Há tempos o RH têm ganhado força na gestão das empresas. Coisso, investimentos no setor também aumentaram. Conforme estudo da Delloite, ainda em 2017, 56% das organizações pesquisadas já desenvolviam novos programas para o RH. Assim, surge até mesmo novos cargos significativos, como é o caso do CHRO – Chief Human Resources Officer. Por […]
Há tempos o RH têm ganhado força na gestão das empresas. Coisso, investimentos no setor também aumentaram.
Conforme estudo da Delloite, ainda em 2017, 56% das organizações pesquisadas já desenvolviam novos programas para o RH.
Assim, surge até mesmo novos cargos significativos, como é o caso do CHRO – Chief Human Resources Officer. Por isso, este conteúdo vai abordar como esse profissional pode ser estratégico em 2022 e ampliar os resultados do seu setor e de toda empresa. Acompanhe o texto na íntegra!
O CHRO é um termo importado, mas que faz todo sentido no Brasil, pois significa “diretor de recursos humanos”. Esse é um profissional encarregado de gerir os colaboradores da organização, obviamente, com o auxílio de outros gestores e membros de sua equipe.
Assim, fica responsável pela gestão do capital humano de uma empresa, além de administrar também os sistemas de tecnologia de RH.
O rápido desenvolvimento da tecnologia agregado ao RH e adoção de softwares de gerenciamento de pessoas fizeram aumentar também a importância do CHRO, principalmente para auxiliar os outros profissionais, aumentar a conformidade e relevância do setor.
Para ser um diretor de RH não basta apenas administrar, é necessário ter certas habilidades que envolvem sensibilidade para lidar com pessoas, flexibilidade a resolução de conflitos e saber delegar tarefas. Além disso, você pode desenvolver:
Comunicação assertiva
A comunicação influencia bastante nas relações de trabalho. Assim, um CHRO precisa desenvolver o diálogo assertivo, ou seja, que seja objetivo, coerente e respeitoso.
Aplicar conformidade
Uma das habilidades de um CHRO é saber identificar problemas de conformidade e procurar meios de resolvê-lo. E ter um envolvimento maior com as outras gestões possibilita isso.
Capacidade de instruir
Instruir seus colaboradores é tão importante quanto conseguir delegar funções. Saber instruir novos membros da equipe, passar conhecimento à frente e políticas existentes é primordial para o funcionamento do grupo.
Proficiência tecnológica
A transformação digital fez com que todos os profissionais se adaptassem a essa nova era quase que totalmente virtual, assim, o CHRO precisa ter proficiência tecnológica a grande parte dos recursos e ferramentas.
Além dessas habilidades, é importante que o líder de RH cuide da qualidade de vida e saúde emocional de seus colaboradores. Afinal, essas pessoas são fundamentais para o desenvolvimento das ações. fatores afetam 100% da produtividade e desempenho das mesmas na empresa.
Como vimos, o CHRO é um profissional importantíssimo para as empresas, pois se coloca como forte liderança a favor dos colaboradores, com foco em gerar melhores resultados para a empresa.
Por isso, alavancar-se fará com que seja ainda mais estratégico ao longo de 2022. Mas, como fazer isso? Deixa que te explicamos!
Conforme demonstra a pesquisa da McKinsey, o RH das empresas que melhor trabalham suas operações levam, em média, 40% de seu tempo empregado nas tarefas. Por isso, otimizar os processos de recursos humanos é um meio de se tornar ainda mais estratégico.
Relacionamento com outras áreas é praticamente uma obrigação para um CHRO, pois o RH precisa atuar em conjunto dos outros setores. Desse modo, o diretor de recursos humanos precisa entender o sistema social da organização e como atua a performance produtiva, financeira, fiscal, entre outras.
Segundo o grupo Chief Executive, é fundamental que o CHRO vá além da gestão de pessoas tradicional e comece a utilizar a tecnologia a seu favor, a partir de dados concretos.
Por isso, para se tornar ainda mais estratégico em 2022, utilize a técnica de people analytics a fim de atuar com planejamento e assertividade em seu RH.
Ao atuar com dados, o diretor de recursos humanos passa agir de maneira estruturada e dinâmica. Além disso, ao trabalhar com informações, as escolhas são feitas muito mais embasadas e com certa previsão.
A tecnologia está presente em vários processos empresariais, inclusive na gestão de RH. Assim, para que as outras tarefas sejam desempenhadas estrategicamente, é importante incluir os recursos da transformação digital.
Isso ocorre por meio de ferramentas do dia a dia, para gestão, análises, comunicação, dentre outras tarefas do cotidiano e do próprio gerenciamento dos CHROs.
Leia também – Lifelong Learning: o desafio da aprendizagem contínua
Gostou desse conteúdo? Convidamos você a conhecer as soluções para RH da People by StarSoft as quais otimizam o trabalho dos profissionais de recursos humanos, inclusive o dia a dia de um CHRO.
Contamos com amplas ferramentas que vão desde gerenciamento de pessoas até digitalização de processos diários, como folha de pagamento, gestão de talentos, eSocial e nosso mais novo Portal RH, que dinamiza a rotina de gestores e colaboradores.
Entre em contato com a gente e fale com nossos especialistas, que vão te ajudar a encontrar os melhores recursos para seu RH!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital