Já parou para analisar como está o relacionamento com seus fornecedores? Ter essa noção faz toda diferença, principalmente em relação à eficiência dos processos. É comum que nos preocupemos com o pós-venda e o sucesso do cliente. Porém, o sucesso passa primeiro pelos resultados com os fornecedores das matérias que produzem o produto ofertado pela […]
Já parou para analisar como está o relacionamento com seus fornecedores? Ter essa noção faz toda diferença, principalmente em relação à eficiência dos processos.
É comum que nos preocupemos com o pós-venda e o sucesso do cliente. Porém, o sucesso passa primeiro pelos resultados com os fornecedores das matérias que produzem o produto ofertado pela sua empresa!
Portanto, evite ter problemas com as organizações que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio. Se pararmos para pensar, o mercado é bem simples. Os interesses mútuos fazem com que tudo aconteça corretamente. Então, quando existe uma falha nessa relação, as próximas etapas também podem sofrer erros.
Então, para compreender a importância do atendimento a fornecedores e como manter uma relação saudável com eles, leia este conteúdo completo.
As relações comerciais necessitam de um diálogo contínuo e transparente, pois esclarecimento e confiança são a base de uma longa parceria.
Conhecido como B2B (business to business), a venda de empresa para empresa requer uma relação ainda mais transparente, já que se forma uma parceria estratégica, em que ambos são beneficiados mercadologicamente.
Desse modo, é necessário manter proximidade real, não apenas conversas por e-mail. Isso significa praticar algumas ações, como:
Portanto, a ideia é manter a colaboração de todos através do diálogo e proximidade!
Como um “braço” do diálogo, o alinhamento das etapas se faz necessário para manter o equilíbrio entre o que o contratante espera e o que o fornecedor pode oferecer. É como acompanhar a oferta e demanda periodicamente!
Cobrar demais prejudica a relação de negócio, assim como entregar pouco também faz mal. Desse modo, a cada fase do projeto ou da produção, ambos precisam apresentar dados, avaliar o que foi definido e, quando necessário, rever métodos e encontrar novos meios.
Desse modo, há garantia de mais vantagens competitivas e parceria contínua, já que as duas partes têm observado melhorias.
Vale lembrar que é importante já ter desenvolvido um plano de ação lá no início, quando as empresas firmaram contrato!
Manter a organização fará, em primeiro lugar, que sua empresa esteja resguardada de qualquer intercorrência. Ou seja, caso ocorra alguma situação diferente da que foi acordada, é possível reivindicar e pedir análise! Além disso, há melhor previsibilidade de suprimentos.
Em segundo lugar, esse é um meio de assegurar que o planejamento ocorra da maneira que foi estruturado. A partir da documentação, os gestores têm acesso a todo o processo com clareza e previsibilidade.
Aliás, ter salvo tudo que foi acordado e até o momento tudo o que foi realizado ajuda a não tem ruídos na comunicação, principalmente o que diz respeito a planejamento e estratégias.
Avaliar os indicadores faz parte da rotina da maioria dos setores que lidam com planejamento estratégico, pois as ações precisam ser constantemente analisadas. Como sabemos, hoje dados são utilizados como base para a maioria das atividades e tomada de decisão.
Portanto, os gestores dos fornecedores vão acompanhar o desempenho com base nesses indicadores e, assim, promover um feedback objetivo para as empresas parceiras.
A avaliação de fornecedores é uma prática fundamental ao longo do processo, pois mede a qualidade da cadeia de suprimentos e proporciona mais segurança e controle.
Para o feedback, esses KPI’s serão utilizados como argumentos incontestáveis, tanto para solicitar melhorias quanto para parabenizar pelo bom desempenho e renovar contrato.
Junto ao feedback, os gestores de suprimentos podem mostrar ao fornecedor que ele desempenhou um excelente papel. Assim, há um processo de valorização por meio da percepção e parabenização.
E na prática, essa valorização pode ocorrer com aumento de demanda de materiais, permanência de contratos, programa de indicação e outras estratégias.
Por fim, utilize uma ferramenta para gerir seus fornecedores. O auxílio da automatização faz toda diferença, pois, para muitas atividades, um simples clique faz toda diferença.
Um excelente exemplo é a automatização do pedido de compras. Isso agiliza bastante a rotina do fornecedor e da sua operação, justamente porque diminui a burocracia! Além disso, favorece a área de projetos e produção.
Outra possibilidade facilitadora é a gestão de compras, a qual simplifica solicitações, orçamentos, pedido de compra e criação de Notas Fiscais de Entrada e a gestão de devoluções.
A integração com área financeira é um aspecto importante que melhora o relacionamento com os fornecedores, já que agiliza as operações de compras e mantém os registros contábeis e informações de contas a pagar sempre atualizadas.
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