fbpx
Leia também

Gestão de Banco de Currículo – Como fazer?

Uma boa gestão de banco de currículo é ideal para que a empresa tenha um processo seletivo mais prático e eficiente. No post de hoje, descubra alguns procedimentos que tornam este gerenciamento mais eficaz.

A captação e retenção de talentos é uma das maiores preocupações dos empregadores. Pelo menos é o que aponta um estudo da Metlife. Segundo a pesquisa, 37% das empresas esperam enfrentar escassez de profissionais qualificados nos próximos 12 meses. Neste contexto, é fundamental ter uma gestão de banco de currículo eficiente.

Como fazer gestão de banco de currículo

Para melhorar a gestão de banco de currículos, existem algumas práticas básicas que podem ser muito úteis. Confira algumas delas:

Utilize uma plataforma

Na era da praticidade, não há espaço nem tempo para lidar com currículos impressos. Já pensou ter que revirar um arquivo físico toda a vez que precisar de um currículo específico? Sem falar que as chances de perder o documento e, consequentemente o talento ligado a ele é enorme nesses casos.

Uma plataforma para gestão de banco de currículo digital, portanto é a melhor solução. Nós, da StarSoft, por exemplo, temos esta funcionalidade dentro do módulo RH. Nele, você pode cadastrar, organizar e acessar os currículos de forma prática e eficiente.

Salve currículos bons que não foram selecionados

Uma boa gestão de banco de currículo envolve saber identificar talentos que podem ser aproveitados. Se não agora, talvez mais tarde. 

Para não perder aqueles candidatos que se destacaram durante um processo seletivo, portanto, o ideal é mantê-los registrados no banco de currículos. Assim, você poderá chamá-los para outro recrutamento com maior facilidade, quando a oportunidade surgir.

Classifique currículos de acordo com categorias

Um departamento com tantas responsabilidades, atribuições e tarefas precisa do máximo de praticidade, não concorda? Para otimizá-lo, portanto, nada melhor do que uma boa organização.

Para que a procura pelos currículos seja mais ágil, o ideal é classificá-los de acordo com categorias específicas. Como por exemplo, especialidade, recrutamento externo ou interno, grau de escolaridade, entre outros parâmetros. Isso torna a pesquisa mais rápida e eficiente na hora de procurar aquele candidato que te chamou a atenção.

Mantenha o banco de currículo atualizado

Uma boa gestão de banco de currículo envolve mantê-lo sempre atualizado, com dados recentes dos candidatos.

Então, caso verifique que um currículo está com informações muito antigas, de muito tempo atrás, elimine-o. Mantenha no banco somente currículos com dados mais atuais, para não acabar perdendo tempo com candidatos que já não estão mais disponíveis.

Mantenha uma gestão de banco de currículo eficiente e prática com a StarSoft!

Com mais de 30 anos no mercado, atendemos mais de 700 empresas de todos os portes e segmentos em todo território nacional. Contar com soluções de RH StarSoft é ter um parceiro tecnológico para simplificar sua gestão de banco de currículo.

Nossa ferramenta oferece um gerenciamento mais estratégico, seja na captação, contratação, desenvolvimento ou retenção de talentos.

Conheça melhor este sistema e todas as suas funcionalidades neste link e preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.