Você conhece a gamificação e como ela pode aumentar o engajamento dentro da sua empresa? Não importa a idade, todos nós gostamos de um bom jogo, não é verdade? E quando unimos um game com o nosso trabalho, podemos desfrutar de excelentes resultados quando se trata de produtividade e engajamento. Essa é a proposta da […]
Você conhece a gamificação e como ela pode aumentar o engajamento dentro da sua empresa?
Não importa a idade, todos nós gostamos de um bom jogo, não é verdade? E quando unimos um game com o nosso trabalho, podemos desfrutar de excelentes resultados quando se trata de produtividade e engajamento.
Essa é a proposta da gamificação, uma estratégia que une uma competição com pontos, placares, vencedores e, ao final, um prêmio de reconhecimento dentro do ambiente de trabalho.
Se você não conhecia essa expressão, continue lendo o artigo que a StarSoft preparou para você, pois compreender a importância da gamificação é investir no engajamento das suas equipes.
A gamificação, ou gamification, em inglês, é a transformação daquilo que você precisa fazer em algo mais divertido. Dentro das empresas, essa é uma excelente forma de aumentar o engajamento dos colaboradores, pois ela encoraja as pessoas a resolver seus problemas e melhorar o aprendizado de uma forma mais dinâmica e leve.
Em outras palavras, a gamificação utiliza mecanismos dos jogos em outros contextos para alcançar resultados específicos.
Para as organizações, essa ação não precisa se resumir a jogos corporativos, já que ela pode utilizar pontuações, regras, desafios e premiações para motivar seus colaboradores.
A empresa Limelight realizou uma pesquisa que mostra que os gamers gastam cerca de 6 horas por semana em jogos online. Esse dado nos ajuda a entender como as pessoas realmente se empenham aos jogos e como esse senso de competitividade é intrínseco ao ser humano.
Jogar não é somente divertido, mas também é um excelente exercício para treinarmos nossa concentração, foco, persistência e trabalho em grupo. Diante disso, imagine o quão vantajoso pode ser utilizar essa estratégia para alcançar mais resultados com a sua equipe e, consequentemente, aumentar a lucratividade da sua empresa?
De longe, um dos maiores benefícios que você ganha com a gamificação de ações dentro da sua empresa é o aumento do engajamento de suas equipes. Com essas ações, você consegue moldar o comportamento e gerar motivação para seus colaboradores.
É comum que muitos profissionais se queixem da falta de motivação em seus ambientes de trabalho. Sem dúvidas, essa é uma reclamação muito válida, pois isso impacta diretamente na produtividade e no desempenho profissional de cada um.
No nosso dia a dia, muitas vezes desistimos de um objetivo quando damos de frente com muitos obstáculos. Mas num jogo, isso é ao contrário: nos empenhamos e tentamos de formas diferentes até conseguirmos passar para a próxima fase. Afinal, estamos de olho no objetivo final, que é vencer.
E vencer um jogo é sinônimo de realização, e as ações gamificadas ajudam a traçar objetivos e aumentam o engajamento das equipes para alcançá-los, por isso a gamificação é tão valiosa.
Além disso tudo, a gamificação também aumenta a colaboração entre colegas de trabalho. Quando todos trabalham juntos por um objetivo final, que, neste caso, é vencer o jogo, ganhamos uma equipe unida ,que luta por um propósito em comum, o que faz toda a diferença no ambiente de trabalho, seja dentro ou fora dos jogos.
Esperamos que essas informações tenham ajudado você a entender a importância da Gamificação e como ela pode alavancar seus resultados.
Para receber mais dicas sobre RH, acesse o blog da StarSoft clicando aqui!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital