Como você administra seus colaboradores? Gerir os profissionais da empresa não envolve apenas relacionamento, capacidade de resolver arestas e medir desempenho. A gestão de talentos vai bem além disso e é uma parte do RH que precisa de mais atenção. Já vimos em inúmeras pesquisas que demonstram que parte da performance dos colaboradores está associada […]
Como você administra seus colaboradores? Gerir os profissionais da empresa não envolve apenas relacionamento, capacidade de resolver arestas e medir desempenho. A gestão de talentos vai bem além disso e é uma parte do RH que precisa de mais atenção.
Já vimos em inúmeras pesquisas que demonstram que parte da performance dos colaboradores está associada a um bom gerenciamento de equipe, unido à valorização e aos benefícios.
No entanto, essas questões importantes só são possíveis por meio da administração correta dos talentos. Isso envolve investimentos, principalmente em tecnologia, já que, atualmente, o RH está cada vez mais tech, com foco em melhorar sua performance.
Por isso, desenvolvemos este conteúdo com algumas sugestões de ferramentas online que melhoram a gestão de talentos e ajudam a promover resultados positivos a partir da performance dos colaboradores, que são aqueles que literalmente contribuem para o crescimento do negócio.
Portanto, leia o material. Ah, e compartilhe com quem busca conhecer mais de tecnologia para os recursos humanos!
Nem todas as empresas começam como uma administração de pessoal completa e minuciosa. É normal que haja experimentações no início.
Por isso, existem sistemas mais “simples”, que oferecem funcionalidades básicas de gestão de talentos. Abaixo, veja alguns exemplos de sistemas e ferramentas para gestão de pessoas.
Obviamente, uma gestão mais despretensiosa não vai se aprofundar em sistemas para admissão digital, administração de cargos e salários e de métricas de desempenho, pois são recursos mais simples/limitados.
A admissão digital faz parte da gestão de talentos, mas por quê? A dinâmica de admitir um novo colaborador precisa ser ágil e transparente, principalmente porque é o momento que o profissional fica mais ansioso, esperando finalizar o processo.
Portanto, quando há um processo digital, com recursos avançados, toda a admissão ocorre de maneira mais rápida para o próprio RH e para o admitido. As principais características dessa admissão digital são:
Vale ressaltar que para haver essa dinâmica totalmente digital, é fundamental utilizar um sistema de gestão de RH, que também podemos chamar de ERP para RH, que agrega inúmeras soluções que se integram automaticamente.
Ou seja, assim que o novo colaborador enviar os documentos pelo Portal RH (por exemplo), os recursos humanos consegue em pouquíssimo tempo anexar em seu sistema e enviar ao eSocial. Simples e ágil.
Também chamado de “academia”, soluções voltadas a treinamentos e educação corporativa são desenvolvidas para dinamizar o acesso aos materiais, fazendo com que os profissionais consigam assistir às aulas online e permitir que os gestores vejam quem de fato realizou o estudo e outras métricas.
Além disso, um ambiente de academia da empresa também pode ser utilizado para apoiar a metodologia de PDI.
Como é possível? Essa dinâmica pode ocorrer a princípio por meio de ferramentas simples, como:
Google Drive: a pessoa simplesmente acessa os materiais;
Dropbox: também funciona como um ambiente para subir conteúdo ou baixar materiais;
Google Class: uma ferramenta também gratuita que possibilita um pouco mais de controle por parte do administrador, mas ainda é limitada.
Contudo, essas soluções têm seus limites e para a maioria das propostas corporativas não desempenha um papel tão assertivo, especialmente por não oferecer “números” concretos.
Por isso, é necessário obter uma solução completa e integrada a outros recursos internos. Aliás, líderes de RH já entendem a relevância de tecnologias para área de aprendizado! Segundo estudo da Gartner, 41% dos gestores de tecnologia para recursos humanos enxergam as plataformas de experiência de aprendizado como apostas de investimentos importante em 2023.
Como sabemos, a relação entre empresa e colaborador funciona através da prestação de serviço e remuneração pelo trabalho desempenhado.
Neste sentido, ressalta-se a importância de gerir bem cargos e salários, para que a rotina do departamento pessoal fique mais organizada possível.
Mesmo que pareça uma atividade bastante óbvia, não é bem assim na prática! Dependendo do porte da empresa a tarefa pode ser complexa. Além disso, há certo “vício” de algumas organizações insistirem no método de controle manuais, por meio de planilhas de excell ou em outras plataformas online mais simples.
Mas, engana-se quem pensa que, utilizando um recurso online, está transformando o RH em digital. Na realidade, um RH Tech funciona com o auxílio de sistemas e recursos efetivos, que proporcionam otimização das tarefas.
Portanto, para gerir os rendimentos de cada colaborador de modo assertivo, os recursos humanos utilizam softwares que automatizam o gerenciamento de cargos e salários, ou seja, após o abastecimento das informações primordiais, o sistema fará o restante sozinho.
Esse tipo de sistema coleta os dados cadastrados pela pessoa responsável pela admissão e a partir disso, passa a controlar as movimentações.
Vemos que em uma simples planilha não é possível haver a gestão correta das informações de rendimento, além de dificultar a rotina dos profissionais de recursos humanos e departamento pessoal.
Por fim, ressaltamos as soluções que otimizam a gestão de performance dos colaboradores!
Quando falamos de gerir talentos, o que vem à mente é a permanência desses profissionais na empresa com excelente desenvolvimento, tanto na carreira quanto em sua atuação dentro da organização.
Para que haja uma evolução da equipe, a qual cada membro se desenvolve individualmente e em coletivo, é necessário primeiro ter em mãos a avaliação de todos, a fim de descobrir como melhorar a performance e em quais áreas investir.
Atualmente, o mundo gira em torno de dados, nenhuma decisão séria acontece sem o estudo de informações concretas e confiáveis. Para o RH é a mesma regra!
Como costumamos brincar “os dados são o novo petróleo” e há um bom tempo têm sido cruciais para os negócios.
Então, para avaliar a performance e desempenho dos colaboradores, o RH passou a utilizar sistemas que oferecem soluções para:
Portanto, com a solução de Gestão de Talentos da StarSoft é possível gerir os profissionais e desenvolvemos através da avaliação de desempenho e métodos para melhorar a performance da equipe!
Descentralize o RH através da comunicação e autoatendimento, promovendo mais autonomia aos colaboradores que se tornam participantes ativos do processo.
Com a solução de recursos humanos desenvolvida pela People by StarSoft, sua equipe de RH consegue desenvolver de maneira otimizada:
Fale com um de nossos especialistas para conhecer o Portal RH e outras ferramentas!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital