fbpx
Leia também

Fluxo de Caixa – Saiba como Funciona

Manter um acompanhamento rigoroso do fluxo de caixa é fundamental para administrar um negócio saudável. Além de ser uma forma de evitar que a empresa acabe indo à falência. Saiba como funciona esta rotina financeira, qual sua importância e como realizá-la de forma mais prática e otimizada.

Saber tudo o que entra e o que sai da sua empresa é importante, pois é a forma mais clara de identificar lucros e despesas. Acompanhar estas movimentações também é importante para estruturar tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas. 

Para isso, porém, é preciso saber como funciona o fluxo de caixa. Conhecer sua periodicidade e quais são as práticas ideais para que ele seja um retrato fiel da realidade da empresa.

Fluxo de caixa – Saiba como funciona

Basicamente, o fluxo de caixa registra as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Sua periodicidade pode ser diária, semanal ou até anual. Também pode compreender um período promocional ou de campanhas.

Devem ser registrados no fluxo de caixa todos os recebimentos. Como por exemplo as vendas à vista, à prazo, recebimento de duplicatas, etc. Além de todos os pagamentos resultantes de compras e pagamentos. Bem como as entradas e saídas previstas, que envolve até o último pagamento e recebimento presentes no horizonte da empresa.

O resultado do fluxo de caixa consiste no saldo disponível (dinheiro em caixa ou na conta corrente) é obtido com a diferença entre total do valor de recebimentos e pagamentos. Estes devem pertencer a um período determinado ou de uma data específica, dependendo da modalidade de periodicidade.

Como fazer o fluxo de caixa

Você pode começar fazendo os lançamentos das contas a pagar e a receber. Assim como os compromissos assumidos e os valores que devem ser recebidos. Sejam estes conhecidos ou somente aproximadamente estimados.

Lembre-se de registrar as despesas ainda não lançadas (contas de água, luz, folha de pagamento, impostos) como contas a pagar. Procure conhecer também suas datas de vencimentos e prever reajustes para uma estimativa mais fiel.

Quando for fazer os cálculos, prefira usar como base a média diária de vendas costumeiras, não faça projeções maiores. Leve em conta também o movimento característico de cada mês, já que alguns possuem naturalmente maior movimento e outros não. Uma dica: as estimativas serão mais assertivas se você manter um controle diário de receitas e despesas.

O fluxo de caixa pode tanto ser feito manualmente como por meio de planilhas. As empresas mais organizadas preferem utilizar sistemas de gestão integrado para fazer este registro.

Fluxo de caixa x Tomada de decisões

Como dissemos no início, o fluxo de caixa oferece um suporte sólido para uma tomada de decisões mais estratégica. Para isso, porém, é preciso que o saldo seja analisado diariamente, assim como em períodos futuros. Com isso, você toma as decisões de forma preventiva, e não somente corretiva. 

Assim, em situações onde haja lucro superior ao esperado, pode-se avaliar as melhores possibilidades de investimento e aplicação deste valor. Da mesma forma, ao identificar uma situação deficitária, é possível adiantar as soluções para aumentar o capital de giro.

Já pensou se a tomada de decisões baseada nos dados do fluxo de caixa acabam não sendo efetivas porque as informações eram inconsistentes? Isso pode acontecer caso algum dado importante não tenha sido registrado adequadamente, por exemplo. Inclusive, é um cenário muito provável em registros manuais.

É por isso que as empresas preferem contar com um sistema de gestão integrado para fazer seu fluxo de caixa. Esta solução, além de otimizar as tarefas relacionada, traz mais segurança ao processo. 

Conheça o StarSoft Applications Financeiro

Esta ferramenta oferece um fluxo de caixa com apresentação gráfica, para facilitar ainda mais a visualização dos dados relevantes. A solução permite, ainda, a exportação de informações previstas e realizadas.

Com este sistema, todos os eventos disponíveis podem ser consultados em formato drill down, com exportação para planilhas externas. 

O módulo apresenta também a consulta dos acontecimentos financeiros relacionados aos fluxos em períodos determinados. Além de comportar a visualização em diferentes moedas, aceita a manipulação de informações, projetando diferentes cenários.

Essa praticidade toda permite que você registre dados sólidos para estruturar uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva.

Conheça todas as funcionalidades que nossa ferramenta pode oferecer acessando este link e preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.