fbpx
Leia também

O que é ERP?

Descubra a importância do Enterprise Resource Planning para sua empresa e conheça um pouco mais sobre as ferramentas oferecidas pela Starsoft que permitirão um controle total sobre os processos na sua organização.

leia mais

Folha de pagamento – O que é?

A folha de pagamento, também conhecida como contracheque ou holerite, é um dever de todas as empresas e um direito de cada colaborador registrado. No post de hoje você vai descobrir o que é este documento, para que serve e quem pode elaborá-lo.

O que é folha de pagamento?

No Brasil, a folha de pagamento trata-se de um documento obrigatório que deve ser emitido pelas empresas.

Seu objetivo é organizar e registrar valores relacionados às remunerações dos colaboradores, com seus respectivos descontos e acréscimos. Além de permitir a fiscalização trabalhista e previdenciária por parte do governo. Isso porque o documento serve como comprovante de arrecadações de verbas trabalhistas.

Já para as empresas, seu valor é inestimável para extração de dados para o controle financeiro.

A folha de pagamento é elaborada baseada em diversos cálculos e na análise dos vários elementos que compõem a remuneração. Como por exemplo bônus, descontos, faltas, atrasos e horas extras, além do salário. Com isso, podemos entender este documento como um histórico do colaborador na empresa.

Confira este post para compreender cada elemento que compõe a folha de pagamento. Se quiser descobrir como realizar o cálculo deste documento, também pode ler este outro texto.

Elementos da folha de pagamento

Acabamos de dizer que a folha de pagamento não precisa seguir um padrão, apenas respeitar alguns critérios. Isso porque existem alguns elementos que devem, obrigatoriamente, estar presentes no documento. Como por exemplo:

  • Nome do trabalhador (segurado)
  • Cargo do funcionário ou serviço prestado
  • Valor bruto do salário
  • Montante da contribuição de Previdência, abatido do salário
  • Valor líquido – ou seja – a quantia que o colaborador de fato irá receber.

A folha de pagamento é impressa em pelo menos duas vias, sendo que uma delas fica com o empregador. A outra é entregue ao colaborador, para arquivo pessoal. É importante que ambas sejam assinadas pelo trabalhador com a data em que foram recebidas.

Quem elabora a folha de pagamento

Geralmente, as empresas deixam a folha de pagamento a encargo da equipe de recursos humanos ou departamento pessoal. Outras – geralmente as pequenas – podem optar por um escritório de contabilidade para cuidar da elaboração deste documento.

Atualmente, o mais comum é que a folha de pagamento seja feita em sistemas de gestão especializados. Inclusive, esta é uma das melhores alternativas, especialmente quando lembramos que erros neste documento podem levar a processos trabalhistas.

Nos softwares, reduz-se a possibilidade de erros já que as taxas são pré estabelecidas e os cálculos são feitos automaticamente. Sem falar que otimiza e facilita muito o trabalho da equipe de recursos humanos.

O módulo StarSoft Applications RH é  um exemplo de sistema que traz praticidade, segurança e assertividade à folha de pagamento. Com suas funcionalidades, o departamento pessoal  pode desburocratizar suas tarefas e agilizar suas atividades, simplificando a gestão de pessoas.

Entre em contato para saber mais sobre o módulo ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.