A Employee Value Proposition, ou simplesmente EVP, é imprescindível para que a organização construa uma base sólida de vantagens competitivas e também conquistar e reter talentos. Ferramenta essencial a um RH estratégico, A EVP possibilita à empresa atrair talentos ou retê-los sem necessariamente focar apenas na oferta financeira, ou seja, dinheiro não é tudo quando […]
A Employee Value Proposition, ou simplesmente EVP, é imprescindível para que a organização construa uma base sólida de vantagens competitivas e também conquistar e reter talentos.
Ferramenta essencial a um RH estratégico, A EVP possibilita à empresa atrair talentos ou retê-los sem necessariamente focar apenas na oferta financeira, ou seja, dinheiro não é tudo quando se busca um lugar para crescer na carreira.
Na tradução, a Proposta de Valor Para o Empregado indica todo o arcabouço de vantagens que uma empresa oferece para que o colaborador se mantenha feliz, motivado e confiante de que fez uma boa escolha profissional.
Tal expressão, conforme dito, vai muito além de um bom salário. Existem muitas ofertas financeiras excelentes, que na prática, não compensam em razão de a empresa possuir um clima organizacional desfavorável às expectativas do profissional colaborador.
Assim, fatores materiais não bastam para que o profissional de destaque se mantenha ou opte por sua organização. É preciso construir uma EVP atraente para selecionar a melhor equipe possível e com isso, fazer seu negócio decolar de vez!
Em uma organização é complicado adequar a diversidade de interesses e quanto maior for a empresa, maior será a quantidade desses interesses.
Acionistas, fornecedores, colaboradores, parceiros e consumidores finais podem gerar certa divergência quanto à estratégia a ser tomada.
Mas apesar disso, é lógico e seguro afirmar que todos estão interessados no melhor funcionamento da organização. E isso é possível quando fixamos a premissa de que os colaboradores de uma organização também são clientes.
Isso porque são eles que estão diariamente lá; portanto, se passam o dia neste local, devem usufruir dele da melhor forma possível, isto é, com conforto, clima organizacional favorável, ambiente amistoso, boa relação com superiores e pares e é claro, infraestrutura para darem o melhor de si.
Contabilmente falando, um dos principais ativos de uma companhia é o capital humano e por ser extremamente valioso, é um dos itens mais complexos de desenvolver.
Além do tempo que leva até que a empresa possua um índice ideal de capital humano, a escassez de talentos é um desafio constante para qualquer companhia.
Muitos recrutadores admitem que no mercado de trabalho há muitas ausências de competências técnicas ou comportamentais.
Por isso, é muito comum um colaborador ser extremamente bem qualificado tecnicamente para exercer seu trabalho, mas, em contrapartida, ter diversas questões comportamentais que podem afetar toda uma equipe.
Ou pode ocorrer o contrário também, o que resultará na mesma incompatibilidade e escassez.
Fatores como um ambiente de trabalho favorável aumentam a produtividade e motivação do colaborador, que sabe que todo o esforço e tempo investido para apresentar um bom trabalho, valerão a pena e resultarão em uma carreira próspera num lugar agradável de passar o dia.
Os profissionais tendem a realizar um trabalho mais eficiente e as metas podem ser alcançadas com mais facilidade. Uma pesquisa feita pela universidade de Warwick no Reino Unido, concluiu que colaboradores motivados e felizes tendem a ser pelo menos 12% mais produtivos.
Reter talentos. É muito dispendioso à organização perder bons colaboradores. Especialmente em razão da escassez e mesmo que encontre alguém à altura de seu antecessor, esta pessoa ainda precisará absorver a cultura organizacional, aprender as especificidades do trabalho e adaptar-se ao ambiente.
Esses quesitos levam tempo até atingirem o grau de excelência desejado pela empresa e podem custar muito. Logo, se a empresa investir em uma boa estratégia de EPV, o colaborador dificilmente se sentirá tentado a sair da empresa e se estabelecer em outro lugar.
E a sua organização ganha com isso, pois não precisa treinar e arcar com a adaptação de alguém novo.
Quem não quer ter uma empresa desejada por bons profissionais? Este é um tipo de reputação que é tão importante que gera grande valor de mercado no produto final, pois uma empresa em que as pessoas disputam para entrar acaba gerando muito mais confiabilidade e atraindo investimentos.
Também é muito importante que além de fornecer um ambiente de excelência a organização disponibilize meios para que os profissionais colaboradores evoluam e expandam seus conhecimentos em suas áreas.
Dessa forma, programas de capacitação, pós-graduações, bolsas de MBA, cursos de idiomas e até mesmo outra faculdade, são muito bem-vindos como estimuladores da capacitação e especialização do profissional.
Sabe-se que uma carreira próspera os ganhos salariais não são necessariamente o único fator a ser considerado, mas é muito importante que as organizações saibam quanto a concorrência remunera determinado cargo para manter mais ou menos próximo da concorrência a remuneração de seus próprios cargos.
Isso desestimula o funcionário a trocar a empresa apenas pelos ganhos financeiros, já que a diferença talvez não compense a troca do ambiente e da equipe. Portanto, competitividade salarial também é importante em uma boa EVP.
Outro fator que é extremamente motivacional a todos os colaboradores é saber que a sua empresa faz a diferença no ramo.
O impacto que o seu produto ou serviço causa na comunidade é algo que fará com que seus funcionários se sintam ainda mais importantes e que não trabalham apenas para ganhar mais e ser melhor, mas proporcionam algo positivo para a sociedade.
Valorização do profissional. Faz parte de uma boa EVP fazer o profissional se sentir valorizado por seu bom trabalho.
Premiações por inovação, participações nos lucros ao final do exercício financeiro, clube exclusivo de benefícios como descontos em hotéis, restaurantes, lojas de e-commerce, roupas e outros, são alternativas interessantes.
Elas fazem com que haja uma competição saudável por resultados melhores e previne que o dia a dia do trabalho fique repetitivo e enfadonho.
O elogio mais sincero é aquele que vem de dentro. Imagine a sua empresa sendo elogiada pelos próprios colaboradores de forma espontânea? Uma EVP bem-feita resulta na autodivulgação de sua companhia pelos próprios funcionários dela.
Seus colaboradores farão comentários positivos sobre a empresa em seus círculos profissionais (o que atrairá profissionais de outras organizações), família e amigos. E isso tem um impacto bastante positivo após certo tempo.
Claro que toda boa estratégia precisa de um planejamento financeiro inteligente que evitará problemas no futuro e conservará seu RH estratégico. Mas, ainda assim, a EVP de qualidade é um fator primordial ao sucesso de qualquer empreendimento.
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