A indústria de móveis, especialmente na produção de peças de alta qualidade, é uma fatia importante do mercado de design nacional e internacional. Porém, para uma empresa manter a competitividade, focar na produtividade e reduzir custos, requer – além de experiência e qualidade –, muita organização. Para isso, o sistema de ERP pode ajudar. O […]
A indústria de móveis, especialmente na produção de peças de alta qualidade, é uma fatia importante do mercado de design nacional e internacional. Porém, para uma empresa manter a competitividade, focar na produtividade e reduzir custos, requer – além de experiência e qualidade –, muita organização. Para isso, o sistema de ERP pode ajudar.
O ERP é um sistema que comporta as informações e dados mais importantes de uma organização. Isso ocorre a partir de um software inteligente que organiza, gerencia e interpreta seus registros. O sistema de gestão especializado pode ser usado por companhias de pequeno, médio e grande porte. Dispensa o uso de servidores físicos no seu estabelecimento, já que tudo é feito por meio da internet em softwares na nuvem.
Adquirir um sistema para a sua gestão moveleira pode trazer inúmeros benefícios. Especialmente o corte de custos desnecessários e o crescimento da corporação graças ao aumento da produtividade da equipe. Seu uso é fácil, rápido e inteligente.
A competitividade do setor é alta. Por isso é imprescindível manter uma organização impecável. O ERP vai automatizar os processos que antes eram manuais. Os registrados por meio de planilhas off-line, em papéis ou outros dispositivos pouco flexíveis ou adaptados às necessidades.
Uma das principais facilidades proporcionadas pelo ERP é a facilidade em gerar um pedido de venda com todos os detalhes importantes. Principalmente quando falamos de itens customizados, o formulário a ser preenchido pelo vendedor precisa ser assertivo em tudo. Deve conter tamanho, cor, tecido e demais características do móvel. Os clientes costumam ser extremamente exigentes e uma falha pode causar sérios transtornos.
Por meio do software é possível acrescentar todas as informações com praticidade. É possível integrar os dados com as demais áreas da empresa, como a contabilidade e o financeiro. Outro importante benefício é no setor de assistência técnica. Com todas as informações do cliente e do produto em mãos, fica mais fácil entender o histórico da solicitação e resolver problemas com agilidade e eficiência.
Integração: todos os dados da sua empresa estarão a um clique de distância e com fácil acesso. Desde os dados de fornecedores, da equipe, do financeiro, da área comercial etc. Tudo é incorporado para uma gestão mais ágil e prática.
Gestão: cuidar dos números mais importantes do seu negócio e relacionar com os dados de mercado será mais fácil. Ferramentas inteligentes ajudam gestores a tomar decisões importantes, evitando erros que podem custar caro.
Gerenciamento: a organização dos dados é adaptada conforme as necessidades da sua empresa. Estoques, expedição, ordens de produção, entrega, fabricação, distribuição etc. Eles podem ser separadas e classificadas no momento de integração da plataforma. A customização é inteligente e permite o upload de arquivos, como desenhos e manuais, para a nuvem.
Produtividade: os funcionários que tiverem acesso à ferramenta terão o trabalho de inserir e controlar dados facilmente incorporados. A ferramenta permite, ainda, a geração de relatórios inteligentes, o que evita perda de tempo em monitoramentos manuais.
Gerenciamento de recursos: mais do que gerir a empresa, cuidar do patrimônio é vital para a saúde da companhia. Com uma visão geral e detalhada, os gestores podem tomar decisões baseadas em controle de custos. Sabendo quais departamentos podem ter mais investimento por remanejamento de outros. Além de cortar custos dispensáveis.
Regularização: um sistema especial para o segmento de móveis segue normas oficiais da legislação brasileira. Adequando suas necessidades às obrigatoriedades para cada finalidade.
Para que a sua migração para o sistema seja a mais assertiva possível, é indicado trabalhar com uma empresa especializada. A StarSoft tem muita experiência no assunto. São quase três décadas de mercado no tratamento de informação e gerenciamento de dados. O StarSoft Applications de Gestão Empresarial se adapta ao seu negócio. Melhora sua performance de mercado, focando na redução de custos e otimização os processos em busca de competitividade.
Porém, mais do que conhecimento de setor, a StarSoft apresenta uma importante competência na implantação de sistema ERP na indústria moveleira, já que tem como cliente a Vitra, fabricante suíça de móveis de alta qualidade que conta com designers internacionais na concepção dos produtos. A multinacional atua desde 1950, mas entrou no Brasil há quatro anos com peças em grandes varejistas do setor, e encontrou na StarSoft um parceiro certeiro.
O desafio pedia investimento acessível, migração rápida e adequação à legislação brasileira, já que a multinacional era nova por aqui e precisava de um entendimento forte do mercado. “A partir da implantação do StarSoft Applications estamos transformando o sistema em uma vantagem competitiva para a empresa, já que a Vitra usa todas as funcionalidades do software. Hoje temos o controle de todas as atividades e a visão estratégica fornecida pelos relatórios gerenciais que dão suporte às nossas decisões”, comenta Leonardo Xavier Lopes, Plant Manager da Vitra.
Por fim, o case de sucesso faz parte do sistema ERP da StarSoft, que é dividido em sete módulos e integra processos administrativos, financeiros, comerciais, industriais e logísticos da sua companhia. Para saber mais e conhecer o trabalho da empresa, entre em contato pelo site: https://www.starsoft.com.br/contato/ ou converse com os consultores pelo telefone: (11) 4133-2200.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital