O sucesso a partir de inovações tecnológicas Inovações tecnológicas vêm ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das empresas. Utilizar a tecnologia a seu favor no mundo dos negócios representa um maior controle de suas atividades e aumento na produtividade, além de ajudar na superação das expectativas de clientes e investidores. Logo, optar por inovar […]
Inovações tecnológicas vêm ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das empresas. Utilizar a tecnologia a seu favor no mundo dos negócios representa um maior controle de suas atividades e aumento na produtividade, além de ajudar na superação das expectativas de clientes e investidores. Logo, optar por inovar se tornou um grande diferencial competitivo, uma verdadeira corrida buscando ver que empresa lucra e cresce mais.
E os números não mentem
O estudo Future System, realizado pela Accenture, com mais de 8300 organizações evidencia a relação entre tecnologia e crescimento empresarial. Levando em conta os dados de desempenho coletados em 2015 e sua projeção até 2023, empresas que investem em tecnologia possuem uma receita duas vezes maior do que aquelas que não investem.
Os dados também apontam que em 2018 as empresas que menos investiram em tecnologia obtiveram 15% de perda da receita anual e estão no caminho de perder mais 46% dos ganhos potenciais se não mudaram sua forma de fazer negócios.
O investimento em novas tecnologias pode ser a solução para uma empresa estagnada no mercado voltar a encantar o seu público com novas propostas de produtos e serviços. Ao mesmo tempo, a tecnologia consegue ser aliada de pequenas e novas empresas que ainda estão dando seus primeiros passos e não possuem um capital significativo para gerar competitividade. Vale lembrar que é importante investir em uma tecnologia adequada ao modelo de negócio da empresa.
Dessa forma, a popularização da tecnologia representa tanto uma oportunidade de iniciar seu próprio negócio quanto um auxílio para sobrevivência no mercado em épocas de crise.
O fator tecnológico consegue atingir as empresas de diferentes formas como:
O investimento em novas tecnologias é capaz de impactar nos custos por meio da otimização e automação dos processos, ou seja, a empresa gasta menos recursos para atingir sua meta e assim, consegue aproveitá-los de forma mais eficiente.
Ter um maior controle das informações colabora para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma precisa ainda mais com as incertezas do mercado. A transformação digital permitiu que recursos como cruzamento de dados, ERP, Inteligência Artificial, por exemplo, agilizasse as decisões e tarefas, tornando o processo menos burocrático e mais seguro.
A tecnologia é capaz de fortalecer a ponte entre empresa e público, especialmente por meio de sistemas de gestão de dados e da comunicação direta. No caso do segmento de dados, existem diferentes ferramentas e softwares que armazenam informações relacionadas aos hábitos dos consumidores, o que significa conhecer melhor as necessidades e problemas dos clientes.
Já no segmento de comunicação, a tecnologia ajuda na identificação de onde fala seu público, além de indicar as melhores formas de falar com ele e mensurar os resultados dessa interação.
Outro fator importante quando se trata de bater metas e mostrar resultados é a produtividade. Qualquer empresa que preze seu negócio, terá como um de seus objetivos manter um ritmo constante em suas atividades. Afinal, uma baixa produtividade pode resultar em problemas como estresse no ambiente de trabalho, problemas de comunicação interna, inconstância nos processos e uma equipe insatisfeita.
Confira 4 inovações tecnológicas que têm impactado na produtividade das empresas:
Uma boa comunicação e relacionamento são indispensáveis para qualquer empresa, por isso uma das ferramentas que tem auxiliado nessas áreas é o chatbot. Trata-se de um software programado para responder questionários previsíveis, ou seja, comunicação automatizada. Logo o uso de chatbots é uma boa alternativa para desafogar o atendimento.
Nem todos os chatbots são iguais, na verdade alguns possuem comandos fechados e perguntas predefinidas, enquanto outros têm como base a tecnologia de Inteligência Artificial.
Dentre as funções dos chatbots estão as seguintes:
Uma das tendências do momento, que tem chamado a atenção de empresas, é a famosa Internet das Coisas (IoT). Ela é um dos pilares da transformação digital e por um motivo bem importante: a interação e conexão de diversos objetos por meio da internet, por exemplo, televisões, geladeiras, caixas de som, todas sincronizadas e conectadas umas às outras graças a recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.
E o que isso tem a ver com a produtividade das empresas?
Na verdade, a dependência de intervenções humanas tende a diminuir, em função dessa integração de aparelhos da linha de produção. Logo tais máquinas tem a capacidade de operar 24 horas por dia, a partir das instruções de um software, que decide as ações a serem executadas de acordo com as necessidades e parâmetros pré-estabelecidos.
A partir da IoT é possível não apenas potencializar a produtividade, mas também reduzir custos e riscos, o que representa uma receita maior no fim do mês.
Trata-se do “aprendizado de máquina”, um ramo da Inteligência Artificial que se baseia na ideia de que os sistemas operacionais podem aprender através dos dados obtidos, identificar padrões e assim posteriormente tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
O Machine Learning representa um benefício para as empresas já que a partir dele é possível:
Outra tendência inovadora que já utilizada por muitas empresas é o Big Data. Ele consiste na análise de um grande volume de dados, o que permite a organização ter insights e informações relevantes sobre vários setores, levando a tomadas de decisão mais precisas.
O Big Data vai além da interpretação dos dados, mas proporciona uma série de benefícios a partir desses elementos como:
Caso o Big Data seja associado a programas de Inteligência Artificial, há uma nova gama de vantagens:
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital