fbpx
Leia também

Entenda o armazenamento em nuvem para uso pessoal e profissional

Você diria que há alguns anos armazenava arquivos em disquetes, pen drives e até mesmo CDS?. O que à época era algo moderno e revolucionário, hoje você considera ultrapassado. Desse modo, utiliza o armazenamento em nuvem que traz segurança e praticidade.

Certamente, até um tempo atrás era difícil acreditar que chegaríamos a um modelo disruptivo e seguro, como a computação em nuvem.  

Por isso, vamos contar neste artigo o quanto a nuvem nos beneficia de maneira pessoal e profissional, vem com a gente! 

O que é o armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é prático, pois permite realizar operações e salvar os dados em um espaço virtual. Dessa forma, o conceito garante a consulta, o arquivamento e a execução de diferentes tarefas. 

A facilidade concedida pelo universo cloud faz com que os usuários possam utilizar as atribuições de qualquer lugar e dispositivos, apenas por meio da internet. 

Armazenamento em nuvem para uso pessoal

Primeiramente, é importante saber quais empresas podem ser confiáveis. Afinal, os arquivos que estarão ali armazenados podem envolver documentos importantes, fotos, vídeos, planilhas, entre outros.  

Dessa forma, próxima etapa é conhecer as principais empresas de armazenamento em nuvem para uso pessoal. Ainda assim, talvez muitas delas não assimilaram que já devem usar diariamente no celular e notebook tecnologias, como:

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento de dados em nuvem e sincronização. Dessa maneira, ele serve para salvar seus arquivos e fotos em servidores online.  

O Google Drive  

O serviço da Google permite o armazenamento de armazenamento em nuvem. Assim, reúne documentos de outros produtos, como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets ente outros. 

iCloud 

Este serviço pertencente à Apple na nuvem, que oferece apenas para usuários da marca.  

OneDrive 

O OneDrive é o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft, gratuito para todos os dispositivos. Sendo assim, é bastante acessível.

Nuvem para uso profissional

Então, imagine, um departamento que precise compartilhar a mesma atividade, o qual exige de edições frequentes a um determinado arquivo.  

Se os usuários utilizassem pen drive para armazenar documentos, certamente, iria constatar que esse modo não é tão efetiva.

Isso porque não há a segurança adequada do arquivo, que pode corromper a qualquer momento. Além disso, esses mesmos usuários não conseguiriam atualizar os dados em tempo real.

Contudo, isso já faz parte do passado. As organizações dinamizaram a prática de suas equipes.  

As soluções de gestão empresarial, por exemplo, já não precisam estar inseridas em Datas Centers. Desse modo, economiza-se um gasto, de certo modo, exorbitante que pode ser distribuído a operações mais promissoras. Confira as desvantagens de um data center: 

Desvantagens do Data Center 

O suporte físico da infraestrutura acaba dando margem ao acesso de pessoal não autorizado aos dados e sistemas.  

Outro quesito que impacta é o gasto, pois a manutenção de um data center local pode ser muito alta.  

No caso de danos nos aparelhos, todas as informações podem ser perdidas. Sem falar que os downloads, instalações, manutenções e atualizações de softwares e equipamentos são maiores.  

A capacidade de armazenamento e de execução de tarefas é limitada, exigindo investimentos em expansão para sustentar o crescimento do negócio. 

As vantagens da nuvem no ambiente corporativo

De maneira ágil, listamos os benefícios do cloud às organizações: 

  • Redução de custos: A organização usa aquilo que precisa; 
  • Redução da infraestrutura de TI — a utilização não fica refém a hardwares e infraestrutura interna; 
  • Mais liberdade 
  • Mobilidade aos times; 
  • Atualização frequentes, sem burocracia 
  • Fácil adaptabilidade 
Garanta a proteção dos seus dados

Tire do vocabulário a palavra perigo, isso mesmo. Com a nuvem a chance de perda dos dados cai para quase zero.  

A flexibilidade advinda dos backups condiciona a tranquilidades nas operações, mesmo com o macroambiente tudo pode ser recuperado a um clique.  

No entanto, os gestores ditam a frequência dos backups da empresa, haja vista o que ele acordou em contrato. 

SaaS: vantagens que aumentam a competitividade das empresas

A sigla Saas “Software as a Service”, em português, quer dizer Software como Serviço. Em termos práticos, são soluções disponibilizadas através de nuvem. 

StarSoft conta com esse tipo de serviço que acompanha o crescimento das organizações, ou seja, quaisquer tipos de instalação, o que é exigido é apenas a conexão com a internet. 

Perceba o quão funcional é este modelo, por isso que é inevitável não associar à nuvem, visto que essa tecnologia aproveita a conectividade da internet para facilitar o acesso a softwares de qualquer lugar do mundo e dispositivos. 

Portanto, a solução é ideal para empresas de todos os portes, garantindo um custo bem menor do que uma infraestrutura interna. 

Encontre os parceiros certos para sua empresa

A StarSoft acredita que as empresas para chegarem ao topo precisam estar com as melhores ferramentas à disposição. 

Para isso elevar a segurança dos dados organizacionais é importantíssimo, sendo assim, contamos com parceiros de ampla expertise no universo cloud: 

Ativy Digital: Ativy acelera a transformação digital das organizações com uma estrutura de última geração.  

Digiti: Digiti  te ajuda na migração para a nuvem com segurança e todo o cuidado que a sua empresa precisa. 

Conclusão

E aí, foi fácil entender a importância da nuvem no nosso dia a dia, não é mesmo!? Se essa prática não faz parte da sua vida pessoal e profissional, esse é o momento de rever como sua empresa tem utilizado a tecnologia a seu favor.

A nuvem apresenta um modelo seguro e completo, que concede liberdade e proteção aos seus dados. 

Fale agora com o nosso time de especialistas e aumente a força da sua organização no mercado!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.