É natural que empreendedores tentem diminuir custos, a fim de investir o dinheiro em áreas relevantes na empresa. E essa prática também incluí reduzir o custo contábil.
Principalmente uma crise, seja interna ou externa, impulsiona gestores a procurarem meios de aplicar melhor o dinheiro da empresa e reduzir custos, mesmo com atividades regulares.
Por isso, iremos te explicar como reduzir custo o contábil e, ainda assim, deixar o setor eficiente para os negócios. Leia o conteúdo até final, que deixamos uma dica extra!
Faça um mapeamento dos processos para reduzir custos contábeis
A princípio, como uma atividade introdutória, gestores e profissionais podem começar a reduzir o custo contábil por meio do mapeamento dos processos.
Essa prática também é conhecida por inventário de processos, que visa elencar as atividades fundamentais e descartar aquelas que acabam atrapalhando colaboradores, agregando custos e tirando o tempo que poderia ser utilizado em atividades mais lucrativas.
Então, mapeei quais tarefas, de fato, geram receita e que quais realmente geram resultado para seu setor contábil para o próprio negócio. Por isso, tenha uma ampla visão dos processos, como eles são executados e se pode sofrer ajustes no orçamento.
Leia também: Como otimizar os processos fiscais da sua empresa?
Reduza o uso de papel
Conforme uma pesquisa da empresa Opinion Box, 54% dos entrevistados preferem consumir de organizações que se preocupam com o meio ambiente. Ou seja, além de reduzir custos com impressão de documentos, ainda é possível melhorar a imagem externa.
Portanto, para reduzir o custo contábil, as empresas podem (e devem) iniciar a transição do uso de papel para o uso de documentos digitais, como holerite, admissão, termos e etc.
Cumpra os prazos das obrigatoriedades para evitar multas
Multas e demais sanções são custos adicionais que fazem total diferença na hora de fechar as contas do mês. Além disso, são gastos que desmotiva demais o setor contábil e os negócios.
Por isso, gestores e líderes precisam orientar os profissionais contábeis a seguirem os prazos corretos de cada obrigação acessória e evitar prejuízos por atrasos.
E, se os profissionais da empresa não tiverem atenção ao lançar informações e zelar pelas datas limites, não tem como reduzir o custo contábil dessa maneira. Por isso, siga as regras.
Automatize processos e atividades
Quando pensamos no setor de contabilidade das empresas, é comum associar a atividades bastante burocráticas e demoradas. De fato, essa é uma área que lida com tarefas importantes.
Entretanto, por meio da automação, a contabilidade não precisa mais ser uma área burocrática e custosa. As ferramentas de automação promovem agilidade, redução de custos e liberam os colaboradores para tarefas mais estratégicas.
Um ótimo exemplo de automação é o ERP – “Enterprise Resource Planning”, que digitaliza processos, aceleração a execução de tarefas, garante precisão e, como o próprio nome sugere, automatiza atividades burocráticas.
Assim, com esse sistema de gestão empresarial, é possível reduzir o custo contábil, reduzir o tempo gasto nessas atividades e utilizar melhor os profissionais da área a favor dos negócios.
Conte com o auxílio de tecnologias facilitadoras para reduzir custos contábeis
Além do software de automação, o setor de contabilidade pode contar com o auxílio de outras ferramentas e tecnologias facilitadores, são elas:
- Computação em nuvem, especialmente para armazenamento virtual;
- Ferramentas de desenvolvimento e envio de documentos digitais;
- Sistemas que automatizam o registro de entradas e saídas;
- Software para folha de pagamento;
- Ferramentas de controle de notas;
E demais tecnologias que reduzem gastos com contabilidade e auxiliam na eficiência do setor, impactando diretamente nos negócios.
Conheça nosso Blog e acesse outros conteúdos sobre tecnologia, obrigatoriedades e tendências!