Leia também

Distribuição Ponderada – O que é?

A distribuição ponderada representa o volume de vendas – ou faturamento – das lojas onde a marca está inserida, em contraste com o número de vendas negociado naquela categoria de produtos. Também conhecida como Volume Category Volume (PCV), consiste em um indicador para medir a efetividade do plano de trade marketing. Conheça melhor este conceito e entenda sua importância para as empresas no post de hoje.

O que é distribuição ponderada?

A distribuição ponderada mede a capacidade de uma empresa de atender à demanda dos clientes. Para isso, baseia-se nas vendas totais da categoria entre pontos de venda com a marca. 

Esta estratégia é utilizada para descobrir se o produto está ganhando distribuição em pontos de venda onde os clientes procuram sua categoria. Com isso, os profissionais obtém resultados mais confiáveis e assertivos. Afinal, nas lojas de alto tráfego o produto pode simplesmente se perder nos corredores, impedindo uma análise fiel.

Como calcular a distribuição ponderada?

O volume da categoria de produto representa o percentual de participação (ou valor em reais) das vendas da categoria. Nesta comparação consideram-se lojas que estocam pelo menos um SKU da marca em questão, em contraste com as demais lojas.

Para quem não sabe, SKU é a sigla para Stock Keeping Unit. O termo corresponde a um código empregado para identificar cada produto da marca em estoque nas lojas.

A fórmula para a distribuição ponderada pode, portanto, ser representada assim:

Distribuição ponderada = Total de vendas da categoria em lojas que oferecem a marca (R$)

  Total de vendas da categoria em todas as lojas (R$)

 

A distribuição ponderada é extremamente importante para sua empresa. Com esta estratégia, seu produto não precisa estar em todos os PDVs (pontos de venda) possíveis. Basta que ele esteja naqueles que possuem o maior faturamento para garantir sucesso nas vendas.

Torne seus processos de vendas e distribuição mais estratégicos

Agora você já conhece a distribuição ponderada e sabe seu impacto nas vendas, podendo adotá-la em sua empresa. Então, que tal conhecer uma ferramenta para otimizar ainda mais os processos relacionados?

Com o módulo StarSoft Applications Venda e Distribuição, sua gestão de vendas é revolucionada! As funcionalidades deste sistema permitem o efetivo gerenciamento de vendas e contratos, com ferramentas de controle avançadas. Assim, o acompanhamento da tomada decisão se torna mais intuitivo. 

Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contato conosco ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.