A evolução profissional de um colaborador pode se dar de maneira natural, conforme ele vai adquirindo mais experiências na sua função e desenvolve habilidades importantes para o progresso da empresa. No entanto, ainda que esse processo possa se dar com o tempo de casa, é importante que essa organização esteja sempre atenta na atualização desses […]
A evolução profissional de um colaborador pode se dar de maneira natural, conforme ele vai adquirindo mais experiências na sua função e desenvolve habilidades importantes para o progresso da empresa. No entanto, ainda que esse processo possa se dar com o tempo de casa, é importante que essa organização esteja sempre atenta na atualização desses colaboradores, promovendo uma boa estrutura para esses treinamentos. Confira agora como as melhorias no treinamento e desenvolvimento de colaboradores podem auxiliar sua empresa.
Se a sua empresa está precisando investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores com maior assertividade, acompanhe o artigo a seguir e saiba como a gestão de RH pode ajudar você a alcançar esse objetivo.
Atualmente, o mercado oferece a possibilidade desse gestor promover diversos tipos de treinamento para os colaboradores da empresa. Existem aqueles que estão mais focados novos integrantes da organização, bem como aqueles que surgem para a atualização profissional, especialmente quando esse empreendimento passa a utilizar algum novo tipo de programa tecnológico em suas demandas.
Sendo assim, é importante que os colaboradores estejam sempre atualizados nas tendências de mercado que a empresa faz parte. Isso faz toda a diferença no relacionamento com o cliente e impacta diretamente na sua experiência de consumo e nas finanças empresariais da marca.
O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores também pode ser realizado quando ocorre uma promoção de cargo. Embora a empresa tenha confiança de que aquele profissional vai desempenhar bem o papel que fora alçado, é importante entender se ele possui mesmo todas as características essenciais para dar conta dessa nova frente de trabalho.
– Integrado;
– Para a comunicação assertiva;
– Em busca de uma liderança eficaz;
– Com a finalidade do desenvolvimento de habilidades e competências;
– Técnico;
– Comportamental;
– Em equipe;
– Motivacional.
Podemos perceber que cada um atende a necessidades muito específicas e pontuais. Sendo assim, esse gestor deve realizar uma análise prévia sobre a situação dos colaboradores da empresa para poder entender melhor o tipo de treinamento e desenvolvimento que melhor se ajuste para resolver as falhas encontradas durante a rotina laboral.
Agora que você já entende um pouco mais sobre os objetivos do treinamento corporativo e suas diferenças, é importante saber como planejar e executar esse plano para que ele tenha 100% de aproveitamento dentro da empresa. Para que esse planejamento faça sentido, o gestor deve ter atenção em algumas práticas importantes que podem ajudar no sucesso dessa melhoria. As principais são:
Uma boa prática para melhorar o treinamento dos colaboradores é investir em eventos que promovam essa capacitação dentro da empresa. No entanto, para que isso tenha o resultado esperado, o gestor precisa estimular seus colaboradores a participarem e isso pode ser estimulado por meio de uma boa comunicação interna.
Outro ponto importante do envolvimento é estar sempre divulgando o motivo das capacitações e as vantagens que os colaboradores terão ao participar do treinamento, tanto para sua vida profissional, tanto para o seu desenvolvimento pessoal. Saiba mais aqui sobre gestão de competências.
A autogestão é uma tendência que vem chamando atenção das empresas, principalmente aquelas que precisam lidar diariamente com o atendimento ao cliente por um canal direto. Gerar independência nesse colaborador faz com que ele consiga ser capaz de tomar decisões sozinho sem recorrer aos gestores todo o tempo.
Como consequência, a empresa passa a resolver problemas de maneira muito mais rápida. Assim esses colaboradores passam a ter mais tempo para desenvolver outras habilidades ao longo do tempo, fazendo-os se tornarem líderes dos setores da organização no futuro.
Esse incentivo também faz a empresa ter profissionais muito mais qualificados do que a sua concorrente. Se tornando a primeira escolha do seu público-alvo no momento da adesão de serviços ou produtos.
Outra prática que vem sendo utilizada para melhorar o treinamento de colaboradores é a adoção de um sistema de recompensas para esses colaboradores.
Durante o treinamento, o gestor pode fazer com que esses colaboradores trabalhem em cima de um objetivo pontual e os deixem livres para buscar soluções criativas para a resolução da tarefa. Esse desenvolvimento é importante também durante o dia a dia da empresa, podendo motivar cada vez mais a produtividade desses colaboradores.
Recompensas podem vir em forma de bônus salarial, acesso à academia de ginástica, desconto em restaurantes e com a possibilidade de folgas durante a semana. Ao trabalhar com esse sistema na empresa, o gestor pode receber em troca colaboradores tentando melhorar cada vez mais, se sentindo verdadeiramente parte do time.
Atualmente, o poder da comunicação online vem sendo a primeira escolha da maioria esmagadora que utiliza a internet para realizar compras ou interagir com os amigos. Tal mudança de comportamento também exigiu que as empresas tivessem que automatizar os seus processos internos para não perder tempo no mercado.
Parte dessa automatização também se dá em ouvir as propostas dos colaboradores para os novos projetos da empresa, desenvolvendo ainda mais suas criatividades e capacidades de lidar com novos sistemas tecnológicos que vão surgindo.
Sendo assim, é importante deixar que os colaboradores participem de todas as etapas possíveis na criação de um novo serviço da empresa ou a atualização de um produto que já faz sucesso. Permitindo que eles estejam sempre atualizados com o mundo externo para entender ainda melhor as demandas do público-alvo.
– Minimizar os riscos com acidente de trabalho;
– Aumentar a chance de promoção de cargo;
– Aumentar a produtividade;
– Melhorar a vantagem competitiva da empresa;
– Diminuir a evasão de profissionais;
– Permitir que o profissional contribua para a evolução da empresa;
– Viabilizar a autogestão em médio e longo prazo.
Podemos compreender, que o investimento nas melhorias do treinamento dos colaboradores deve ser sempre incentivado e levado a sério pelas empresas para que as mesmas consigam obter boas vantagens no mercado. Saiba mais sobre criação e retenção de talentos e melhore a experiência do seu colaborador! E conheça as soluções premiadas da StarSoft para a gestão de Recursos Humanos e torne seu depto mais estratégico e menos operacional.
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