fbpx
Leia também

SPED Fiscal – Alterações na obrigatoriedade do Bloco K e na Retificação – Ajuste Sinief

leia mais

Como reduzir o custo contábil? Aprenda a aplicar na sua empresa

É natural que empreendedores tentem diminuir custos, a fim de investir o dinheiro em áreas relevantes na empresa. E essa prática também incluí reduzir o custo contábil. 

Principalmente uma crise, seja interna ou externa, impulsiona gestores a procurarem meios de aplicar melhor o dinheiro da empresa e reduzir custos, mesmo com atividades regulares. 

Por isso, iremos te explicar como reduzir custo o contábil e, ainda assim, deixar o setor eficiente para os negócios. Leia o conteúdo até final, que deixamos uma dica extra! 

Faça um mapeamento dos processos para reduzir custos contábeis

A princípio, como uma atividade introdutória, gestores e profissionais podem começar a reduzir o custo contábil por meio do mapeamento dos processos. 

Essa prática também é conhecida por inventário de processos, que visa elencar as atividades fundamentais e descartar aquelas que acabam atrapalhando colaboradores, agregando custos e tirando o tempo que poderia ser utilizado em atividades mais lucrativas. 

Então, mapeei quais tarefas, de fato, geram receita e que quais realmente geram resultado para seu setor contábil para o próprio negócio. Por isso, tenha uma ampla visão dos processos, como eles são executados e se pode sofrer ajustes no orçamento. 

Leia também: Como otimizar os processos fiscais da sua empresa? 

Reduza o uso de papel 

Conforme uma pesquisa da empresa Opinion Box, 54% dos entrevistados preferem consumir de organizações que se preocupam com o meio ambiente. Ou seja, além de reduzir custos com impressão de documentos, ainda é possível melhorar a imagem externa. 

Portanto, para reduzir o custo contábil, as empresas podem (e devem) iniciar a transição do uso de papel para o uso de documentos digitais, como holerite, admissão, termos e etc. 

Cumpra os prazos das obrigatoriedades para evitar multas  

Multas e demais sanções são custos adicionais que fazem total diferença na hora de fechar as contas do mês. Além disso, são gastos que desmotiva demais o setor contábil e os negócios. 

Por isso, gestores e líderes precisam orientar os profissionais contábeis a seguirem os prazos corretos de cada obrigação acessória e evitar prejuízos por atrasos. 

E, se os profissionais da empresa não tiverem atenção ao lançar informações e zelar pelas datas limites, não tem como reduzir o custo contábil dessa maneira. Por isso, siga as regras. 

Automatize processos e atividades 

Quando pensamos no setor de contabilidade das empresas, é comum associar a atividades bastante burocráticas e demoradas. De fato, essa é uma área que lida com tarefas importantes. 

Entretanto, por meio da automação, a contabilidade não precisa mais ser uma área burocrática e custosa. As ferramentas de automação promovem agilidade, redução de custos e liberam os colaboradores para tarefas mais estratégicas. 

Um ótimo exemplo de automação é o ERP – “Enterprise Resource Planning”, que digitaliza processos, aceleração a execução de tarefas, garante precisão e, como o próprio nome sugere, automatiza atividades burocráticas. 

Assim, com esse sistema de gestão empresarial, é possível reduzir o custo contábil, reduzir o tempo gasto nessas atividades e utilizar melhor os profissionais da área a favor dos negócios.

Conte com o auxílio de tecnologias facilitadoras para reduzir custos contábeis

Além do software de automação, o setor de contabilidade pode contar com o auxílio de outras ferramentas e tecnologias facilitadores, são elas: 

  • Computação em nuvem, especialmente para armazenamento virtual; 
  • Ferramentas de desenvolvimento e envio de documentos digitais; 
  • Sistemas que automatizam o registro de entradas e saídas; 
  • Software para folha de pagamento; 
  • Ferramentas de controle de notas; 

E demais tecnologias que reduzem gastos com contabilidade e auxiliam na eficiência do setor, impactando diretamente nos negócios. 

Conheça nosso Blog e acesse outros conteúdos sobre tecnologia, obrigatoriedades e tendências!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.