fbpx
Leia também

E-procurement: como o digital potencializa a gestão de compras 

Um estudo da IBM, feito em 2020, mostrou que 51% dos executivos brasileiros já colocavam a digitalização dos negócios como prioridade. Ao longo desses dois anos, isso foi elevado. Assim, o conceito se ampliou às diferentes áreas das organizações, incluído o setor de gestão de compras. Nesse sentido, surge o E-procurement

Então, neste conteúdo, vamos abordar o conceito de E-procurement, métodos que auxiliam nessa nova frente de gestão de compras e tecnologias envolvidas. 

Leia o texto até o final 😉  

O que é o E-procurement? 

Em resumo, o E-procurement é o método que realiza compra e venda de produtos/serviços por meio da internet. O termo é derivado do inglês “eletronic procurement” se refere à compra e venda de produtos e serviços por meio da internet. 

Então, um dos principais intuitos é agilizar a compra ou venda com fornecedores especializados que, normalmente, são difíceis de serem localizados sem o auxílio da internet. 

É importante citar que dependendo da abordagem, os profissionais conseguem prever prêmios, promover lances, conforme volume negociado. Assim, é possível criar uma concorrência benéfica para a empresa que está comprando. 

Como funcionam os sistemas para E-procurement? 

Um sistema desenvolvido para o e-procurement contêm métodos eletrônicos envolvidos em todos os estágios do processo de compra, ou seja, da solicitação ao pagamento. 

Por conta disso, fornece informações relevantes para a estratégia do setor de gestão de compras, auxiliando a tomada de decisão dos gestores. Portanto, de modo geral, os profissionais utilizam o software no fluxo de negociações. 

Além disso, o setor pode implementar o sistema de maneira integrada as outros departamentos, fazendo com que o gerenciamento ocorra de maneira mais ágil e interligada. 

E, quais são os módulos da solução para e-procurement? Veja abaixo: 

  • Requisição; 
  • Cotação; 
  • Pedido de compras; 
  • Gestão de contratos; 
  • Reposição de estoques; 
  • Recebimento 
  • Pagamento; 
  • Acompanhamento das transações. 

Assim, essas funcionalidades automatizam o trabalho e geram otimização do tempo dos profissionais e da própria gestão. 

Softwares de gestão empresarial para e-procurement 

Hoje, no mercado há principais softwares que corroboram para o e-procurement. O Enterprise Resource Planning (ERP) é um deles. Assim, veja quais as possibilidades do sistema, e analise se é aplicável ao seu negócio. 

O sistema de gestão empresarial, também conhecido popularmente como ERP, proporciona a integração das informações de todos os setores da empresa e automação das tarefas. 

Assim, auxilia na tomada de decisões, agiliza o processo e otimiza a compra. Aliás, o ERP entra nesse processo justamente por embasar a escolha does gestores com a integração dos departamentos e visualização das informações. 

Entenda também que o sistema de gestão empresarial entra no processo de compras com agendamento, por exemplo, gerando um ciclo ideal de produção. 

Benefícios da gestão de compra online 

Como vimos, o e-procurement proporciona agilidade para o departamento de compras, mas esse método oferece outras vantagens, como: 

Melhor margem de negociação 

Então, por conta da facilidade de negociar com fornecedores de inúmeros lugares e condições, os profissionais de compra têm melhor margem de negociação. 

Além disso, o setor consegue conseguem avaliar aspectos como: 

  • Qualidade; 
  • Prazos; 
  • Preços. 

Redução de custos 

Já que estamos falando de preços, com a gestão de compras online e automatização de tarefas, o departamento consegue equilibrar custos, escolher melhores valores, além de parametrizar avaliações de fornecedores e repetir a compra assertivamente. 

Economia de tempo 

A partir da automação de atividades que há na integração entre ERP e E-Procurement, a empresa consegue reduzir tarefas manuais e otimizar o tempo reservado para a gestão de compras

Além disso, há uma análise mais assertiva, impactando diretamente no prazo de negociação e compra do produto/serviço. 

Vale citar que com a automação, o departamento consegue: 

  • Fazer calendário de produção; 
  • Criar fluxo de compras; 
  • Desenvolver um ciclo que passa por todas as etapas; 
  • Automatizar e acelerar aprovações. 

Com o e-Procurement e o ERP, as organizações consolidam a automação dos processos de compras e melhoram também a segurança desses processos. 

Utilize o StarSoft Application 

As soluções do ERP StarSoft Applications ajudam você a superar as complexidades e desburocratizar processos departamentais. Portanto, conte com um sistema que trabalha para você, aproveite os dados da sua força de trabalho para ter uma visão 360° e foque no seu core business. 

Para conhecer o ERP da StarSoft, fale com nossos especialistas, que podem te ajudar a desenvolver a melhor solução para sua gestão de compras e negócios! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.