fbpx
Leia também

Hiper digitalização dos processos: o que esperar desse avanço unido ao humano

Sabemos que vivemos uma nova era da humanidade e da tecnologia, um verdadeiro avanço muito à frente do que esperávamos que pudesse acontecer. No período da pandemia, por exemplo, houve um aumento de mais de 40% nos acessos de sites e meios digitais de venda. O mesmo estudo ainda apresentou que das empresas pesquisadas, 65% atuam de forma totalmente digital. 

Ou seja, a hiper digitalização é uma realidade imutável e as pessoas precisam começar a lidar com mudanças impostas por essa ascensão, como a automação de muitos processos. 

E, com intuito de promover conhecimento e reflexão a respeito da hiper digitalização dos processos e como esse avança pode se unir às atividades humanas, criamos este conteúdo. Então, embarque nessa jornada e compreenda o assunto! 

Hiper digitalização na vida das pessoas 

Com certeza, uma das principais mudanças impostas pela transformação digital foi a mudança de comportamento das pessoas. Antes, compras, reuniões e outras atividades cotidianas eram necessariamente feitas presencialmente. Hoje, elas são facilmente e regularmente realizadas no online. Isso acaba sendo quase que uma regra. 

Essa já é uma prática recorrente, pois, conforme pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela agência Edelman, em 2021, 84,5% consultadas disseram comprar pela internet e pagar com meios digitais “frequentemente”, 98,8% afirmaram gostar da experiência. 

Além de compras e pagamentos online, a hiper digitalização também começou a influenciar nas relações interpessoais. Bastante impulsionado pela pandemia, o modo se relacionar se tornou digital. 

Para as empresas, a utilização de softwares para comunicação corporativa aumentou consideravelmente com soluções, como: Microsoft Teams, Slack, Trello e outros meios. 

Levando para a vida pessoal, o uso de apps de relacionamento também aumentou. Em 2020, os usuários de aplicativos de relacionamento passaram a baixar o app buscando não mais um amor, mas companhias online para enfrentar a pandemia. 

Ou seja, essa é uma mudança da hiper digitalização que impacta diferentes áreas da vida das pessoas, tanto profissional quanto pessoal e do cotidiano! 

Hiper digitalização nos negócios 

Sabemos que a hiper digitalização é uma novidade que traz mudanças significativas e novos desafios, não é mesmo? Entretanto, se for orientada aos negócios, pode promover: 

  • Agilidade; 
  • Qualidade; 
  • Ganho de escalabilidade; 
  • Atualização dos processos; 
  • Automação de tarefas; 
  • Potencialização dos negócios. 

A seguir, veja alguns temas que envolvem a hiper digitalização nos negócios e suas particularidades. 

Hiper conectividade acelerando os processos  

Com auxílio da transformação digital e suas consequências, como automação e hiper digitalização, os processos passaram a ser conectados com muito mais agilidade e facilidade. 

Assim, aumentou-se a infraestrutura, que recebeu impulsionamento da acelerada pelo 5G e as hiper integrações das redes globais. Assim, a digitalização chegou a um nível muito maior do que esperado, impactando diretamente nos resultados dos negócios. 

Desse modo, podemos enxergar a internet fisicamente a nossa volta, atuando de maneira direta na vida das pessoas e no cotidiano das empresas, não mais somente nos computadores. 

Leia também: Omnichannel: o que é a estratégia e como funciona 

Digitalização como forma de gerar receita 

Conforme estudo, realizado pelo Centro para o Futuro do Trabalho da Cognizant, em 2020, sobre as estratégias tecnológicas exigidas pela transformação digital, foram gerados cerca de US $ 328,7 bilhões em receita total por meio da implantação estratégica de tecnologias digitais, pelos entrevistados. 

A pesquisa convidou 2.000 executivos em 18 países, além de estudantes de MBA nas principais universidades. Com essas pessoas, chegaram também à constatação de que é possível adquirir ainda mais, caso gestores aproveitarem ao máximo as oportunidades digitais disponíveis. 

Sugestão de leitura: Entrada de documentos fiscais na era digital 

Cultura voltada à tecnologia e colaboração 

Tenha em mente que, em um mercado caracterizado pela hiper digitalização dos processos e dos negócios, é imprescindível que haja colaboração e tecnologia andando juntas, com a finalidade de promover ainda mais desenvolvimento. 

E, a própria transformação digital tem como um de seus pilares esse incentivo à equipe e junção de pessoas em todos os processos, sem descartar os profissionais por conta da digitalização de alguns processos. 

Portanto, atente-se que cada vez mais a cadeia produtiva tende a estar integrada, a fim de responder rapidamente ao estímulo do que o mercado pede. 

Precisamos falar dos Cuidados com a hiper digitalização 

Assim como toda novidade e novos meios de trabalho, principalmente quando falamos de tecnologia, é importante prever problemas e prever também como resolvê-los. 

Por isso, tenha atenção aos cuidados em relação à hiper digitalização dos processos da empresa e entre as equipes em si. 

É inegável que a transformação digital gerou avanços inquebráveis, que revolucionou o cotidiano das pessoas e a produtividade das empresas.  

Ou seja, a digitalização veio como forma de gerar eficiência, aceleração, inovação e uma melhora nos processos, independentemente de qual seja. Entretanto, é importante que as pessoas transformem a hiper digitalização como transformar um lema total para a vida e para o modo de gerir os negócios. 

Em relação aos processos, é importante que gestores e profissionais tenham em mente de que a hiper digitalização é um meio, uma ferramenta de produtividade e eficiência, mas não anda sozinha. Sob essa perspectiva, é possível utilizar esse recurso como aliado e não fazendo com que a empresa e as equipes fiquem reféns. 

Segundo especialistas da área, a hiper digitalização é um processo sequencial e evolutivo, que faz parte da inovação constante e aplicação de tecnologia no dia a dia.  

Portanto, não deve ser encarada como algo que adultera a natureza humana e a capacidade das pessoas. Sendo assim, é preciso olhar para a hiper digitalização como necessária, mas não como dominante.  

Gostou desse conteúdo? Leia outros materiais em nosso Blog! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.