A mineração de dados é uma ferramenta poderosa que pode beneficiar diversas áreas de negócios. Confira alguns exemplos de data mining e como ele pode contribuir para os segmentos de mercado e departamentos das empresas. Exemplos de Data Mining A mineração de dados é um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas, para os mais […]
A mineração de dados é uma ferramenta poderosa que pode beneficiar diversas áreas de negócios. Confira alguns exemplos de data mining e como ele pode contribuir para os segmentos de mercado e departamentos das empresas.
A mineração de dados é um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas, para os mais diversos fins. E não seria para menos: esta estratégia pode ser útil em várias tarefas e contribui significativamente na tomada de decisões.
Quer ter uma ideia da ampla gama de áreas de atuação que podem ser beneficiadas com a aplicação deste recurso? Dê uma olhada nesta lista que montamos com alguns exemplos de data mining:
A análise de compras é uma estratégia que pode ser desenvolvida a partir da mineração de dados. Seu princípio é de que clientes que compram certo tipo de produto também irão comprar outro tipo de produto relacionado.
Neste exemplo de data mining, o varejista é capaz de compreender o comportamento de compra de seus consumidores. Com ele, é possível realizar uma análise de contraste de resultados entre lojas diferentes e entre clientes em grupos demográficos diferentes, por exemplo.
Com os dados obtidos e devidamente analisados, o empreendedor descobre as necessidades de seus clientes. A partir disto, ele pode redefinir suas estratégias para que a loja esteja alinhada à estas necessidades.
Com a mineração de dados, a segmentação de clientes alcança um nível incrivelmente superior, aumentando a eficácia do mercado. Ela permite identificar os diferentes padrões apresentados pelos consumidores e alinhá-los em uma nova segmentação de clientes.
Então, a partir destes dados, este exemplo de data mining possibilita o desenvolvimento de uma estratégia para atender a esta nova segmentação.
Na área de CRM, a mineração de dados adquire um potencial enorme, devido ao grande volume de dados que acessa.
Neste exemplo de data mining, utilizam-se os dados obtidos junto aos clientes para descobrir tendências de comportamento. Por exemplo, uma operadora de internet pode observar as informações coletadas para analisar a forma como os consumidores agem quando desejam mudar de operadora. Assim, a operadora pode desenvolver um plano de contenção para quando algum consumidor apresentar este padrão de comportamento.
Além disso, a mineração de dados também é útil para realizar melhorias no atendimento e no relacionamento com os clientes. Isso porque, ao realizar uma análise das informações, ela permite identificar com mais clareza as necessidades dos clientes. Pode servir, ainda, como base para o desenvolvimento de estratégias que agilizar o atendimento e torná-lo mais efetivo.
Na engenharia da produção, a palavra de ordem é, logicamente, produtividade. Ao aplicar as ferramentas de data mining neste segmento, fica bem mais fácil identificar padrões em processos de fabricação complexos.
Sua utilização pode ser útil especialmente no design de nível de sistema. Com a mineração de dados, pode-se identificar as ligações entre a arquitetura do produto, o portfólio do produto e as informações referentes às necessidades dos clientes.
Este exemplo de data mining permite, ainda, prever o tempo, custo e fatores que afetam o desenvolvimento do produto.
Os departamentos e segmentos financeiros geralmente se veem às voltas com fraudes nos números. A mineração de dados também apresenta soluções para evitar estes problemas.
Utilizar o data mining para encontrar incongruências financeiras é mais rápido e menos complexo do que utilizar os métodos tradicionais. Esta ferramenta permite identificar padrões inconsistentes, traduzindo os dados em informações precisas.
É comum que causalidades e correlações em informações de negócios e preços de mercado que não sejam imediatamente pelos gerentes. Porém, estes elementos podem ser destacados ao se adotar este exemplo de data mining.
Como já explicamos neste outro post, a mineração de dados é realizada a partir de dados coletados. Seja em registros manuais, sistemas ou outras fontes, estes dados são analisados para gerar informações sólidas.
Uma excelente fonte de coleta para o data mining é o ERP. Isso porque nele é registrado um volume impressionante de dados. E a partir deles, como vimos, a empresa pode realizar análises para montar suas estratégias.
A StarSoft oferece soluções em ERP para os mais diversos segmentos e departamentos das empresas, com módulos são extremamente completos. Além disso, as informações nele registradas podem ser utilizadas para realizar o data mining. Com isso, a tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias em sua empresa tornam-se mais assertivos. Quer conhecer melhor nossas soluções? Acesse nosso site, confira todas as facilidades oferecidas por nossos módulos e solicite um orçamento.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital