fbpx
Leia também

Gestão ágil nos projetos: o que é e como desenvolver o método com as equipes

Ao longo dos anos e atualização das práticas, muitos métodos foram transformados, inclusive o modo de gerir equipes e trabalhos que mudou consideravelmente. Assim, surge o conceito de gestão ágil nos projetos, que promove novos desafios e benefícios. 

Então para compreender a gestão ágil nos projetos e se as técnicas são aplicáveis ao seu negócio, leia o conteúdo na íntegra! 

O que são métodos ágeis? 

Os métodos ágeis vieram do Manifesto Ágil e foi altamente aceito pela área de desenvolvimento de softwares, que passaram a utilizar o conceito em seus projetos. Entretanto, você pode aplicar a metodologia à gestão de outros setores e estratégias. 

Os métodos ágeis nos projetos são vistos como uma alternativa aos métodos tradicionais, que também conhecemos como métodos pesados ou clássicos. 

É importante ter em mente que a metodologia ágil promove uma transformação conforme ocorre as fases dos projetos, reunião entre membros da equipe e duração dos projetos. 

Essa é uma filosofia que incentiva, principalmente, trabalho em equipe, comunicação, auto-organização, foco no cliente e entrega de valor. Por isso que há um acompanhamento muito próximo entre as etapas até conclusão. 

Objetivos da gestão ágil 

Um dos pontos centrais da gestão ágil nos projetos é reduzir o tempo de entrega dos trabalhos, respeitar prazos e metas e, desse modo, melhorar produtividade. 

A cultura ágil contribui para as equipes serem mais autogerenciáveis e incentiva a inspeção e adaptação frequente dos métodos. Por isso que há o acompanhamento tão próximo. Além disso, os criadores desenvolveram os métodos ágeis com intuito de: 

  • Promover interações acima de procedimentos e ferramentas; 
  • Haver colaboração com cliente; 
  • Prever problemas e solucioná-los; 
  • Ter a capacidade de criar resposta às mudanças acima de um plano pré-estabelecido. 

Há outros objetivos, conforme projeto, gestão, propósitos do trabalho e outras variáveis. Mas, essas são as finalidades gerais identificadas nessa metodologia. 

Entenda o manifesto ágil 

O manifesto ágil surgiu em 2001 e foi idealizado por 17 pessoas, a partir da análise da gestão de projetos que foram muito bem geridos e obtiveram sucesso. Assim, surge um compilado de valores e conceitos que direcionam a gestão ágil. 

Durante essa ação de desenvolver os métodos ágeis que surgiram os primeiros conceitos, como o Scrum e o DSDM. Ao longo dos anos de criação do conceito foram idealizados outros conceitos. 

Além disso, ressaltamos os 12 princípios, que fazem com que as equipes compreendam com mais facilidade as metodologias ágeis. São esses princípios: 

  1. “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado”; 
  1. “Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Então, processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente”; 
  1. “Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo”; 
  1. “Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto”; 
  1. “Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Assim, dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho”; 
  1. “O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face”; 
  1. “Software funcionando é a medida primária de progresso”; 
  1. “Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Desse modo, os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente”; 
  1. “Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade”; 
  1. “Simplicidade, ou seja, a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial”; 
  1. “As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes autogerenciáveis”; 
  1. “Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo”. 

Características de uma gestão ágil 

Algo interessante da gestão ágil é que poucas questões básicas são decididas no início. De maneira interativa, aos poucos acontecem as definições do projeto

Desse modo, as particularidades do produto final podem ser alteradas, caso seja necessário e em qualquer momento, se isso representar melhorias. 

Outra característica da gestão ágil nos projetos é a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, com cada equipe focada em uma atividade/entrega. Assim, os clientes precisam ir aprovando as entregas ao longo do projeto, para que atenda suas exigências. 

Leia também: Superando o paradoxo da automação 

Como ocorre na prática? 

As metodologias ágeis fazem com que o projeto esteja dividido em etapas menores, que chamamos de iteração, e essas fases duram, em média, duas a quatro semanas. Então, ao final de cada uma dessas etapas, avalia-se as prioridades do projeto. 

Desse modo, a gestão do projeto fica dinâmica, existem mais reuniões (que são mais curtas), há reavaliação, eleva-se a qualidade do trabalho e tem total conexão com o cliente.  

Ah, e é importante citar que cada empresa decide qual metodologia ágil vai seguir, alterando um pouco a estrutura da gestão do projeto. 

Principais metodologias da gestão ágil nos projetos

Scrum 

No Scrum, os projetos são divididos em etapas cíclicas, que chamamos de Sprints. Essas sprints reúnem diversas tarefas e duram entre duas e quatro semanas.  

A cada finalização, uma nova sprint se inicia, até que o projeto esteja completo. Além disso, essa metodologia incluí: 

  • Reuniões diárias (Daily Scrum), em que a equipe discute quais tarefas serão realizadas no dia e o que foi realizado no dia anterior; 
  • Acompanhamento do progresso do projeto; 
  • A pessoa que requisita o projeto, o Product Owner; 
  • O Time Scrum e Scrum Master; 
  • Sprint Review Meeting, uma reunião para fazer um relatório das últimas semanas; 
  • Definição do que deve ser priorizado na próxima sprint. 

Kanban 

Com uma metodologia visual e simples, o Kanban se baseia em quadros de trabalho e cartões. Então, dependendo da equipe, elas trabalham com alguns quadros e cartões. 

Seus quadros são separados por colunas: pendentes, em andamento e concluídos, com customização de modo de trabalho da equipe.  

Já o cartão pode ser entendido como uma tarefa a ser executada. Assim, na criação desse cartão, é possível incluir descrição, prazo e membros, entre outras especificações.

 Lean

Incentiva os profissionais a desenvolverem um processo otimizado e fazer ou usar apenas o que for necessário para o sucesso do projeto. 

Assim, o método gera benefícios principalmente em relação a otimização dos recursos, tempo e esforços. Alguma das ações dessa metodologia são: 

  • Integração das equipes; 
  • Execução de tarefas constantemente; 
  • Automatização de processos repetitivos e simples; 
  • Criação de um modelo de projetos.

Além disso, o Lean faz com que o processo fique mais unificado, levando menos tempo para entregar as tarefas, eleva-se a qualidade e fica alinhado com as demandas e exigências do cliente.

Conheça também a Extreme Programming (EP)

Na década de 90, o extreme Programming se originou do desenvolvimento de softwares, nos Estados Unidos. E, assim com o Scrum, trabalha com pequenas entregas (iterações), as quais são reportadas ao cliente. 

Para compreender essa metodologia, veja que o XP é baseado em: comunicação, simplicidade, feedback, dizer não quando necessário, e interação em todo o projeto. 

Mão na massa! 

Portanto, agora que você sabe as principais informações da gestão ágil nos projetos, é o momento de aplicar na sua empresa, caso tenha interessa. Não se esqueça de aplicar tecnologia nos processos, como nuvem, e ERP que auxilia na automatização de tarefas repetitivas. 

O ERP da StarSoft pode te ajudar na organização de informações relevantes, fazendo com que você utilize seus colaboradores para tarefas estratégicas e tenha economia de tempo e custos. 

Fale com nossos especialistas, que vamos mapear as necessidades do seu negócio! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.