A Inovação em gestão de talentos, ano após ano, aliada com a capacidade de identificar, reter e potencializar profissionais excepcionais, tem se revelado essencial para o sucesso organizacional. Em 2024, essa dinâmica se intensificará ainda mais, impondo novos desafios e oportunidades às organizações. Contar com as pessoas ideais para cada função, adaptar-se às novas exigências […]
A Inovação em gestão de talentos, ano após ano, aliada com a capacidade de identificar, reter e potencializar profissionais excepcionais, tem se revelado essencial para o sucesso organizacional.
Em 2024, essa dinâmica se intensificará ainda mais, impondo novos desafios e oportunidades às organizações.
Contar com as pessoas ideais para cada função, adaptar-se às novas exigências da força de trabalho, promover ambientes estimulantes e alinhar performance com propósito estão entre as principais demandas deste novo contexto.
Para manter você atualizado e atento às melhores práticas de inovação em gestão de talentos, criamos este artigo com as principais tendências do setor para o próximo ano. Acompanhe.
Gerenciar pessoas, atrair os melhores profissionais, retê-los na empresa e potencializar suas capacidades é o caminho para ter sucesso em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Por isso, cabe aos profissionais de RH ater-se às tendências mais recentes de gestão de talentos, aplicando-as em prol do desempenho e cultura organizacional.
Veja o que esperar para 2024:
Contar com informações assertivas para a tomada de decisões sempre foi essencial para o direcionamento dos negócios. Contudo, a importância dos dados disparou nos últimos anos.
Graças à crescente digitalização de processos nas organizações, agora o RH tem indicadores mais imediatos, amplos e precisos. Isso permite otimizar suas estratégias de recrutamento, gestão de desempenho e planejamento.
Um dos maiores destaques é o uso da Inteligência Artificial e da aprendizagem automática para agilizar e aprimorar a aquisição de talentos.
Essas ferramentas não só ajudam a encontrar os melhores profissionais para cada função, como melhoram a experiência dos candidatos e promovem um processo seletivo mais justo, criterioso e livre de vieses.
Não por acaso, 98% dos líderes empresariais e de RH esperam contar com a IA em 2024, de acordo com uma pesquisa da Paychex.
Uma cobrança crescente entre os consumidores e do mercado em geral é que as empresas assumam suas responsabilidades sociais.
Nesse contexto, a promoção da diversidade e a inclusão de todas as pessoas em processos relevantes de negócios tornou-se uma prioridade na gestão de talentos.
O foco é contribuir para um mercado igualitário e fazer com que todos se sintam incluídos no trabalho.
Mais que uma questão socioeconômica e até moral, os gestores entendem que a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são essenciais para moldar a cultura organizacional.
Afinal, ao fomentar uma força de trabalho diversificada e pautada no pertencimento coletivo, o RH obtém equipes com diferentes perspectivas e experiências com capacidade de inovação, resiliência e engajamento.
Os ganhos são tantos, que o DEI é uma prioridade estratégica nas contratações de 69% das empresas, segundo a Gartner. Em 2024 esse índice só tende a aumentar.
As empresas dependem dos melhores talentos para prosperar diante dos novos desafios do mercado. Já os profissionais buscam por propósito, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
Para atrair uma força de trabalho qualificada, retê-la e engajá-la nas metas organizacionais, aumentando a produtividade e minimizando as taxas de rotatividade, a gestão de pessoas deve ser centrada nos colaboradores.
O foco é promover experiências positivas, um ambiente estimulante e alinhado aos propósitos dos indivíduos que compõem o negócio. Isso envolve diversas ações de RH, por exemplo:
Empresas focadas na experiência do colaborador lucram 4,3% mais e têm um turnover até 40% menor, como divulgou o portal StarSe. Portanto, essa tendência deverá seguir em alta.
Basta saber qual a importância da gestão de talentos no cenário contemporâneo para perceber a necessidade de abandonar modelos tradicionais e prezar por abordagens mais ágeis.
Quanto mais contínuo, flexível e colaborativo for o gerenciamento de desempenho e o desenvolvimento de talentos, maiores são os benefícios obtidos pela organização e pelos seus colaboradores.
Afinal, isso permite sincronizar os objetivos dos talentos com as prioridades do próprio negócio. O resultado é um processo de crescimento mútuo.
Nesse contexto, a tecnologia tem um papel central no RH, otimizando e agilizando os processos de avaliação de performance, a troca de feedbacks em tempo real e o reconhecimento de conquistas com base em resultados mensuráveis.
A gestão de talentos ágil será uma prioridade em 2024, tornando as empresas 25% mais produtivas e 50% mais rápidas, segundo estatísticas do Enterprise Apps Today.
Além de acompanhar as tendências que irão ditar o sucesso das áreas de RH e DP em 2024, também vale a pena explorar novas abordagens, promovendo uma gestão de talentos ainda mais eficaz e disruptiva.
Veja algumas estratégias inovadoras para adotar junto ao seu time:
A mentoria reversa, como o nome sugere, propõe uma inversão na relação de mentores e mentorados.
Nela, colaboradores mais jovens orientam aqueles com mais experiência na organização sobre temas como inovação, tecnologia, diversidade e tendências. O foco é promover o aprendizado e desenvolvimento mútuo ao somar diferentes perspectivas geracionais.
Já a gamificação é uma alternativa para tornar o aprendizado de hard e soft skills mais envolvente e estimulante para a equipe.
Por meio de elementos de jogos, como pontos, recompensas e níveis, é possível motivar o engajamento dos colaboradores e reforçar os resultados desejados. Além disso, a gamificação estimula a colaboração, o reconhecimento e a competição saudável entre os talentos.
Na área de recrutamento e seleção, uma abordagem inovadora é utilizar as redes sociais (como LinkedIn, Instagram, Twitter, entre outras) para reforçar o employer branding.
Ao divulgar vagas, compartilhar cases de talentos e destacar os valores organizacionais nessas mídias, é possível alcançar um público mais amplo e diverso de profissionais, tornar as posições oferecidas mais atrativas e até impactar candidatos passivos.
Por fim, ao invés de apoiar a gestão de talentos em avaliações anuais ou trimestrais, você pode inovar ao definir, analisar e ajustar expectativas e metas de maneira contínua.
O gerenciamento ágil de desempenho, viabilizado pelo monitoramento em tempo real de resultados-chave, permite dar feedbacks mais frequentes e promover ações de desenvolvimento alinhadas às metas reais e imediatas do negócio.
Quer ficar sempre alinhado às principais tendências do mercado, aprimorar suas práticas e contribuir ainda mais para o sucesso da sua empresa em 2024?
Então conte com o que há de mais moderno em soluções para gestão de talentos!
Clique aqui e conheça os diferenciais do sistema de gestão de RH People By StarSoft.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital