fbpx
Leia também

Diversidade: Diferenças que somam.

Pessoas: palavra no plural que representa um conjunto de indivíduos, tecnicamente é quem pertence à espécie humana.   Falaremos simplesmente de nós humanos que carregamos diferentes experiências, gostos,

leia mais

Integração via API: O que é, vantagens e como fazer.

Integração via API:
O que é, vantagens e como fazer.

Em uma era tecnológica, com novos modelos de negócio e aplicações, é fundamental entender o que é API e suas vantagens, para as empresas que visam melhorar o funcionamento dos sistemas. A implantação da integração via API nas empresas tem crescido muito nos últimos anos, devido a facilidade que é proporcionado às organizações.

Com a introdução do mecanismo, as empresas conseguem melhorar a qualidade do atendimento, oferecer tranquilidade aos seus clientes e atingir bons resultados. Neste infográfico, explicaremos mais sobre integração via API, o que é e as suas vantagens. Acompanhe!

Mas, afinal, o que é API?

O mecanismo é utilizado para ligar um ponto ao outro, atuando como uma “ponte” que facilita a comunicação. Em outras palavras, a API foi criada para que os desenvolvedores acessem com facilidade os dados de uma organização. Qualquer dispositivo com conectividade a internet pode usá-la.

Geralmente, donos de empresas de software criam uma API quando deseja que outras companhias criem atividades que estejam relacionadas a seus serviços. Isso porque a ferramenta facilita a interlocução entre os diferentes aplicativos. Mas isso só é possível em virtude dos códigos, que definem como o dispositivo deve se comportar em uma ligação entre sistemas.

Quais são os tipos de APIs?

Existem dois tipos, sendo elas: API Privada e Pública. As públicas são livres para que os desenvolvedores possam utilizá-las. Estima-se que atualmente existam mais de 12.000 APIs públicas, de acordo com o site Harvard Business Review.
Já as APIs privadas não são abertas a qualquer tipo de desenvolvimento.

Um exemplo de integração via API pública que utilizamos em nosso dia a dia é a do Google Maps. Alguns sites usam para ter acesso aos recursos dos mapas, realizando a ligação com a área de interação oferecida pelo Google.

Quais são as vantagens da
integração por API?

Em um mundo conectado, as APIs são importantes para o processo de integração. Apesar de algumas companhias ignorarem o significado estratégico das APIs, tratando apenas como um conteúdo estratégico, o artigo intitulado “The Strategic Value of APIs”, do site Harvard Business Review, compara uma empresa sem integração por APIs com uma internet sem conexão. Ou seja, o ideal é que as companhias invistam em APIs.

“Hoje, uma empresa sem interfaces de programas de aplicativos (APIs) que permitem que programas de software interajam entre si é como a Internet sem a World Wide Web. Assim como a World Wide Web abriu o potencial da Internet para uso de bilhões, APIs – especificações ou protocolos para como trocar informações ou solicitar serviços online de uma organização – estão permitindo que as empresas cresçam negócios a taxas sem precedentes, compartilhando serviços com empresas externas”.

Apresentamos alguns benefícios que a sua empresa pode ter ao implantar esse mecanismo:

Segurança: Uma função importante deste mecanismo é a segura. A API age no bloqueio, permitindo apenas que algumas informações sejam acessadas externamente, o que evita a ocorrência de possíveis violações.

Reduz o volume de dados: Uma API consegue acessar as informações e filtrar as que são necessárias para o projeto. Isso faz com que as empresas ganhem melhorias no sistema.

Facilidade no gerenciamento: Simplicidade na área administrativa e gerencial. A API reduz a necessidade de ajustes complexos e constantes devido às falhas nas plataformas.

Para finalizar...

Investir em Integração via API é um dos primeiros passos para as empresas que buscam praticidades, otimização, segurança para sua empresa e clientes. A implantação da API ajudará na qualidade dos serviços internos e na produtividade dos colaboradores.

Entendeu como funciona a integração via API e as suas vantagens? Você pode implantar essa tecnologia em sua empresa. Para isso conte com as soluções da StarSoft.



Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.