fbpx
Leia também

Funções do Gestor Financeiro – Quais são?

São muitas as funções do gestor financeiro, que é uma das posições mais importantes em qualquer empresa. Conheça, neste post, cada atribuição deste profissional e como suas tarefas podem ser otimizadas e utilizadas de forma estratégica.

Segundo o estudo do Sebrae, Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil, a gestão financeira deficiente é o motivo pelo qual 50% das empresas vão à falência. Ou seja, ter um bom gestor financeiro é fundamental para manter a empresa saudável.

Nesse contexto, é essencial saber as funções do gestor financeiro e quais devem ser suas responsabilidades. Somente assim é possível atribuir adequadamente as tarefas e saber o que se deve cobrar ou não deste profissional.

Funções do gestor financeiro

Basicamente, o gestor financeiro realiza o controle dos recursos financeiros da empresa. É ele também quem realiza o planejamento e gerenciamento da equipe do departamento financeiro.

Outras das funções do gestor financeiro é a validação das contas da empresa e fazer as tomadas de decisões corporativas mais importantes.

Mais especificamente, entre as funções do gestor financeiro está analisar demonstrativos contábeis. Assim como observar a manutenção dos estoques e acompanhar de perto fluxos de caixa e faturamentos. 

O gestor financeiro também deve supervisionar as tarefas rotineiras do setor financeiro, como por exemplo:

  • Controle de contas a pagar e receber

  • Elaboração de relatórios de desempenho

  • Aplicação das normas nos procedimentos

  • Auditoria interna da empresa.

Uma das mais importantes funções do gestor financeiro é a análise de mercado da área de atuação da empresa. A partir desta avaliação, o profissional deve sugerir alternativas que possam ser mais lucrativas para a organização.

O gestor financeiro deve fazer isso tudo de forma a otimizar processos e alcançar os melhores resultados possíveis.

Como aproveitar o potencial do gestor financeiro para as empresas

Para a empresa, as funções do gestor financeiro são direcionadas a elevar o valor do patrimônio líquido da organização. Porém, para que isso realmente seja efetivo, é preciso que o profissional tenha tempo para colocar em prática suas habilidades estratégicas.

É por esse motivo que a maioria das empresas utiliza um sistema de gestão integrado. Com esta solução, todas as funções do gestor financeiro que possam ser consideradas burocráticas são realizadas com maior praticidade. Dessa forma, o profissional tem mais tempo livre para pensar em soluções efetivas e se concentrar em tomar decisões estratégicas.

Com o módulo StarSoft Applications Gestão Financeira, por exemplo, as tarefas relacionadas ao setor tornam-se mais práticas e simples. Nesta plataforma, estão disponíveis ferramentas para fechamento, decisão de pagamentos, simulação de investimentos e empréstimos. Nela, é possível realizar tarefas ligadas ao fluxo de caixa de curto e longo prazos. Além de permitir a visualização de indicadores que acompanham a saúde financeira de cada negócio.

Quer saber mais sobre esta solução e cada uma de suas funcionalidades? Então acesse este link para conferir mais informações e preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.