir um posicionamento sólido e competitivo no mercado.

Mesmo que a importância cultural seja amplamente conhecida entre os empreendedores, difundir valores, comportamentos e práticas no cotidiano de um negócio quase sempre é uma tarefa desafiadora. 

Se você já enfrentou dificuldades nesse caminho, saiba que não está sozinho. A boa notícia é que basta ter clareza sobre o tema e suas particularidades para ter sucesso nesta jornada.

Para te ajudar, criamos este artigo com os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o assunto. A seguir, entenda melhor qual a importância da cultura organizacional, seus pilares, principais tipos e o que considerar ao gerenciá-la. Confira!

Qual é a importância de uma cultura empresarial?

A cultura de uma empresa é formada pelo conjunto de valores, crenças, hábitos e comportamentos que permeiam o seu ambiente. 

Ou seja, ela corresponde às características que formam a identidade da organização, moldada a partir da forma com que ela se posiciona, seus profissionais interagem e seus processos são conduzidos.

Uma cultura empresarial bem estruturada é indispensável para um ambiente de trabalho saudável e guiado por um bom clima organizacional.

Afinal, ela estabelece os princípios e valores que norteiam o cotidiano do negócio, garantindo alinhamento à gestão, engajamento junto aos colaboradores e, consequentemente, mais eficiência às operações e satisfação às pessoas. 

Tipos de cultura organizacional

De acordo com Charles Handy, autor e filósofo irlandês especializado em cultura empresarial e gestão, os aspectos culturais de uma empresa podem se manifestar por meio de quatro tipos distintos. São eles: 

  • Cultura de poder: é aquela centralizada nas lideranças, mais comum em negócios menores, onde o proprietário costuma controlar todas as características organizacionais. Por mais que a hierarquização incentive o cumprimento de metas, ela limita a autonomia dos talentos e, consequentemente, suas contribuições;
  • Cultura de pessoas: orientada ao coletivo, essa cultura valoriza todos os seus membros, não importa qual seja a função. Marcada por políticas de incentivo e desenvolvimento profissional, ela favorece um clima organizacional mais positivo. Assim, consegue atrair e reter os melhores talentos;
  • Cultura de tarefas: focada em projetos e nas suas entregas, essa cultura é pautada pela criatividade e colaboração, orientando todas as ações que precisam ser feitas. Isso gera mais motivação e autonomia para os talentos, mas também pode ocasionar complicações para empresas que precisam monitorar diversas equipes;
  • Cultura de papéis: ao contrário do tipo anterior, ela é determinada pelo papel cumprido pelo colaborador. Ou seja, cada cargo deve focar apenas nas suas atribuições específicas. Apesar da clareza, os processos são muito engessados, pouco abertos à inovação e favoráveis à acomodação da equipe.

Características de uma boa cultura organizacional

Basta entender o que é cultura empresarial para ter consciência de que ela varia entre cada organização. Afinal, todo negócio possui valores e particularidades que os tornam únicos. 

Entretanto, quando tratamos sobre culturas organizacionais fortes e eficazes, é comum que todas elas tenham algumas características em comum. Veja quais são e verifique se elas estão presentes no seu negócio: 

  • Motivação: a cultura organizacional e a motivação sempre devem andar lado a lado. Os princípios que guiam um negócio influenciam o cotidiano dos colaboradores, sendo crucial conectá-los com o espírito da equipe para garantir engajamento e satisfação;
  • Foco nas pessoas: além da identidade do próprio negócio, as pessoas são um recurso valioso. Cabe à empresa zelar por elas, suas contribuições e bem-estar. Afinal, sem indivíduos não existem valores a serem mantidos; 
  • Competitividade: os princípios, atitudes e atividades realizadas pelos colaboradores são o que destacam a identidade e o posicionamento de uma empresa. A coesão cultural impulsiona a imagem da organização, tornando-a mais atrativa e competitiva;
  • Tolerância: embora seja fundamental prevenir falhas e erros, é essencial entender que eles são inevitáveis. Em uma cultura saudável, eles são encarados como oportunidades de aprendizado e uma etapa rumo ao sucesso que fortalece o coletivo;
  • Inovação: mais que uma expressão da moda, inovar é dar abertura a novas ideias e soluções em prol do negócio e das pessoas. Integrada à cultura, a inovação fomenta a participação e a iniciativa, impulsionando a resiliência e o crescimento organizacional.

Qual o tipo de cultura organizacional mais adequada para minha empresa?

A definição da cultura empresarial mais adequada para a sua empresa está ligada à compreensão de sua atual identidade e aspirações futuras. 

Para responder a essa pergunta, primeiro é crucial analisar a definição da missão, valores e visão da organização, optando pelo modelo que melhor se alinhe à sua realidade e aos seus objetivos.

Por exemplo, se você deseja uma cultura que valoriza a criatividade dos talentos, não pode manter uma cultura de liderança centralizada. Da mesma forma, se você lida com muitos processos, não faria sentido ter a autonomia como um aspecto cultural.

Além de ater-se a esses aspectos, preste atenção nos seguintes fatores ao implementar e fortalecer sua cultura empresarial:

  • Defina os princípios da organização: estabeleça claramente a missão, visão e valores da empresa. Essa base proporciona direção e um conjunto compartilhado de princípios;
  • Esclareça regras de conduta: seja transparente quanto às expectativas comportamentais. Uma cultura eficaz requer clareza para que todos estejam alinhados;
  • Busque o envolvimento dos colaboradores: incentive a participação ativa. Ouça as perspectivas das pessoas e integre o feedback na cultura organizacional;
  • Preze pelo exemplo: as lideranças são cruciais na difusão da cultura. Demonstre os valores desejados no dia a dia e reconheça práticas alinhadas com a cultura pretendida.

Veja também: Gestão de desempenho: Conheça um novo jeito para monitorar a performance dos times

Conclusão e Perguntas Frequentes 

Vital para a identidade e competitividade de qualquer negócio, uma cultura forte depende de um entendimento profundo sobre suas próprias características e do comprometimento contínuo em fortalecer princípios que ressoem com todos os membros da organização.

Conte com as soluções inovadoras e com a experiência comprovada de People by StarSoft para promover uma gestão eficaz da sua cultura empresarial.

Com nossa plataforma, você pode aplicar avaliações de desempenho, fazer pesquisas de clima, acompanhar indicadores em tempo real e muito mais. 

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Ainda ficou com alguma dúvida? Então, dê uma olhada em nossas perguntas frequentes:

Como lidar com resistências significativas por parte dos colaboradores durante a implementação de uma nova cultura empresarial, e quais estratégias eficazes podem ser aplicadas para superar essas resistências?

Para lidar com resistências, é essencial prezar pelo envolvimento dos colaboradores, comunicar-se de forma transparente e reconhecer práticas alinhadas à cultura implementada.

Em cenários de fusões e aquisições, como integrar e alinhar as culturas empresariais de maneira eficaz, especialmente quando são distintas e podem gerar conflitos entre equipes?

O caminho ideal é definir os pontos comuns entre as duas culturas e unificá-los, promovendo uma comunicação aberta e a integração de toda a equipe no processo.

Quais são os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes para avaliar o sucesso a longo prazo de uma cultura empresarial forte, e como esses KPIs podem ser adaptados a diferentes setores e contextos organizacionais?

A cultura empresarial pode ser medida por meio de KPIs de engajamento, taxa de retenção, inovação e satisfação, entre outros, adaptados às especificidades de cada setor.

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