fbpx
Leia também

EFD Fiscal – O Que é?

A Escrituração Fiscal Digital, ou EFD Fiscal, é uma obrigação para empresas de todos os regimes fiscais, com exceção do Simples Nacional. No post de hoje, você vai conhecer melhor este arquivo e sua importância para as organizações.

O que é EFD Fiscal?

Basicamente, EFD Fiscal é a forma como as empresas demonstram suas movimentações financeiras aos órgãos fiscais. Seu foco são as negociações comerciais, ou seja, toda e qualquer compra e venda realizadas pela organização.

Movimentações como entradas e saídas de materiais, alterações no patrimônio e até obrigações trabalhistas e previdenciárias devem constar no arquivo. 

É a partir deste demonstrativo que o governo apura os impostos devidos pela empresa. Dessa forma, faz com que estes sejam destinados em conformidade com o que está disposto na legislação.

A importância do EFD Fiscal está no fato de que, sem este arquivo, não haveria um registro confiável para ser fiscalizado. Com isso, as operações realizadas pelas organizações não seriam controladas, prejudicando assim a arrecadação.

Para as empresas, a EFD Fiscal pode ser mais do que simplesmente uma obrigação. Do ponto de vista estratégico, pode ser utilizada como forma de reduzir sua carga tributária. Isso porque, analisando os dados deste arquivo, pode-se observar desproporções no pagamento dos impostos.

Esta estratégia permite à empresa avaliar a viabilidade de dispor de benefícios como por exemplo a recuperação de créditos fiscais. Este recurso é pouco aproveitado porque exige que sejam identificados e lançados corretamente.

Facilite a elaboração e entrega do EFD Fiscal com uma solução prática e inteligente

A elaboração do EFD Fiscal requer muita atenção e cuidado, já que qualquer inconsistência, por menor que seja, pode trazer sérias consequências. Estamos falando de sanções e até multas pesadas!

Além disso, a legislação que controla as operações são complicadas, envolvendo diversos códigos e regulamentos. Sem falar que cada tipo de transação precisa ser protocolada exatamente segundo as leis adequadas. 

Para compor a EFD Fiscal, é preciso, ainda, considerar as normas de contabilidade. Como as determinações do Código Tributário, o Código Civil, entre outros.

Para elaborar este documento, portanto, o ideal é contar com uma ferramenta específica para trazer maior segurança e exatidão a esta tarefa. Como o módulo Gestão Fiscal da StarSoft. 

Nossa solução simplifica, padroniza e aperfeiçoa os processos de prestação de informações pelos contribuintes aos fiscos. Além de garantir maior eficiência e segurança na emissão de documentos fiscais.

Sabendo das constantes alterações que a legislação brasileira sofre, nossa ferramenta passa por upgrades constantes para estar sempre atualizada. 

Quer saber mais sobre esta solução e conhecer todas as obrigações atendidas por ela? Entre em contato ou preencha o formulário neste link!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.