Avaliar os colaboradores é uma tarefa que precisa fazer parte das estratégias das empresas. Não há como manter uma sinergia e excelentes resultados sem a constante análise e adequação da equipe. No entanto, faz parte do processo salvaguardar as informações para serem utilizadas posteriormente. Por inúmeros motivos, as análises precisam ser arquivadas, principalmente para organizar […]
Avaliar os colaboradores é uma tarefa que precisa fazer parte das estratégias das empresas. Não há como manter uma sinergia e excelentes resultados sem a constante análise e adequação da equipe. No entanto, faz parte do processo salvaguardar as informações para serem utilizadas posteriormente.
Por inúmeros motivos, as análises precisam ser arquivadas, principalmente para organizar os documentos, para comparar informações, realizar o balanço anual de resultados dos times, entender considerações sobre os líderes, entre outras funcionalidades.
Então, como documentar a avaliação de desempenho? Essa é uma questão que provoca dúvidas nos gestores, visto que muitas empresas ainda sentem dificuldade para arquivar outros registros.
Por conta da digitalização dos processos, as organizações ainda estão se adaptando e convertendo documentos físicos em digitais. Similarmente acontece para armazenar as análises de seus profissionais.
Para compreender melhor o assunto e saber como arquivar suas avaliações, leia este conteúdo até o final!
Com intuito de fazer a análise individual dos colaboradores ou da equipe inteira, a avaliação de desempenho é uma ferramenta capaz de mensurar resultados, produtividade, expectativas e outros fatores que são importantes para o RH e para a organização, pois consegue compreender o sucesso das ações.
Além disso, sem dúvidas, esse método de avaliação do time é uma das diversas maneiras de melhorar os resultados comerciais que mais promove benefícios. Isso ocorre porque é capaz de entender o trabalho da equipe por meio de dados. E a análise de desempenho é, sem dúvida, uma delas.
Entende-se o método como uma análise sistemática do desempenho de cada profissional em suas respectivas funções e atividades, com objetivo de mensurar resultados, cumprimento de metas e potencial de desenvolvimento. Essa explicação é de Idalberto Chiavenato, consultor em gestão de pessoas.
Vale citar que, atualmente, o RH pode utilizar alguns métodos de avaliação de desempenho, que são: 90°, 180° e 360°. Existem também alguns modelos, como: Nine Box, PDI, OKR. Sobre os modelos, primeiro é importante compreender a estrutura da análise dos profissionais para depois escolher a melhor para sua empresa.
Então, vemos a importância da análise dos colaboradores para os negócios. Por isso, o RH precisa manter os registros organizados, desde os individuais aos coletivos.
Agora, veja como documentar a avaliação de desempenho de maneira assertiva!
Primeiro, o RH vai ter que criar estratégias com gestores e líderes, para que desenvolvam um uma periodicidade, métodos, como esses líderes irão aplicar as avaliações de desempenho e como vão transmiti-las para os recursos humanos.
Por isso, é fundamental alinhar detalhes e entender as melhores estratégias para executar a tarefa com todos os colaboradores de maneira assertiva.
Alguns exemplos de definições são: periodicidade; ferramentas; grupos de avaliação; escolha de gestores; esclarecimentos e outros.
Para documentar e salvar as avaliações, antes a equipe de RH e gestão precisam revisar algumas informações, para que estejam corretas no momento do armazenamento.
Estabeleça também prazos para o colaborador quando ele também faz parte das análises. Vimos que o modelo 180° traz essa possibilidade. Então, envolva os profissionais nessa definição de prazos.
Um exemplo de cronograma apresenta áreas que têm prioridade:
Uma das estratégias que RH e gestão podem implementar é estabelecer qual será o período de intervalo entre uma avaliação e outra.
O mais indicado é que as avaliações individuais sejam feitas a cada três meses, enquanto a coletiva ocorra mensalmente, pois verifica também o resultado das ações do setor como um todo.
A avaliação trimestral de cada colaborador faz com que tenha mais oportunidades de fazer as melhorias necessárias antes da avaliação anual, que costuma ser mais aprofundada.
Com esses detalhes já definidos, o próximo passo é estabelecer os métodos e ferramentas para organizar os arquivos. Então, o ideal é que seja realizado:
O importante é que haja o máximo controle de tudo que é desenvolvido no processo de avaliação. Tenha cuidado e cautela. Portanto, a padronização é um meio de manter essa organização.
Todas as estratégias e atividades acima são essenciais. Assim, a tecnologia entra nesse processo como aliada, como uma ferramenta necessária para fazer com que a avaliação de desempenho seja documentada seguindo novos parâmetros.
Hoje, todos os processos empresariais se tornaram digitais, principalmente os administrativos. Desse modo, o RH escolhe plataformas digitais que auxiliam no armazenamento dos documentos.
A utilização do sistema de gestão de RH moderniza e otimiza o setor. Além disso, proporciona suporte à equipe, já que contribui para armazenamento seguro, revisão facilitada do conteúdo, organização inteligente e ágil, entre outras possibilidades.
As soluções da People by StarSoft agilizam as tarefas dos recursos humanos. Uma delas é a documentação das avaliações de desempenho.
Portanto, com a ferramenta de gestão de talentos, a equipe do RH consegue registrar as informações com facilidade por meio do módulo de Avaliação de Desempenho. As principais atividades são:
Então, para conhecer as soluções do sistema de gestão de RH da People by StarSoft, entre no portal e veja todas as funcionalidades que os módulos proporcionam.
Fale também com nossos especialistas!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital