Transforme sua empresa: descubra os passos fundamentais para criar, implementar e fortalecer uma cultura empresarial forte.
Definir, implementar e fortalecer a cultura empresarial é o mesmo que esculpir a identidade de uma empresa. Ou seja, trata-se de uma tarefa essencial para garantir um posicionamento sólido e competitivo no mercado.
Mesmo que a importância cultural seja amplamente conhecida entre os empreendedores, difundir valores, comportamentos e práticas no cotidiano de um negócio quase sempre é uma tarefa desafiadora.
Se você já enfrentou dificuldades nesse caminho, saiba que não está sozinho. A boa notícia é que basta ter clareza sobre o tema e suas particularidades para ter sucesso nesta jornada.
Para te ajudar, criamos este artigo com os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o assunto. A seguir, entenda melhor qual a importância da cultura organizacional, seus pilares, principais tipos e o que considerar ao gerenciá-la. Confira!
A cultura de uma empresa é formada pelo conjunto de valores, crenças, hábitos e comportamentos que permeiam o seu ambiente.
Ou seja, ela corresponde às características que formam a identidade da organização, moldada a partir da forma com que ela se posiciona, seus profissionais interagem e seus processos são conduzidos.
Uma cultura empresarial bem estruturada é indispensável para um ambiente de trabalho saudável e guiado por um bom clima organizacional.
Afinal, ela estabelece os princípios e valores que norteiam o cotidiano do negócio, garantindo alinhamento à gestão, engajamento junto aos colaboradores e, consequentemente, mais eficiência às operações e satisfação às pessoas.
De acordo com Charles Handy, autor e filósofo irlandês especializado em cultura empresarial e gestão, os aspectos culturais de uma empresa podem se manifestar por meio de quatro tipos distintos. São eles:
Basta entender o que é cultura empresarial para ter consciência de que ela varia entre cada organização. Afinal, todo negócio possui valores e particularidades que os tornam únicos.
Entretanto, quando tratamos sobre culturas organizacionais fortes e eficazes, é comum que todas elas tenham algumas características em comum. Veja quais são e verifique se elas estão presentes no seu negócio:
A definição da cultura empresarial mais adequada para a sua empresa está ligada à compreensão de sua atual identidade e aspirações futuras.
Para responder a essa pergunta, primeiro é crucial analisar a definição da missão, valores e visão da organização, optando pelo modelo que melhor se alinhe à sua realidade e aos seus objetivos.
Por exemplo, se você deseja uma cultura que valoriza a criatividade dos talentos, não pode manter uma cultura de liderança centralizada. Da mesma forma, se você lida com muitos processos, não faria sentido ter a autonomia como um aspecto cultural.
Além de ater-se a esses aspectos, preste atenção nos seguintes fatores ao implementar e fortalecer sua cultura empresarial:
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Vital para a identidade e competitividade de qualquer negócio, uma cultura forte depende de um entendimento profundo sobre suas próprias características e do comprometimento contínuo em fortalecer princípios que ressoem com todos os membros da organização.
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Ainda ficou com alguma dúvida? Então, dê uma olhada em nossas perguntas frequentes:
Para lidar com resistências, é essencial prezar pelo envolvimento dos colaboradores, comunicar-se de forma transparente e reconhecer práticas alinhadas à cultura implementada.
O caminho ideal é definir os pontos comuns entre as duas culturas e unificá-los, promovendo uma comunicação aberta e a integração de toda a equipe no processo.
A cultura empresarial pode ser medida por meio de KPIs de engajamento, taxa de retenção, inovação e satisfação, entre outros, adaptados às especificidades de cada setor.
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