fbpx
Leia também

Gerenciamento de pneus dos veículos – Frota

Você sabia que os pneus correspondem ao segundo maior gasto com a sua frota? Eles só perdem para o combustível. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), cerca de 18,68% do custo operacional, ou seja, um quinto de todo o valor, vão diretamente para os pneus. Isso sem contar a segurança, afinal, quanto melhor o estado do produto, mais aderência no asfalto o veículo terá.

Um controle minucioso permite criar estratégias mais assertivas de gestão. O ideal é ter um sistema que contenha informações desde o desempenho dos veículos, motoristas, manutenção até de estruturas do veículo. Como o módulo gestão de frotas da StarSoft. Separamos estes benefícios de um sistema integrado, neste post.

  • Manutenção do veículo

Para um equipamento ter o melhor desempenho, ele precisa estar em ótimo estado. Desde as manutenções preventivas até fatores como uma simples calibragem dos pneus, por exemplo, podem ter impacto direto financeiro.

  • Geometria e balanceamento

Quando o carro está desalinhado e o ângulo dos eixos estão tortos, os pneus acabam sendo desgastados de maneira incorreta e desproporcional, o que pode elevar ainda mais o valor dos gastos gerais com a frota.

  • Calibragem

O mesmo serve para quando os pneus estão cheios ou vazios demais. A calibragem incorreta diminui a vida útil dos pneus, aumentando o contato com o asfalto ou causando deformidades.

  • Conheça cada veículo e motorista

Cada veículo e cada condutor apresentam características diferentes. Conhecer e determinar o melhor arranjo permite identificar quais as situações de melhor desempenho e economia.

  • Frota homogênea

Quanto mais padronizada for a sua frota, mais fácil será para identificar os parâmetros e garantir o menor consumo e a maior produtividade.

  • Capacitação da equipe

Assim como equipamentos, os motoristas e colaboradores também precisam de atualizações. Por isso, investir em boas condições de trabalho, segurança e treinamentos ajudarão a reduzir ou eliminar maus hábitos. Além disso, é uma forma de conscientizar os motoristas sobre como os custos podem ser controlados.

  • Reforma dos pneus

Outra alternativa além da troca, é a reforma. Em vários casos, apenas uma renovação do produto já permite continuar os utilizando por mais tempo. Isso ajuda a prolongar a sua vida útil e a adiar os custos com a compra de novos. Conte com um serviço de qualidade, afinal segurança em primeiro lugar.

  • Troca

Por fim, mas não menos importante, é fundamental saber qual é o período de troca dos pneus. Ter conhecimento de marcas e se são macios ou secos também influencia diretamente na sua durabilidade. Descubra qual marca entrega o melhor desempenho e economia para a sua frota.

Com o software da StarSoft, você tem o gerenciamento completo dos pneus a partir dos diversos meios de controle: informação sobre a representatividade dos pneus no custo geral da frota, gera análise técnica, controla a vida útil do pneu, alerta o momento da reforma, controla as receitas com descarte, localiza cada pneu por veículo e muito mais. Acesse o site e tenha todas as informações da sua frota de forma rápida e prática.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.