Estamos em um momento de reinvenção dos valores e no modo de gerir os negócios, então começamos com uma pergunta: os líderes de RH possuem estratégias eficazes para conduzir os novos processos? É seguindo este roteiro que abordaremos no artigo a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a aplicação do método Agile. Antes de aprofundarmos no assunto dos líderes de RH, você já ouviu falar da […]
Estamos em um momento de reinvenção dos valores e no modo de gerir os negócios, então começamos com uma pergunta: os líderes de RH possuem estratégias eficazes para conduzir os novos processos?
É seguindo este roteiro que abordaremos no artigo a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a aplicação do método Agile. Antes de aprofundarmos no assunto dos líderes de RH, você já ouviu falar da metodologia agile ou ágil?
A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. O objetivo final é fazer entregas com rapidez e com maior frequência, conforme surgem as necessidades.
Mas o que tem a ver essa metodologia com o dia a dia dos líderes do departamento de RH?
Seguindo todas as mudanças causadas pela pandemia global, cada vez mais se fez necessário o apoio de ferramentas e tecnologias que aprimorassem as demandas das equipes com o mesmo rendimento de quando elas estavam no modelo presencial.
Embora, muitas companhias tenham sido pegas de surpresa, muitos gestores já utilizam alguma variação de métodos e princípios ágeis na função de RH.
Grande parte dos líderes de RH entendem que suas companhias estão enfrentando uma transformação agile, como ferramenta para aprimorar a performance e os resultados organizacionais.
A importância de uso da metodologia, se faz presente entre os líderes, no entanto ainda há uma incerteza geral sobre a aplicação dos princípios à área de Recursos Humanos.
Pesquisas recentes do Gartner apontam que 78% dos líderes de RH não possuem uma estratégia definida nem resultados para orientar sua aplicação de agilidade nas suas atividades.
Pois o impacto causado pelas mudanças no modelo de trabalho pressiona veementemente a rotina dos profissionais, com ações que vão desde corte de custos, restauração de produtividade dos colaboradores e aperfeiçoamento na experiência e nas novas políticas na gestão de pessoas.
Ainda de acordo com a consultoria, os líderes de RH têm a oportunidade de introduzir princípios ágeis por duas vias principais, são elas:
Projetos de RH: que impulsionem, otimizem e criem novas alternativas para a área.
Modelo operacional de RH: baseado nas formas formais e informais do RH realizar o trabalho e agregar valor à organização.
Sobretudo, após as pesquisas é que 63% dos líderes de RH estão interessados em ajustar-se rapidamente aos novos modelos, isso porque ao adotar os métodos ágeis o RH conseguirá dar o suporte e também soluções eficientes a toda a companhia.
Portanto a adoção à metodologia em destaque garante que os lideres ofereçam ao time estratégico o espaço, juntamente de ferramentas precisas que auxiliem nas resoluções de problemas de alto impacto, ou seja, estamos no momento de ressignificar as ideias, assim deve ser a cabeça dos líderes, somar os benefícios dos processos ágeis para identificar onde o RH terá o impacto mais estratégico.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital