Fazer um controle vai muito além de saber o quanto foi gasto. Principalmente quando falamos de combustíveis, os quais variam seus preços com frequência.
A Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), divulgou que o preço médio da gasolina nas bombas, em 2018, ficou em R$ 4,344 por litro, e o do diesel, em R$ 3,451, alta de 5,97% e 3,75%, respectivamente. Isto, sem contar, que varia de acordo com a região do país.
O combustível é uma despesa essencial e é um dos principais gastos das empresas que trabalham com frotas. Por isso, em meio as variáveis que este produto tem e a sua importância no segmento, separamos 9 dicas para economizar no transporte:
-
Software de gestão de frota
Desde o desempenho dos veículos, motoristas, manutenção e combustíveis, a melhor forma de fazer a gestão de combustível é com o apoio de um sistema. Como o módulo gestão de frotas da StarSoft. Separamos estes benefícios de um sistema integrado, neste post.
-
Parcerias
Depois de definir quais fornecedores apresentam qualidade nos produtos, busque parcerias comerciais. Assim, sua empresa pode conquistar prazos diferenciados, menores preços e controles aprimorados, como o envio de relatórios, entre outros.
-
Manutenção
Para um equipamento ter o melhor desempenho, ele precisa estar em ótimo estado. Isso inclui o quanto de combustível é consumido. Desde as manutenções preventivas até fatores como uma simples calibragem dos pneus, por exemplo, podem ter impacto direto no consumo.
-
Conheça cada veículo e motorista
Cada veículo e cada condutor apresentam características diferentes. Conhecer e determinar o melhor arranjo permite identificar quais as situações de melhor desempenho e economia.
-
Previsão de gastos
Cruze os dados de preço gasto e a quantidade consumida, assim é possível ter uma projeção realista do custo para os meses seguintes, mesmo com variação no valor. Lembre-se de levar em conta alguns fatores como sazonalidade, aquisição de novos clientes, perspectiva de crescimento, previsão de demanda, eventos relevantes e outros.
-
Frota homogênea
Claro que é difícil ter uma frota com todos os veículos iguais, mas, quanto mais padronizada, mais fácil será para identificar os parâmetros e garantir o menor consumo e a maior produtividade.
-
Capacitação da equipe
Assim como equipamentos, os motoristas e colaboradores também precisam de atualizações. Por isso, investir em boas condições de trabalho, segurança e treinamentos ajudarão a reduzir ou eliminar maus hábitos.
-
Rotas
A meta é aliar a proximidade dos destinos com as datas, horários, estado das rodovias, sinais de trânsito, engarrafamentos etc. Reduzir a distância percorrida pelos veículos e otimizar o tempo, influenciam diretamente no consumo de combustível.
-
Reduza o tempo ocioso
Os veículos que costumam operar em marcha lenta ou estão parados por muito tempo tendem a apresentar um maior consumo de combustível.
Quer ter todas estas informações em um só lugar? Acesse o site para descobrir como a StarSoft pode te ajudar na gestão de combustível da sua frota.