fbpx
Leia também

Gestão do Capital Humano – O Que é? Como Fazer?

O capital humano nas organizações é um dos principais recursos, sendo portanto fundamental realizar sua devida gestão. No post de hoje, vamos explicar melhor sobre este assunto e dar algumas dicas de como fazer seu devido gerenciamento.

O que é gestão do capital humano nas organizações?

O capital humano nas organizações representa os talentos que os profissionais da empresa detém e usam a favor da companhia. Neste sentido, é fundamental fazer a devida gestão deste elemento tão importante. 

A importância deste fator se torna ainda mais pertinente quando levamos em conta que encontrar talentos para compor as equipes será cada vez mais difícil. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da Metlife, onde os empregadores admitem ter esta preocupação.

Para tomar a dianteira neste cenário, muitas empresas recorrem a um sistema de gestão integrado. Afinal, assim é possível realizar as tarefas com maior assertividade e praticidade.

Como fazer a gestão do capital humano?

Algumas providências simples já fazem uma grande diferença na gestão do capital humano nas organizações. Confira abaixo algumas delas:

Faça o controle de competências

O controle de competências é um elemento importante da gestão de capital humano nas organizações. Isso porque, com ele, é possível ter uma visão mais ampla de todos os benefícios, atribuições, responsabilidades do colaborador. Assim como o sumário de todas as operações atribuídas a cada colaborador.

Utilizando o suporte de um sistema como o StarSoft People Analytics, por exemplo, é possível reunir as informações cadastrais das competências dos colaboradores. Com isso, o software permite a análise do progresso de cada profissional e se desenvolvimento dentro da empresa.

Realize avaliações de desempenho

Avaliações regulares de desempenho são formas estratégicas de manter uma gestão de capital humano eficiente. Ainda mais quando estas são realizadas com o suporte de um sistema de gestão, como o StarSoft Applications People Analytics.

Com esta ferramenta, fica mais fácil realizar a administração dos ciclos de avaliações. Isso porque o sistema permite a associação de vários processos para a geração de um único resultado. 

A ferramenta oferece, ainda,  um indicador geral das avaliações de desempenho, competência e potencial gerencial, conforme parametrização da empresa. 

O People Analytics da StarSoft também permite estruturação do plano de sucessão baseado nos resultados da avaliação, segundo critérios parametrizados pela empresa. Com isso, especifica a faixa de notas elegível para a sucessão dentro de um grupo chave da avaliação.

Mantenha uma rotina de controle e análise de treinamento

Outra importante iniciativa na gestão de capital humano é a rotina de controle e análise de treinamento. Com ele, é possível avaliar o progresso profissional de cada colaborador.

Este é outro elemento que pode ter o sistema de gestão como aliado. O StarSoft Applications People Analytics, por exemplo, viabiliza o cadastro de cursos realizados interna ou externamente. Bem como o controle dos custos em vigor. 

Integrado às ferramentas de Cargos e Salários, este sistema permite a apreciação das necessidades de treinamento de cada colaborador. Para tanto, utiliza os dados das competências cadastradas no Controle de Competências.

Gestão do capital humano nas organizações e os sistemas de gestão integrado

Como vimos, a gestão do capital humano nas organizações é extremamente importante e pode ser muito beneficiada com softwares especializados. Como é o caso do nosso módulo StarSoft Applications People Analytics.

Caso queira saber mais sobre esta ferramenta, entre em contato conosco ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.