Você sabe o que é mineração de dados? Resumindo, a mineração de dados, ou data mining, consiste na análise de dados coletados, para fins diversos. Essa prática pode ser aplicada para aumentar o lucro, reduzir as despesas, diminuir os riscos ou até para melhorar o relacionamento com os clientes. O que é mineração de dados? […]
Você sabe o que é mineração de dados? Resumindo, a mineração de dados, ou data mining, consiste na análise de dados coletados, para fins diversos. Essa prática pode ser aplicada para aumentar o lucro, reduzir as despesas, diminuir os riscos ou até para melhorar o relacionamento com os clientes.
Atualmente, podemos dizer que quase todas as tarefas executadas por funcionários e todas as transações efetuadas pelas empresas geram dados. Por isso a mineração de dados está sendo aplicada em um ritmo crescente pelas organizações. Afinal, estes dados podem ser processados por meio de técnicas específicas para oferecer uma orientação mais clara na tomada de decisões. Além de apontar oportunidades que podem ser melhor exploradas.
Onde quer que haja processos, com certeza haverão dados. Com isso, podemos dizer que qualquer empresa, independente do segmento ao qual pertence, pode se beneficiar com a mineração de dados.
Vários tipos de informações podem ser extraídas a partir da mineração de dados, entre elas:
Este tipo de informação analisa dados relacionados a um evento isolado. Por exemplo, verifica-se que uma sorveteria duplica seu lucro no verão. Com esta informação, os potenciais fornecedores conseguem se programar para oferecer seus produtos no momento mais oportuno.
As informações sequenciais são aquelas que apresentam uma sequência dos eventos ao longo do tempo. Por exemplo, permite que os fornecedores percebam que a sorveteria ainda mantém o faturamento dobrado mesmo após o término do verão. E que, nesta ocasião, são comprados, além dos sorvetes, caldas quentes para acompanhar. Com isso, o fornecedor pode oferecer, ainda, este produto adicional à sorveteria.
Por meio dos padrões observados nos dados, pode-se reconhecer um comportamento comum a certo grupo. Por exemplo, nota-se que os clientes que desistem da compra de certo produto apresentam um padrão de comportamento. Sabendo disso, as empresas podem observar quando os clientes começarem a apresentar os primeiros sinais de desistência. Com isso, podem agir a tempo, adotando medidas para evitar esta desistência.
Trata-se de classificar as informações e distribuí-las em grupos de acordo com sua afinidade, segmentando-as. Ao captar os dados de uma empresa, por exemplo, obtém-se inúmeras informações. Para simplificar o acesso a estas informações, elas são separadas em grupos como: faturamento, classificação econômica, regime tributário, entre outros.
Para realizar a mineração de dados, eles podem ser extraídos de diversos sistemas: ERPs, plataformas de marketing digital, CRMs e plataformas de monitoramento de websites. Assim como supply-chain e e-commerce.
Isso significa que, se sua empresa conta com uma destas plataformas, já é possível realizar a mineração de dados.
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