A Gestão de Custo, resumidamente, administra todos as despesas e investimentos que são necessários para a empresa exercer suas funções, produza e gere resultados.
Essa atividade está atrelada ao planejamento estratégico dos negócios, dependendo da eficiência de gestores, colaboradores e utilização de tecnologia, que são pontos cruciais. Assim, a gestão de tudo isso contribui para a saúde financeira da organização.
Então, como que o controle de estoque entra nessa história? Bom, a gestão de custo eficiente necessita que haja uma administração de estoque adequado.
Portanto, isso significa ter um controle de gastos, investimentos, saídas e demais informações que garantem um controle eficaz! A previsão de despesas e aplicações é essencial para todas as entidades do setor da indústria.
Por exemplo, imagine um negócio que não tem controle de seu estoque, que não tem conhecimento dos níveis de matéria-prima, produtos já finalizados e o que está em transporte. Seria inviável, certo?
Esse cenário é preocupante. Por isso, investimento e gestão de custos e de estoque andam de mãos dadas. Ou seja, é imprescindível administrar e entender as informações.
Portanto para compreender como a gestão de custo é aplicada ao estoque e como você pode fazer em sua empresa, leia nosso conteúdo!
O que é gestão de custo?
Como citamos no início, você consegue entender o conceito de gestão de custo rapidamente, pois, basicamente, consiste no gerenciamento de despesas da empresa.
Mas, tenha atenção. Esse conceito não está apenas relacionado ao controle de gastos. Portanto, é necessário saber administrar as despesas do empreendimento e conseguir equilibrar pagamentos e fazer com que esses valores sejam reduzidos. Ou seja, ter estratégia e planejamento.
Além disso outra tarefa importante é entender que custos significam todas as movimentações financeiras do dia a dia do negócio, que vai desde salário até compras, aluguel e outros.
Portanto, você precisa saber quais são os gastos fixos e também as variáveis. Isso significa ter previsibilidade e controle quanto pode ser desempenhado para esses custos variáveis.
Desse modo, esse controle precisa estar enraizado na cultura organizacional da empresa e na cabeça dos gestores como uma tarefa inadiável. Não tem como manter a saúde dos negócios sem essa gestão de custos.
Sabe por quê? A taxa de empresas que fecham após poucos anos de abertas está maior. Conforme o estudo de 2018 feito pelo IBGE, mais de 70% das empresas fundadas no Brasil fecharam as portas em menos de dez anos de atividade. Preocupante, não é?
E a mesma pesquisa também apontou que muitas delas que fecharam com menos de um ano de funcionamento aconteceu por falta de lucro.
Lucro também uma questão que está envolvida com a gestão de custos, principalmente porque deve haver esse equilíbrio nos gatos, para haver rendimento, ganho, renda.
Gestão de estoque
A gestão de estoque faz com que gestores e colaboradores consigam atender as demandas da indústria/empresa constantemente. Assim, é possível haver o equilíbrio entre vendas e produção e transporte.
Inegavelmente, as empresas conseguem obter benefícios importantes, que promovem o bem-estar financeiro, dos colaboradores e continuidade dos negócios.
Entre os benefícios mais comuns que podemos listar, estão:
- Redução de desperdícios;
- Melhor processo de compra;
- Planejamento financeiro controlado;
- Melhor alinhamento dos setores da empresa.
Algumas rotinas do controle de estoque
- Previsão da demanda;
- Monitoramento do estoque no ERP;
- Planejamento do armazém;
- Organizar o armazém;
- Otimiza a utilização dos recursos;
- Organizar clientela e fornecedores.
Gestão de custo e custos de estoque?
O custo de estoque se trata do cálculo que os profissionais realizam para medir o investimento necessário para manter um estoque.
Para isso, os profissionais devem fazer o cálculo do estoque, conforme volume e valores com o custo de oportunidade, ou seja, o que a empresa perde ao ter capital investido em estoque, em vez de aplicar em outras atividades financeiras. Sendo assim, o custo do estoque envolve:
- Processamento;
- Armazenagem dos produtos e insumos;
- Custo de falta;
- Carregamento de estoque;
- E outros.
Como calcular o custo de estoque?
Assim como citamos, os custos de estoque estão relacionados a todos as despesas envolvidas. Portanto, para fazer o cálculo os custos totais de estoque, você vai somar três variáveis:
- Custos dos pedidos: refere-se a todos os custos envolvidos nas ordens;
- Ajustes: quando há um ambiente de produção, que adicionamos custos dos ajustes;
- Manutenção do estoque: gastos de capital, espaço e riscos existentes.
Assim, fica:
Custo do pedido + Custo Total de Ajuste + Custo de Estocagem = Custo Total de Estoque.
Leia também: Como reduzir o custo contábil? Aprenda a aplicar na sua empresa
Tecnologia aplicada à gestão de custo do estoque
Em conclusão, a tecnologia está agregada a praticamente todos os processos empresariais na atualidade, na gestão de custo aplicada ao estoque não seria diferente.
Dessa forma, podemos enfatizar o ERP – Enterprise Resource Planning, que trabalha com módulos, inclusive, de Suprimentos, Gestão de frotas, Vendas e distribuições e outros que são indispensáveis para a gestão do estoque.
O controle do estoque baseado numa gestão estratégica faz com que as empresas estejam organizadas e consigam obter lucros, decerto fazendo com que continuem funcionando.
E justamente esses softwares de armazenagem, vendas e transporte gestores e profissionais não abrem mão, pois conseguem desempenhar atividades cruciais, como:
- Mapa de cotação;
- Controle e acompanhamento do status das requisições e pedidos de compras;
- Integração com Financeiro e Contabilidade;
- Rastreabilidade de frota;
- Gestão de Tabela de Preços;
- Controle de contratos;
- Previsão de demanda.
Entre outras tarefas que fazem com que a gestão de custo seja eficiente, principalmente em relação aos trabalhos das pessoas, que fica muito organizado.
Conheça os módulos da StarSoft Application
O StarSoft Application é o ERP da StarSoft, um sistema de gestão empresarial que auxilia no gerenciamento desde o setor financeiro até fiscal, suprimentos, vendas, frota, estoque e outros módulos que se comunicam e fazem com que as áreas estejam integradas.
Os módulos da StarSoft auxilia diretamente na gestão de custo aplicada ao estoque, pois faz com que as tarefas sejam automatizadas, assim, diminui-se os erros, acelera processos e gestores conseguem melhor aproveitar os profissionais de maneira estratégica.