fbpx
Leia também

Downsizing

Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

leia mais

Controle de acesso aos dados no ERP potencializa segurança da empresa 

A segurança dos dados tem sido um tema recorrente nas empresas e na vida das pessoas, especialmente porque o discurso da proteção das informações pessoais está em alta.  

Para você entender, de janeiro a novembro de 2021, foram mais de 24 milhões de perfis que sofreram ataques no país. Assim, o Brasil assumiu o 6º lugar no ranking de países com mais vazamentos de dados no mundo. 

Por esses motivos, hoje vamos falar sobre o controle de acesso aos dados no ERP, uma ferramenta bastante útil na rotina das organizações, mas que precisa de uma atenção na hora de proteger o sistema contra vazamento de informações.  

Aliás, há diversas maneiras de diminuir as vulnerabilidades das empresas e vamos sugerir algumas ações. Então, leia o texto na íntegra 😊 

O que é vazamento de dados? 

Também chamado de “Data Breach”, o vazamento de dados está classificado como um crime cibernético, uma prática que envolve violação da integridade das informações pessoais de terceiros e invasão de sistemas. 

Ou seja, esse tipo de crime acontece quando dados privados, confidenciais ou pessoais são acessados por meio de softwares de invasão, hackers e outras ações com cunho criminoso, independentemente do objetivo dessa ação. 

Assim, ocorre o acesso ilegal a banco de dados do sistema de algumas empresas. Veja alguns exemplos desses dados: 

  • Dados privados da empresa; 
  • Informações de clientes; 
  • Dados pessoais e profissionais de colaboradores; 
  • Processos e contratos com parceiros;  

Todas essas informações são consideradas sigilosas. Por isso, quando expostas, é classificado como crime pela Lei dos Crimes Cibernéticos.  

Como realizar o controle de acesso aos dados no ERP 

Já sabemos que para evitar ciberataques e outras práticas criminosas que envolvam informações confidenciais, é necessário investir em práticas e programas de segurança de dados. Portanto, veja nossas sugestões de como potencializar o controle de acesso aos dados no ERP

Utilizar criptografia nos processos 

O ERP é um sistema que proporciona inúmeras vantagens, uma delas é o uso da criptografia como recurso adicional da proteção dos dados. Mas, como acontece? 

A criptografia ocorre por meio de protocolos específicos de codificação, assim, todas as informações contidas no ERP são embaralhadas, fazendo com que se alguém invadir o sistema, ela não conseguirá interpretar e acessar ao conteúdo. 

Sugestão de leitura: Principais ataques cibernéticos e como proteger sua empresa 

Acesso ao ERP controlado 

Um sistema de gestão empresarial tem plena capacidade de promover o controle rígido de acesso ao ambiente de dados, ou seja, somente usuários autorizados podem acessar determinadas informações. 

Esses profissionais são portadores de credenciais que permitem acessar e fazer alterações nas informações. Desse modo, há limitação do acesso e diminuição nos riscos de invasão. 

Adesão a links dedicados de internet na comunicação 

Você já conhece o serviço de link dedicado? Nós explicamos! 

O link dedicado é um serviço de acesso à internet, dedicado a impedir o compartilhamento de banda no acesso. Isso significa que os acessos são permanentes e com total conectividade IP. 

Desse modo, há maior segurança na comunicação digital, visto que as empresas recorrem cada vez mais aos meios digitais para se comunicar. 

Então, por meio de conexões diretas, com velocidades que variam de 1Mbps até 100Mbps, o link dedicado ao ERP eleva o nível de segurança, com uma conexão segura, individualizada e ajustada às demandas do sistema em relação ao fluxo de dados e performance. 

Leia também: Integração via API: O que é, vantagens e como fazer. 

Controle de acesso ao ERP StarSoft Application 

Com o ERP StarSoft Application, sua empresa eleva a proteção de dados e evita ataques cibernéticos em sua operação. Isso porque o sistema de gestão empresarial conta com recursos indispensáveis, que são: 

  • Criptografia dos dados; 
  • Armazenamento em nuvem; 
  • Criação de acesso autorizados para cada setor; 
  • Visão 360° dos fluxos de trabalho; 
  • Integração entre setores; 

Entre outras ferramentas que elevam o controle de acesso aos dados no ERP e permite que a segurança da informação esteja garantida em sua empresa. 

Então, para mapear as necessidades dos seus negócios e entender como a StarSoft pode ajudar no sucesso das operações da empresa, converse com nossos especialistas! Estamos prontos para atendê-lo. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.