fbpx

Leia também

Lidar com a folha de pagamento não é trabalho para qualquer um. Por isso, um setor qualificado de RH é mais do que essencial para que esse importante documento não gere dores de cabeça para a empresa. 

Dentre as muitas complexidades que envolvem a folha de pagamento,  a incidência no INSS, FGTS e IRRF é uma das que mais geram problemas. 

Por isso, a Starsoft preparou para você as principais informações sobre as dores na folha de pagamento, incluindo a incidência INSS, FGTS e IRRF. Continue lendo para saber mais! 

Não é novidade para ninguém que emitir a folha de pagamento  de dezenas de colaboradores não é uma das tarefas mais simples. E quando algum dado ou valor é transcrito errado no documento, é certeza que dores de cabeça serão geradas no futuro. 

Dores na folha de pagamento: incidência INSS, FGTS e IRRF 

Por isso, além de identificar quais as principais dores na folha de pagamento, é preciso saber como lidar com cada uma delas.  

Por exemplo, você sabe o que incide e o que não incide no INSS, FGTS e IRRF? 

Abaixo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Quais direitos incidem no INSS, FGTS e IRRF? 

Tipo de desconto Incide no INSS? Incide no FGTS? Incide no IRRF? 
Abonos Sim Sim Sim 
Abono de férias Não Não Não 
Adicionais Sim Sim Sim 
Acidente de trabalho Quinze primeiros dias de afastamento: sim Período de afastamento: não Complementação até o valor do salário: Não  Quinze primeiros dias de afastamento: sim Período de afastamento: sim Complementação até o valor do salário: não Quinze primeiros dias de afastamento: sim Período de afastamento: sim Complementação até o valor do salário: sim 
Ajuda de Custo Até 50% do salário: não Acima de 50% do salário: sim  Até 50% do salário: não Acima de 50% do salário: sim Até 50% do salário: não Acima de 50% do salário: não 
Aviso prévio Indenizado: sim Trabalhado: sim Indenizado: sim Trabalhado: sim Indenizado: não Trabalhado: sim 
Comissões sim sim sim 
!3º Salário Parcela 1: não Parcela 2: sim Proporcional pago na rescisão: sim 1/12 – correspondente à projeção do aviso prévio indenizado: sim parcela de ajuste paga em janeiro do ano seguinte: sim Parcela 1: sim Parcela 2: sim Proporcional pago na rescisão: sim 1/12 – correspondente à projeção do aviso prévio indenizado: sim parcela de ajuste paga em janeiro do ano seguinte: sim Parcela 1: não Parcela 2: sim Proporcional pago na rescisão: sim 1/12 – correspondente à projeção do aviso prévio indenizado: sim parcela de ajuste paga em janeiro do ano seguinte: sim 
Demissão voluntária Incentivada não não não 
Diárias Até 50% do salário: não Acima de 50% sim Até 50% do salário: não Acima de 50% sim Até 50% do salário: não Acima de 50% sim 
Estagiários não não não 
Férias indenizadas + 1/3 constitucional ou proporcional: não normais: sim dobra: não indenizadas + 1/3 constitucional ou proporcional: não normais: sim dobra: não indenizadas + 1/3 constitucional ou proporcional: não normais: sim dobra: sim 
Gorjetas sim sim sim 
Vale transporte não não não 
Horas extras sim sim sim 
Indenizações não não não 
Multa não não não 

Confira a tabela completa clicando aqui! 

Como diminuir erros na folha de pagamento – incidência INSS, FGTS e IRRF? 

Para diminuir erros na folha de pagamento, sistemas de gestão para geração de folha de pagamento são excelentes aliados, pois, com a integração das informações, o fechamento da folha e envios do eSocial se tornam mais rápidos e sem irregularidades.  

O módulo folha de pagamento da Starsoft possui inúmeros benefícios para você que quer investir no sucesso da sua empresa. Confira abaixo alguns deles: 

eSocial 

Evite multas por descumprimento das obrigações do eSocial, conte com um módulo integrado totalmente confiável e robusto, com um módulo 100% voltado para o controle e gerenciamento das informações enviadas e processadas. 

Folha de Pagamento Simplificada 

Aperfeiçoa a gestão e o controle dos processos do DP, dando à área uma gestão visual permitindo análises da Ficha Financeira, do fechamento do ponto, com todos os proventos e descontos a serem integrados na folha de pagamento. 

Gestão de Benefícios 

Acompanhe o levantamento das necessidades individuais e/ou coletivas para a concessão de benefícios, permitindo a gestão e controle de todos os benefícios concedidos desde assistência médica, odontológica, vale alimentação e refeição, auxílio supermercado, entre outros 

Ponto Eletrônico 

Acompanhamento de frequências de funcionários na empresa. Flexível, cria várias cargas horárias no mesmo dia, possibilita a inserção de horários alternativos para determinado colaborador, sem alterar o horário de contrato, entre outras facilidades. 

Portal do Colaborador 

Organize e centralize as informações dos colaboradores de modo prático e eficiente, permitindo que eles possam saber todas as novidades da empresa em tempo real. 

Compliance com Impostos 

Os nossos módulos embarcam as melhores praticas para garantir a conformidade com as regras internas da empresa e de acordo com a legislação vigente. 

Suporte de Especialistas 

A StarSoft possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado. Conheça a solução de Folha de Pagamento e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta e segura. 

Integração com outros sistemas 

As soluções da StarSoft são multiplataforma e o melhor: não te deixam refém de um único sistema, isso porque elas foram desenvolvidas para alavancar a sua gestão e acompanhar o seu crescimento. 

Clique aqui e saiba mais! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.