Você sabia que os pneus correspondem ao segundo maior gasto com a sua frota? Eles só perdem para o combustível. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), cerca de 18,68% do custo operacional, ou seja, um quinto de todo o valor, vão diretamente para os pneus. Isso sem contar a segurança, […]
Você sabia que os pneus correspondem ao segundo maior gasto com a sua frota? Eles só perdem para o combustível. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), cerca de 18,68% do custo operacional, ou seja, um quinto de todo o valor, vão diretamente para os pneus. Isso sem contar a segurança, afinal, quanto melhor o estado do produto, mais aderência no asfalto o veículo terá.
Um controle minucioso permite criar estratégias mais assertivas de gestão. O ideal é ter um sistema que contenha informações desde o desempenho dos veículos, motoristas, manutenção até de estruturas do veículo. Como o módulo gestão de frotas da StarSoft. Separamos estes benefícios de um sistema integrado, neste post.
Para um equipamento ter o melhor desempenho, ele precisa estar em ótimo estado. Desde as manutenções preventivas até fatores como uma simples calibragem dos pneus, por exemplo, podem ter impacto direto financeiro.
Quando o carro está desalinhado e o ângulo dos eixos estão tortos, os pneus acabam sendo desgastados de maneira incorreta e desproporcional, o que pode elevar ainda mais o valor dos gastos gerais com a frota.
O mesmo serve para quando os pneus estão cheios ou vazios demais. A calibragem incorreta diminui a vida útil dos pneus, aumentando o contato com o asfalto ou causando deformidades.
Cada veículo e cada condutor apresentam características diferentes. Conhecer e determinar o melhor arranjo permite identificar quais as situações de melhor desempenho e economia.
Quanto mais padronizada for a sua frota, mais fácil será para identificar os parâmetros e garantir o menor consumo e a maior produtividade.
Assim como equipamentos, os motoristas e colaboradores também precisam de atualizações. Por isso, investir em boas condições de trabalho, segurança e treinamentos ajudarão a reduzir ou eliminar maus hábitos. Além disso, é uma forma de conscientizar os motoristas sobre como os custos podem ser controlados.
Outra alternativa além da troca, é a reforma. Em vários casos, apenas uma renovação do produto já permite continuar os utilizando por mais tempo. Isso ajuda a prolongar a sua vida útil e a adiar os custos com a compra de novos. Conte com um serviço de qualidade, afinal segurança em primeiro lugar.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental saber qual é o período de troca dos pneus. Ter conhecimento de marcas e se são macios ou secos também influencia diretamente na sua durabilidade. Descubra qual marca entrega o melhor desempenho e economia para a sua frota.
Com o software da StarSoft, você tem o gerenciamento completo dos pneus a partir dos diversos meios de controle: informação sobre a representatividade dos pneus no custo geral da frota, gera análise técnica, controla a vida útil do pneu, alerta o momento da reforma, controla as receitas com descarte, localiza cada pneu por veículo e muito mais. Acesse o site e tenha todas as informações da sua frota de forma rápida e prática.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital