
Há quem diga que a gestão de compras automatizada seja feita apenas com a aquisição de um software de gestão empresarial, mas não é bem assim. Esse é um processo que requer alguns recursos para fazer com que o gerenciamento da área seja eficiente. Com etapas que vão desde a formação de equipe à integração […]
Há quem diga que a gestão de compras automatizada seja feita apenas com a aquisição de um software de gestão empresarial, mas não é bem assim. Esse é um processo que requer alguns recursos para fazer com que o gerenciamento da área seja eficiente.
Com etapas que vão desde a formação de equipe à integração de tecnologias, automatizar a área de compras e gerenciar fornecedores devem ser desenvolvidas com critérios e preparo principalmente dos gestores.
Mas, não é um processo tão complicado como parece. Na realidade, pode ser bem mais fácil se todos estiverem preparados.
Então, pensando em auxiliar as empresas a levarem esse processo de maneira mais tranquila e assertiva, criamos este conteúdo com as principais informações sobre gestão de compras automatizada.
Leia o artigo e compartilhe com sua equipe!
Além do ganho de agilidade para o setor de compras, a automatização promove três vantagens que poucas pessoas comentam, mas nós vamos listar para você!
Redução de gargalos e eficiência do ciclo do pedido
Com o ajuste da conformidade na compra automatizada, o setor reduz possíveis gargalos e faz com que o ciclo de compras seja efetivo.
Principalmente por conta da padronização dos processos e organização de prazos e estoque, a equipe de gestão de fornecedores consegue prever o momento correto de adquirir material/matéria-prima.
A governança é uma estrutura com práticas, normas e processos que regem a empresa para alcançar objetivos.
Com a gestão automatizada, essa prática é elevada e faz com que as regras sejam seguidas, inclusive pelos fornecedores, pois é capaz de entender se eles atendem aos padrões mínimos exigidos para prestar os serviços. Quando não, são cobrados ou substituídos com eficiência.
No entanto, com as soluções de automatização de processos, a equipe consegue dinamizar as negociações e troca de informações de compras com os fornecedores. Essa agilidade, segurança e transparência facilitam a comunicação.
Portanto, com um fluxo de informações eficaz, a empresa executa operações de melhor custo-benefício, principalmente porque as normas e os acordos ficam mais claros para todos.
A seguir, veja o que é necessário para automatizar a gestão de compras da sua empresa!
Na prática, a equipe de procurement cuida das etapas de adquirir materiais a partir da seleção dos fornecedores ideais, a partir de requisitos importantes como certificações, reputação, análises de risco e relações comerciais internacionais.
O processo de compra não se limita ao contato com vendedor e realização de pedidos. É necessário técnica e conhecimento para lidar com todo o processo. Então, o profissional que atua com essas atividades é altamente competente para lidar com uma gestão automatizada das compras.
Vale citar que como um processo natural da evolução do setor de compras, surge o e-procurement, que é a digitalização de todo o processo global de negociação com fornecedores, desde a pesquisa até a logística.
E, obviamente, para colocar o e-procuremente em prática, é necessário obter algumas ferramentas tecnológicas, como o ERP, E-sourcing e E-informing.
Ter uma visão ampla dos seus processos e ter controle sobre eles é fundamental para que a automatização do setor seja feita com excelência. Implementar uma tecnologia enquanto os processos ainda não estão bem definidos é perda de tempo.
Imagine que ainda não há parâmetros para adquirir materiais do setor mais simples da empresa que é a recepção. Como que poderia ser automatizado esse tipo de compra, se ainda não há um entendimento do que é necessário, ciclo e outros detalhes.
Para áreas realmente importantes, ter o controle sobre fornecedores é o primeiro passo para iniciar a automatização, pois o sistema vai digitalizar e otimizar o que a equipe faz, para a partir daí melhorar os processos e agregar ferramentas.
Como vimos acima, ao falar do e-procurement, o ERP é uma das soluções mais indicadas para digitalizar e automatizar as tarefas de gestão de compras. E, por quê?
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software de integração, que cruza informações gerais da empresa, ou seja, de todos os setores. O sistema busca automatizar pedidos e otimizar o banco de dados. Por isso, a ferramenta é tão utilizada.
Quando unida a um Workflow, o sistema de gestão empresarial consegue entregar resultados ainda melhores e eficientes.
Aqui, sugerimos a integração, pois faz com que a automatização consiga performar de maneira mais ampla. As tecnologias mais comuns de serem inseridas são:
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital