A computação em nuvem já é uma realidade para muitas empresas, e isso ocorre desde organizações menores até as maiores. Entre as de médio porte, 90% dos gestores já optaram por esse recurso, segundo o estudo “Global Technology Adoption Index”. A nuvem, como é conhecida popularmente, também está inserida na vida das pessoas trazendo benefícios. Assim, os indivíduos utilizam em […]
A computação em nuvem já é uma realidade para muitas empresas, e isso ocorre desde organizações menores até as maiores. Entre as de médio porte, 90% dos gestores já optaram por esse recurso, segundo o estudo “Global Technology Adoption Index”.
A nuvem, como é conhecida popularmente, também está inserida na vida das pessoas trazendo benefícios. Assim, os indivíduos utilizam em celulares, tabletes e computadores domésticos.
Ou seja, o armazenamento online já está inserido em grande parte do cotidiano das pessoas.
Para as corporações, as vantagens são ainda maiores. A nuvem já é uma tendência capaz de transformar os processos de trabalho para melhor, ampliar os resultados e elevar o crescimento.
Neste artigo, vamos explicar como a nuvem impulsiona os negócios e por que isso acontece!
Ainda em 2008, a revista inglesa The Economist já indicava que a tecnologia estava se transformando em uma ‘nuvem acessível em qualquer lugar’. A afirmação foi publicada na reportagem “Let it Rise”, que também citava como essa computação iria mudar profundamente a forma como as empresas e pessoas iriam trabalhar.
Bom, tal informação realmente aconteceu e, hoje, em pleno 2021, a computação em nuvem tem grande relevância para as pessoas e organizações.
Mas, naquela época, a nuvem ainda estava em processo de popularização. Os gestores utilizam uma tecnologia “parecida”, mas ainda estavam presos a servidores com menor capacidade.
Por mais que os servidores começaram a ser comercializado em 2008, eram pouco escaláveis, tinham pouca capacidade de gerenciamento, armazenamento e processamento dos dados.
Esse cenário foi começar a ser modificado somente anos depois. Em 2013, empreendedores passaram a aceitar mais essa tecnologia.
Foi quando líderes de empresas de pequeno, médio e grande porte gradativamente adotaram a tecnologia.
Então, com gestores adaptados e gerando resultados positivos a partir da nuvem, demais empreendedores passaram a investir e desenvolver serviços em nuvem, como a Amazon, Google e Adobe, por exemplo.
Com isso, a Cloud Computing demonstrou ser uma tecnologia surgiu. Assim, gestores mudaram a forma de fazer negócio e transformaram setores das organizações.
Conforme o relatório The Global Risks Report 2020, a nuvem já é considerada a 4ª Revolução Industrial. E, ainda segundo esse estudo do Fórum Econômico Mundial, a computação em nuvem deve crescer ainda mais nos próximos anos. Até 2025, o investimento nessa solução pode chegar a US$ 623 bilhões.
A nuvem tem diferentes utilizações, de acordo com as necessidades de cada negócio. Assim, empreendedores podem utilizar as principais soluções:
Armazenamento em nuvem: possibilita que usuários armazenem arquivos, gerenciem os dados, sincronizem o compartilhamento e realizem backup dos arquivos;
Plataforma de Serviço: é um ambiente estruturado em nuvem, que permite que os profissionais desenvolvam, testem e gerenciem aplicações;
Cloud Backup: neste, os usuários utilizam o serviço em caso de falhas, ataques ou perdas de arquivos;
Por ser uma tecnologia escalável e rentável, gestores investem em computação em nuvem por ela trazer retornos consideráveis no dia a dia das empresas.
Além disso, esse recurso consegue modificar a maneira como profissionais de TI atuam na área. Dessa forma, esses profissionais atuam com mais estratégia.
Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, gestores de pequenas e médias empresas utilizam serviços em nuvem e apresentam crescimento de 26%, e 21% em seus negócios.
Neste sentido, esses líderes acabam proporcionando rentabilidade para as empresas e negócios.
Mas, a nuvem proporciona outras maneiras de otimização dos negócios. Portanto, empreendedores e gestores conseguem promover:
Conforme levantamento da TNS Research, gestores tendem a faturar até 53% mais, pois investem em inteligência de dados .
Isso ocorre porque essas lideranças tornam as organizações mais competitivas. A partir da digitalização dos processos, líderes acabam modificando a forma como criam e entregam produtos/serviços.
Tempo é dinheiro, certo? Pois muito bem, gestores otimizam seu tempo a partir do uso da computação em nuvem otimiza.
Ademais, os colaboradores conseguem também melhorar a atuação e as equipes de maneira geral.
Acontece que, com essa tecnologia, líderes promovem processos mais ágeis. Por consequência, os profissionais não dedicam horas de seu tempo em backup.
Outro benefício é a ausência de equipamentos para transferir dados. Tudo acontece em tempo real!
Por conta dos modos de segurança da informação e criptografia dos serviços em nuvem, os dados transitam com proteção entre os diferentes setores das empresas.
Isso facilita a integração dos dados e das áreas, além de assegurar que todas as informações não sejam exportadas sem autorização prévia.
Tal funcionalidade evita roubo e/ou perda de dados. Impede também crimes da internet que, infelizmente, ainda acontecem.
Existem inúmeras tecnologias e, conforme investimentos, esse leque de opções será elevado. Contudo, hoje, a maioria dos fornecedores de computação em nuvem trabalham com as seguintes soluções:
Software como serviço (SaaS): neste modelo, gestores não precisam se preocupar manutenção e atualização, pois já adquire tudo de um único fornecedor, inclusive o software.
Função como serviço (FaaS): assim, usuários executam e gerenciam tudo por meio de plataformas que não precisam de uma infraestrutura gigantesca. O serviço é associado, geralmente, a aplicativos.
Containers como serviço (CaaS): a partir dessa tecnologia, os profissionais de ti podem organizar, rodar e escalar soluções.
Infraestrutura como serviço (IaaS): disponibiliza toda a estrutura por meio da internet. Dessa forma, os empreendedores não se preocupam com gerenciamento físico.
Plataforma como serviço (PaaS): esse é um modelo de nuvem que proporciona uma plataforma 100% online. Por conta disso, gestores e usuários trabalham online e excluem a necessidade de uma infraestrutura física e até mesmo própria.
Bom, como pudemos constatar, a computação em nuvem é uma tendência que irá crescer e impactar positivamente nos negócios.
Dessa forma, gestores, empreendedores e profissionais de maneira geral têm investido cada vez mais nessa tecnologia.
Gostou desse conteúdo? Há outros artigos e materiais sobre nuvem em nosso blog!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital