Resumo Hoje no blog da StarSoft vamos entender um pouco melhor sobre o que é a controladoria fiscal, para que serve e por que é uma área tão importante para as empresas. O termo “controladoria”, em si, já nos diz muito sobre a função deste departamento. Entre o final do século XIX e início do […]
Hoje no blog da StarSoft vamos entender um pouco melhor sobre o que é a controladoria fiscal, para que serve e por que é uma área tão importante para as empresas.
O termo “controladoria”, em si, já nos diz muito sobre a função deste departamento.
Entre o final do século XIX e início do século XX, a necessidade de controle interno surgiu, pois nesta época, muitos pequenos negócios se fundiam para expandir e ganhar mercado.
Desde então, a controladoria passou a ser um departamento importante dentro das empresas, com foco em boas práticas de gestão e prestação de contas. A controladoria fiscal é parte fundamental deste trabalho, como vamos ver a seguir.
Antes de falarmos sobre a controladoria fiscal em si, considere o contexto à seguir.
Com a evolução do mercado, as práticas tributárias também deram passos largos para maior controle e fiscalização das empresas.
A malha do fisco cada dia maior, desconhecimento da legislação e a ausência de controle, muitas empresas perceberam a necessidade de dedicar atenção especial ao setor contábil e fiscal.
Com a controladoria fiscal, é possível identificar e mitigar riscos tributários, ou seja, passivos na estrutura do patrimônio que não estavam sendo observados e que são um risco em potencial para a empresa.
Na prática, o controlador fiscal terá uma base de dados a respeito dos impostos, prazos, multas, leis e cumprimento destes.
O objetivo principal deste departamento é diminuir o risco tributário das empresas.
Isso é feito por meio da análise de dados estruturados, em conjunto com conhecimento específico da legislação e as diretrizes de cada gestão.
Uma empresa da área de mineração, por exemplo, precisa ter seu sistema de controladoria fiscal muito bem alinhado com leis ambientais, licenças, portarias e impostos da indústria.
Mas mesmo empresas menores, e especialmente essas, precisam de um bom sistema de controladoria fiscal, para evitar passivos que podem ser fatais para a existência do negócio.
Novamente, o desconhecimento da legislação ou a falta de controle, seja ela total ou parcial, podem comprometer a empresa com o fisco a qualquer momento.
Quando novas leis e tributos entram em vigor, o setor de controladoria fiscal atenta para estas mudanças, se forem pertinentes às políticas da empresa.
Com um mercado cada dia mais competitivo e veloz, o risco para tomada de decisões aumenta, assim como os riscos fiscais.
Nesse contexto, é fundamental que as empresas que buscam se manter disponham de um sistema eficiente e confiável, para acesso e análise dessas e outras informações.
A dinâmica fisco vs. empresas pode ser gerenciada com alta qualidade e performance.
Com o módulo de controladoria do StarSoft Applications você tem funções de contabilidade integrada, relatórios contábeis, controle de lançamentos, gerenciamento de bens imobilizados e muito mais.
Entre em contato com a equipe para conhecer o StarSoft Applications!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital