Como diagnosticar se o seu RH já se tornou digital O digital é sem dúvida um dos temas principais, senão o dominante, do nosso tempo. O motor central da era digital é o desenvolvimento tecnológico, ou seja, os recursos para evolução estão cada vez maiores e mais rápidos. Isso requer uma adaptação ou mesmo um […]
O digital é sem dúvida um dos temas principais, senão o dominante, do nosso tempo. O motor central da era digital é o desenvolvimento tecnológico, ou seja, os recursos para evolução estão cada vez maiores e mais rápidos. Isso requer uma adaptação ou mesmo um novo avanço em modelos e processos de negócios, o que para muitas empresas significa focar em transformação estratégica, organizacional e sociocultural de longo alcance.
O trabalho do RH digital é moderno e voltado para o futuro. São inúmeras ações aplicadas dentro e fora da gestão de colaboradores que tornam os processos mais estratégicos, os quais não apenas modificam os métodos de trabalho, como também a compreensão do papel do setor de Recursos Humanos.
E este é o momento crucial para entender como diagnosticar se o seu RH já se tornou digital. Uma influência decisiva no sucesso dos negócios.
O RH Digital é uma otimização de processos que utiliza tecnologias sociais, móveis, analíticas e de nuvem com objetivo de tornar o RH mais eficiente, eficaz e conectado. Em outras palavras, é uma mudança tectônica na forma como os Recursos Humanos funcionam.
No entanto, apenas a aplicação de novas tecnologias não o torna atualizado. O RH Digital também deve alinhar cultura, talento, estrutura e processos para equilibrar eficiência e inovação. É preciso também sustentar o impacto mensurável na organização, em sua totalidade, conforme se transforma continuamente. Assim, a jornada digital de RH de qualquer empresa envolve quatro fases:
Eficiência do RH
Nessa fase, as empresas investem e constroem plataformas de tecnologia, que gerenciam de forma eficiente os processos de recursos humanos.
Eficácia do RH
Nesta fase, a tecnologia é utilizada para atualizar as práticas de pessoas (recrutamento, treinamento), gestão de desempenho, comunicação e trabalho.
Informações
Nesta fase, as informações são compartilhadas para impacto nos negócios. Os dados são acessíveis, as informações internas são combinadas com as externas, e a análise de pessoas é aproveitada para criar insights relevantes para a empresa.
Conexão/Experiência
Na fase final, o RH digital é aproveitado para criar conexão entre as pessoas. Redes sociais são potencializadas, experiências são criadas e a tecnologia unida à gestão permite um sentimento mais forte de pertencimento.
Como regra geral, qualquer transformação de RH, seja digital ou não, deve ocorrer com um objetivo claro em mente. Tem que fazer sentido para os negócios.
Ainda assim, com muita frequência, as empresas parecem ceder à pressão dos colegas. Afinal, todos os seus concorrentes já estão digitalizados, então é a hora de fazer algo semelhante para se digitalizar também. Mas, digitalizar apenas por digitalizar e se assimilar aos outros não é uma boa ideia.
Afinal, isso leva à implementação de tecnologias que não atendem às reais necessidades do negócio. É por isso que surge o questionamento: como diagnosticar se o seu RH já se tornou digital?
Tudo parte do propósito dessa transformação.
Para se manterem atualizados e relevantes, os gestores de recursos humanos devem entender essas mudanças e se adequarem às novas medidas, para garantir que tenham as habilidades necessárias a fim de ter sucesso na nova realidade digital.
Afinal, são muitos os benefícios relacionados à digitalização do RH, e, destacamos entre eles:
● Rapidez: a facilidade com que uma solução digital otimiza a atuação dos colaboradores;
● Simplicidade: quão fácil é usar a solução;
● Diminuição de tarefas repetitivas: como ele libera tempo para se dedicar a atividades mais criativas;
● Anonimato: como, embora a coleta de dados seja a norma, em algumas áreas (como as pesquisas de feedback e engajamento entre colaboradores), os dados são coletados anonimamente, para ajudar a identificar tendências e opiniões populares dentro de uma organização.
Além disso, o RH Digital é capaz de fornecer aprendizado a partir de demanda e por meio de vários canais nas atividades diárias. Com isso, os indivíduos de sua equipe aprendem com mais eficiência, em tempo real e com contextos reais. Esse aprendizado é altamente imersivo, interativo e individualizado, ajudando os colaboradores em suas atividades diárias no contexto de seus cargos e fazendo com que se sintam confortáveis com as novas mudanças.
Às vezes, a ideia do RH Digital pode parecer excelente e ao mesmo tempo assustador, especialmente quando se trata de como dar o primeiro passo em direção à transformação. Contudo, é possível tornar esse início mais fácil. Para isso, é necessário tomar algumas decisões, que são:
1. Estipular uma meta clara;
Mais uma vez, antes de partir em uma grande jornada de transformação como gestor de recursos humanos, é fundamental em primeiro lugar estabelecer uma meta claramente definida, que faça sentido do ponto de vista dos negócios representados por sua organização. Em relação aos Recursos Humanos, essa meta pode envolver a resolução de problemas constantes que os colaboradores enfrentam, e também as atividades do cotidiano do RH.
É por isso que, em um processo de digitalização do RH, o foco deve estar sempre no colaborador como usuário final. É também nesta fase onde você deve permitir a seus trabalhadores testarem qualquer nova tecnologia por conta própria, antes de implementá-la.
2. Coloque ‘’todos a bordo’’;
Isso significa todas as partes interessadas, desde colaboradores até o alto escalão e todos os intermediários. Quando se trata de uma transformação digital de RH – algo que afetará toda a organização – você precisa de todo o suporte que puder obter, para que se torne um sucesso.
O seu RH Digital já está unificado? Se não está, examine-o o suficiente e tome as providências necessárias para que isso ocorra.
3. Descomplique processos;
É fundamental sempre começar simples e fácil. Observe as áreas de seus processos de RH que poderiam passar por uma reforma digital. Nesse caso, será avaliado as tarefas de seleção e recrutamento, gestão de folha de pagamento, integração de novos colaboradores, desenvolvimento, entre outras atividades.
Depois, fale sobre isso com todos os integrantes das equipes e membros do alto escalão. Pode ser feita também uma pesquisa, então pergunte o que eles acham que deve ser uma prioridade. Essas ações já significam um passo fundamental para um RH preparado para o futuro, baseado em dados e em programas personalizados com diretrizes de IA.
4. Priorize ideias;
Sem dúvida, pensar sobre essa mudança e recolher opiniões da equipe resultará em uma longa lista de ideias. Então, priorize as sugestões com base no impacto e esforço.
O primeiro significa o impacto comercial da digitalização das ideias e o último significa o tempo e dinheiro que seriam necessários para realmente tornar as ideias digitais. Comece com as de alto impacto e baixo esforço. Elas o ajudarão a desenvolver o RH Digital muito mais rapidamente.
5. Avalie o desempenho; como que ele está?
Tentar implementar tecnologias digitais é ótimo, mas não faz muito sentido para os negócios se não ampliar a visão para seus resultados. Portanto, é necessário avaliar criticamente o que funciona e o que não funciona. Afinal, a única maneira de avançar é resolvendo problemas reais com soluções tecnológicas que realmente resolvam esses problemas.
6. Entender como a cultura é importante;
A tecnologia digital por si só não é suficiente para uma transformação de RH. Muito menos um desenvolvimento digital em uma organização inteira. Essa mudança é sobre a mentalidade de todos os envolvidos e, talvez, até mais que isso. Essa é uma ação que tem tudo a ver com a cultura da sua empresa.
Desde as novas pessoas que você encontra, passando por sua força de trabalho atual, uma mentalidade digital – no sentido mais amplo da palavra – é essencial para uma transformação cultural bem-sucedida.
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