São muitas as funções do gestor financeiro, que é uma das posições mais importantes em qualquer empresa. Conheça, neste post, cada atribuição deste profissional e como suas tarefas podem ser otimizadas e utilizadas de forma estratégica. Segundo o estudo do Sebrae, Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil, a gestão financeira deficiente […]
São muitas as funções do gestor financeiro, que é uma das posições mais importantes em qualquer empresa. Conheça, neste post, cada atribuição deste profissional e como suas tarefas podem ser otimizadas e utilizadas de forma estratégica.
Segundo o estudo do Sebrae, Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil, a gestão financeira deficiente é o motivo pelo qual 50% das empresas vão à falência. Ou seja, ter um bom gestor financeiro é fundamental para manter a empresa saudável.
Nesse contexto, é essencial saber as funções do gestor financeiro e quais devem ser suas responsabilidades. Somente assim é possível atribuir adequadamente as tarefas e saber o que se deve cobrar ou não deste profissional.
Basicamente, o gestor financeiro realiza o controle dos recursos financeiros da empresa. É ele também quem realiza o planejamento e gerenciamento da equipe do departamento financeiro.
Outras das funções do gestor financeiro é a validação das contas da empresa e fazer as tomadas de decisões corporativas mais importantes.
Mais especificamente, entre as funções do gestor financeiro está analisar demonstrativos contábeis. Assim como observar a manutenção dos estoques e acompanhar de perto fluxos de caixa e faturamentos.
O gestor financeiro também deve supervisionar as tarefas rotineiras do setor financeiro, como por exemplo:
Uma das mais importantes funções do gestor financeiro é a análise de mercado da área de atuação da empresa. A partir desta avaliação, o profissional deve sugerir alternativas que possam ser mais lucrativas para a organização.
O gestor financeiro deve fazer isso tudo de forma a otimizar processos e alcançar os melhores resultados possíveis.
Para a empresa, as funções do gestor financeiro são direcionadas a elevar o valor do patrimônio líquido da organização. Porém, para que isso realmente seja efetivo, é preciso que o profissional tenha tempo para colocar em prática suas habilidades estratégicas.
É por esse motivo que a maioria das empresas utiliza um sistema de gestão integrado. Com esta solução, todas as funções do gestor financeiro que possam ser consideradas burocráticas são realizadas com maior praticidade. Dessa forma, o profissional tem mais tempo livre para pensar em soluções efetivas e se concentrar em tomar decisões estratégicas.
Com o módulo StarSoft Applications Gestão Financeira, por exemplo, as tarefas relacionadas ao setor tornam-se mais práticas e simples. Nesta plataforma, estão disponíveis ferramentas para fechamento, decisão de pagamentos, simulação de investimentos e empréstimos. Nela, é possível realizar tarefas ligadas ao fluxo de caixa de curto e longo prazos. Além de permitir a visualização de indicadores que acompanham a saúde financeira de cada negócio.
Quer saber mais sobre esta solução e cada uma de suas funcionalidades? Então acesse este link para conferir mais informações e preencha o formulário para solicitar uma demonstração.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital