A gestão ágil é uma abordagem quem tem sido adotada em muitas empresas por apresentar resultados positivos no gerenciamento de projetos, como o aumento da satisfação dos clientes. Assim, surge a dúvida de até quando essa metodologia continuará sendo aderida. Para compreender melhor sobre a gestão ágil e se ela ainda é uma tendência válida, […]
A gestão ágil é uma abordagem quem tem sido adotada em muitas empresas por apresentar resultados positivos no gerenciamento de projetos, como o aumento da satisfação dos clientes. Assim, surge a dúvida de até quando essa metodologia continuará sendo aderida.
Para compreender melhor sobre a gestão ágil e se ela ainda é uma tendência válida, leia este conteúdo até o final!
Esse tipo de gestão se baseia nas metodologias ágeis, então trabalha a partir de uma proposta de processos mais curtos, entregas em um menor espaço de tempo e foco nas principais melhorias, com a finalidade de alinhar ações e equipe com maior rapidez.
Desse modo, a gestão ágil potencializa os resultados das ações desenvolvidas, mas não somente com rapidez, mas também com integração e flexibilidade que esse método permite.
Além disso, uma gestão ágil permite maior autonomia dos membros das equipes, promovem a adaptação com maior rapidez, inclusive em momentos inesperados, e tem uma abordagem leve em relação ao gerenciamento dos projetos e profissionais.
Assim, as ações são divididas em etapas menores, para que haja facilidade em aplicar mudanças, sem comprometer a qualidade das atividades e do resultado final.
É importante frisar que não existe um método correto e outro errado, quando comparamos gestão ágil e tradicional, pois há modelos de negócios que funcionam muito bem tradicionalmente.
Contudo, também é fundamental compreender como as duas funcionam, para saber escolher a melhor para seu modelo de empresa. Então, veja a seguir!
A gestão tradicional, em suma, é um modelo que preza a entrega do projeto na totalidade, ou seja, quando está totalmente concluído.
Já a gestão ágil, acompanha a evolução e faz pequenas e constantes entregas, contanto que façam sentido sirva para solucionar parte da necessidade do cliente, gerando valor.
Os métodos ágeis utilizam técnicas e recursos que promovem agilidade nos processos. Se comparados à metodologia convencional, tem maior praticidade e rapidez.
Para que esses métodos, então, sejam possíveis, a gestão ágil utiliza práticas, como SCRUM, Kanban e Lean Manufacturing, por exemplo.
Além disso, utiliza recursos, como: auto-organização, comunicação eficaz, flexibilidade nas ações, autonomia e foco total no cliente.
Resumindo tudo de maneira que facilite seu entendimento, os métodos ágeis englobam um conjunto de práticas que promovem a entrega em menor tempo, mas com alta qualidade, com abordagem voltada ao cliente e participação total dos membros da equipe.
Desenvolver uma gestão ágil na empresa não está somente relacionada aos líderes e gestores, essa é uma metodologia que muda a maneira como todos os membros realizam os processos e realiza a entrega dos projetos.
Por isso, para aplicá-la é necessária uma mudança na cultura organizacional e na maneira como os colaboradores agem diante dos projetos e adversidades, especialmente ligada à mentalidade da equipe.
Portanto, como ocorre uma mudança em todas as estruturas, é normal que o processo de implementação demore um pouco. Além disso, é importante um período de adaptação e testes, se possível, com projetos experimentais.
Ainda assim, é fundamental realizar uma imersão dos colaboradores nessa metodologia, a partir de treinamentos, cursos, workshops e demais meios de aprimoramento. Além, claro, do apoio de líderes e gestores.
Sugestão de leitura – Métodos Ágeis: O que são Squads?
Ao investir em uma gestão ágil, as empresas adquirem benefícios principalmente em relação a controle e mapeamento do fluxo de trabalho, que impactam diretamente na satisfação dos clientes.
Além disso, essa metodologia oferece melhoria das equipes, produção diária e discernimento das projeções de mercado. Assim, gera-se vantagens significativas, como:
Respondendo à questão inicial desse artigo, sobre a permanência da tendência de gestão ágil, sim ela veio para ficar! E vamos explicar por quê.
Conforme dados divulgados pelo pela Scrumalliance.org, extraídos por meio do estudo State of Scrum de 2017/2018, 85% dos participantes afirmam que o Scrum melhora a qualidade de vida no trabalho e 97% continuará trabalhando com a metodologia.
Assim, ao pensar nas atuais tendências e nessa pesquisa, é previsível que os métodos ágeis continuem fazendo sentido para a gestão.
Faz sentido, pois esses líderes bisam novos meios de entregar resultados eficazes a seus clientes. Além disso, é esperado que cresça ainda mais.
Vale citar também que o cliente é outra peça chave, que implica na continuidade da gestão ágil. Isso porque, ao receber projetos com melhores resultados e mais rapidamente, é certo que líderes continuem investindo em métodos ágeis em sua gestão.
Sabia que os softwares de gestão empresarial podem te ajudar a implantar os métodos ágeis em sua equipe e empresa inteira? Isso acontece, pois, essas ferramentas são capazes de integrar os setores, agilizar os projetos por meio da digitalização de processos.
O StarSoft Application é um ótimo exemplo, já que é um software que proporciona a otimização de atividades, como: Gestão financeira, Manufatura, Gestão fiscal, Controladoria, Gestão de frotas e muitas outras soluções.
Além disso, para gestão de Squads, contamos com nossa mais nova ferramenta da People by StarSoft, que auxilia gestores na tarefa de gerir os colaboradores, mensurar produtividade, realizar avaliações e desenvolver os grupos.
Então, com a união do ERP que ajuda a gerir os projetos e seus resultados, com gestão de pessoas, você torna seus métodos ágeis muito mais eficazes e a empresa alinhada a resultados de qualidade.
Conheça as soluções da StarSoft e fale com nossos especialistas!
Gostou deste conteúdo? Baixe nosso infográfico “Passo a passo de como aplicar as metodologias ágeis no RH” e complemente seu conhecimento.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital